Avaliando relações entre saúde coletiva e atividade física: aspectos normativos e aplicados do Treinamento Físico Militar Brasileiro.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Aguinaldo
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Matiello Júnior, Edgard
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motriz (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6559
Resumo: Em âmbito internacional, populações militares vêm sendo tomadas como objeto privilegiado de estudo face a peculiaridades que apresentam, como facilidade de localização para seguimento e existência de características definidas por regras institucionais; contrariamente, referências a iniciativas nesse sentido são escassas em nosso meio. A partir de tais determinantes, procede-se ao estudo do Treinamento Físico Militar (TFM) do Exército brasileiro, buscando-se identificar, expressar e discutir aspectos mais diretamente afeitos a Aptidão Física Relacionada à Saúde. Os procedimentos adotados consistiram, no plano normativo, em elaborar-se revisão sistemática do respectivo instrumento técnico e, no nível aplicado, observar-se sua utilização prática em Unidade Militar, no caso o Tiro-de-Guerra 02-40, Sorocaba, S.P. A discussão e conclusões subsequentes tomam em conta aspectos mais gerais do TFM (como abrangência; comparações com programas de outras nações; adoção de bases da Teoria do Treinamento; objetivos; fundamentos e testes de avaliação física), quanto características observadas em sua implementação, como motivação, qualificação profissional na aplicação e resultados do mesmo sobre sistemas orgânicos específicos. Em síntese, de fato, conclui-se que há objetivos, por parte do TFM, de difícil efetivação, como não se poder contar com evidências que sustentem a afirmativa de possibilidade de "manutenção preventiva da saúde" dos atiradores.
id UNESP-17_01f97508aacb687efa02aebbec3e7609
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6559
network_acronym_str UNESP-17
network_name_str Motriz (Online)
repository_id_str
spelling Avaliando relações entre saúde coletiva e atividade física: aspectos normativos e aplicados do Treinamento Físico Militar Brasileiro.Aptidão física. Treinamento físico militar. Aptidão física relacionada à saúde. Saúde. Atividade física.Em âmbito internacional, populações militares vêm sendo tomadas como objeto privilegiado de estudo face a peculiaridades que apresentam, como facilidade de localização para seguimento e existência de características definidas por regras institucionais; contrariamente, referências a iniciativas nesse sentido são escassas em nosso meio. A partir de tais determinantes, procede-se ao estudo do Treinamento Físico Militar (TFM) do Exército brasileiro, buscando-se identificar, expressar e discutir aspectos mais diretamente afeitos a Aptidão Física Relacionada à Saúde. Os procedimentos adotados consistiram, no plano normativo, em elaborar-se revisão sistemática do respectivo instrumento técnico e, no nível aplicado, observar-se sua utilização prática em Unidade Militar, no caso o Tiro-de-Guerra 02-40, Sorocaba, S.P. A discussão e conclusões subsequentes tomam em conta aspectos mais gerais do TFM (como abrangência; comparações com programas de outras nações; adoção de bases da Teoria do Treinamento; objetivos; fundamentos e testes de avaliação física), quanto características observadas em sua implementação, como motivação, qualificação profissional na aplicação e resultados do mesmo sobre sistemas orgânicos específicos. Em síntese, de fato, conclui-se que há objetivos, por parte do TFM, de difícil efetivação, como não se poder contar com evidências que sustentem a afirmativa de possibilidade de "manutenção preventiva da saúde" dos atiradores.Universidade Estadual Paulista - Câmpus de Rio Claro2006-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/655910.5016/6559Motriz. Journal of Physical Education. UNESP; V. 3, N. 2 (1997); 80-88Motriz Revista de Educação Física; V. 3, N. 2 (1997); 80-881980-6574reponame:Motriz (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6559/4783Gonçalves, AguinaldoMatiello Júnior, Edgardinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-02T16:50:33Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6559Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motrizPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpmotriz@rc.unesp.br||mauerber@rc.unesp.br||azanesco@rc.unesp.br1980-65741415-9805opendoar:2014-06-02T16:50:33Motriz (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliando relações entre saúde coletiva e atividade física: aspectos normativos e aplicados do Treinamento Físico Militar Brasileiro.
title Avaliando relações entre saúde coletiva e atividade física: aspectos normativos e aplicados do Treinamento Físico Militar Brasileiro.
spellingShingle Avaliando relações entre saúde coletiva e atividade física: aspectos normativos e aplicados do Treinamento Físico Militar Brasileiro.
