Repercussões da autopercepção da beleza física no recurso e percepção de eficácia de estratégias de auto-apresentação em contextos de sedução

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mônico, Lisete dos Santos
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motriz (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/298
Resumo: Centrado na perspectiva da autopercepção, o presente artigo analisa os modos de agenciamento da beleza física no recurso e percepção de eficácia das estratégias de auto-apresentação em contextos iniciais heterossexuais de sedução. Entendendo a beleza física enquanto recurso pessoal estratégico com repercussões nas auto-apresentações, o trabalho empírico realizado sustenta a existência de uma associação positiva entre a autopercepção da atractividade e o recurso a estratégias de auto-apresentação assertivas, que possibilitam ao indivíduo a transmissão de uma auto-imagem de maior desejabilidade ao alvo de sedução. Por outro lado, a associação entre o recurso às referidas estratégias e a percepção de eficácia da utilização das mesmas, no desenvolvimento das relações amorosas, é mais intensa nos indivíduos que se autopercepcionam como sendo mais atraentes.
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