Olhar discente e a formação em Odontologia: interseções possíveis com a Estratégia Saúde da Família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Forte,Franklin Delano Soares
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pontes,Aída Albuquerque, Morais,Hannah Gil de Farias, Barbosa,Ailma de Souza, Nétto,Otacílio Batista de Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100224
Resumo: Objetivou-se compreender a percepção dos estudantes de Odontologia de uma instituição pública brasileira sobre a inserção desses na concretude do Sistema Único de Saúde (SUS), em particular nos territórios da Estratégia Saúde da Família (ESF), e as possíveis contribuições desse processo nas suas formações acadêmicas. É um estudo de caso analítico, de abordagem qualitativa, realizado com discentes, mediante grupos focais com roteiros semiestruturados e associados à análise de portfólios produzidos por esses sujeitos pela análise de conteúdo. A partir do olhar do graduando, ora protagonista, ora coadjuvante, observaram-se elementos importantes na perspectiva do fortalecimento do SUS e simultaneamente da sua própria formação, no diapasão da integração ensino-serviço-comunidade. Os discentes percebem o território da ESF como vivo e potente cenário de aprendizado que aproxima o estudante dos serviços de saúde e seus usuários.
id UNESP-8_4205f05c1f7b0d304813655a5bffaf48
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832019000100224
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Olhar discente e a formação em Odontologia: interseções possíveis com a Estratégia Saúde da FamíliaSistema Único de SaúdeAtenção básicaEnsino em OdontologiaAprendizagemObjetivou-se compreender a percepção dos estudantes de Odontologia de uma instituição pública brasileira sobre a inserção desses na concretude do Sistema Único de Saúde (SUS), em particular nos territórios da Estratégia Saúde da Família (ESF), e as possíveis contribuições desse processo nas suas formações acadêmicas. É um estudo de caso analítico, de abordagem qualitativa, realizado com discentes, mediante grupos focais com roteiros semiestruturados e associados à análise de portfólios produzidos por esses sujeitos pela análise de conteúdo. A partir do olhar do graduando, ora protagonista, ora coadjuvante, observaram-se elementos importantes na perspectiva do fortalecimento do SUS e simultaneamente da sua própria formação, no diapasão da integração ensino-serviço-comunidade. Os discentes percebem o território da ESF como vivo e potente cenário de aprendizado que aproxima o estudante dos serviços de saúde e seus usuários.UNESP2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100224Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.23 2019reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.170407info:eu-repo/semantics/openAccessForte,Franklin Delano SoaresPontes,Aída AlbuquerqueMorais,Hannah Gil de FariasBarbosa,Ailma de SouzaNétto,Otacílio Batista de Sousapor2020-05-27T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832019000100224Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2020-05-27T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Olhar discente e a formação em Odontologia: interseções possíveis com a Estratégia Saúde da Família
title Olhar discente e a formação em Odontologia: interseções possíveis com a Estratégia Saúde da Família
spellingShingle Olhar discente e a formação em Odontologia: interseções possíveis com a Estratégia Saúde da Família
Forte,Franklin Delano Soares
Sistema Único de Saúde
Atenção básica
Ensino em Odontologia
Aprendizagem
title_short Olhar discente e a formação em Odontologia: interseções possíveis com a Estratégia Saúde da Família
title_full Olhar discente e a formação em Odontologia: interseções possíveis com a Estratégia Saúde da Família
title_fullStr Olhar discente e a formação em Odontologia: interseções possíveis com a Estratégia Saúde da Família
title_full_unstemmed Olhar discente e a formação em Odontologia: interseções possíveis com a Estratégia Saúde da Família
title_sort Olhar discente e a formação em Odontologia: interseções possíveis com a Estratégia Saúde da Família
author Forte,Franklin Delano Soares
author_facet Forte,Franklin Delano Soares
Pontes,Aída Albuquerque
Morais,Hannah Gil de Farias
Barbosa,Ailma de Souza
Nétto,Otacílio Batista de Sousa
author_role author
author2 Pontes,Aída Albuquerque
Morais,Hannah Gil de Farias
Barbosa,Ailma de Souza
Nétto,Otacílio Batista de Sousa
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Forte,Franklin Delano Soares
Pontes,Aída Albuquerque
Morais,Hannah Gil de Farias
Barbosa,Ailma de Souza
Nétto,Otacílio Batista de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema Único de Saúde
Atenção básica
Ensino em Odontologia
Aprendizagem
topic Sistema Único de Saúde
Atenção básica
Ensino em Odontologia
Aprendizagem
description Objetivou-se compreender a percepção dos estudantes de Odontologia de uma instituição pública brasileira sobre a inserção desses na concretude do Sistema Único de Saúde (SUS), em particular nos territórios da Estratégia Saúde da Família (ESF), e as possíveis contribuições desse processo nas suas formações acadêmicas. É um estudo de caso analítico, de abordagem qualitativa, realizado com discentes, mediante grupos focais com roteiros semiestruturados e associados à análise de portfólios produzidos por esses sujeitos pela análise de conteúdo. A partir do olhar do graduando, ora protagonista, ora coadjuvante, observaram-se elementos importantes na perspectiva do fortalecimento do SUS e simultaneamente da sua própria formação, no diapasão da integração ensino-serviço-comunidade. Os discentes percebem o território da ESF como vivo e potente cenário de aprendizado que aproxima o estudante dos serviços de saúde e seus usuários.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100224
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/interface.170407
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.23 2019
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958523739340800