Gonçalves, Aguinaldo
Aptidão física. Treinamento físico militar. Aptidão física relacionada à saúde. Saúde. Atividade física.
title_short Avaliando relações entre saúde coletiva e atividade física: aspectos normativos e aplicados do Treinamento Físico Militar Brasileiro.
title_full Avaliando relações entre saúde coletiva e atividade física: aspectos normativos e aplicados do Treinamento Físico Militar Brasileiro.
title_fullStr Avaliando relações entre saúde coletiva e atividade física: aspectos normativos e aplicados do Treinamento Físico Militar Brasileiro.
title_full_unstemmed Avaliando relações entre saúde coletiva e atividade física: aspectos normativos e aplicados do Treinamento Físico Militar Brasileiro.
title_sort Avaliando relações entre saúde coletiva e atividade física: aspectos normativos e aplicados do Treinamento Físico Militar Brasileiro.
author Gonçalves, Aguinaldo
author_facet Gonçalves, Aguinaldo
Matiello Júnior, Edgard
author_role author
author2 Matiello Júnior, Edgard
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Aguinaldo
Matiello Júnior, Edgard
dc.subject.por.fl_str_mv Aptidão física. Treinamento físico militar. Aptidão física relacionada à saúde. Saúde. Atividade física.
topic Aptidão física. Treinamento físico militar. Aptidão física relacionada à saúde. Saúde. Atividade física.
description Em âmbito internacional, populações militares vêm sendo tomadas como objeto privilegiado de estudo face a peculiaridades que apresentam, como facilidade de localização para seguimento e existência de características definidas por regras institucionais; contrariamente, referências a iniciativas nesse sentido são escassas em nosso meio. A partir de tais determinantes, procede-se ao estudo do Treinamento Físico Militar (TFM) do Exército brasileiro, buscando-se identificar, expressar e discutir aspectos mais diretamente afeitos a Aptidão Física Relacionada à Saúde. Os procedimentos adotados consistiram, no plano normativo, em elaborar-se revisão sistemática do respectivo instrumento técnico e, no nível aplicado, observar-se sua utilização prática em Unidade Militar, no caso o Tiro-de-Guerra 02-40, Sorocaba, S.P. A discussão e conclusões subsequentes tomam em conta aspectos mais gerais do TFM (como abrangência; comparações com programas de outras nações; adoção de bases da Teoria do Treinamento; objetivos; fundamentos e testes de avaliação física), quanto características observadas em sua implementação, como motivação, qualificação profissional na aplicação e resultados do mesmo sobre sistemas orgânicos específicos. Em síntese, de fato, conclui-se que há objetivos, por parte do TFM, de difícil efetivação, como não se poder contar com evidências que sustentem a afirmativa de possibilidade de "manutenção preventiva da saúde" dos atiradores.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Documento Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6559
10.5016/6559
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6559
identifier_str_mv 10.5016/6559
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6559/4783
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista - Câmpus de Rio Claro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista - Câmpus de Rio Claro
dc.source.none.fl_str_mv Motriz. Journal of Physical Education. UNESP; V. 3, N. 2 (1997); 80-88
Motriz Revista de Educação Física; V. 3, N. 2 (1997); 80-88
1980-6574
reponame:Motriz (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Motriz (Online)
collection Motriz (Online)
repository.name.fl_str_mv Motriz (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv motriz@rc.unesp.br||mauerber@rc.unesp.br||azanesco@rc.unesp.br
_version_ 1800215770816315392