Linguagem corporal de expressão da criatividade e seu (des)envolvimento na Educação Física.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schwartz, Gisele Maria
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motriz (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6566
Resumo: O foco central desta investigação é refletir sobre o espaço reservado à expressão dos potenciais criativo nos cursos de formação em Educação Física, observando se é oferecido ao aluno a oportunidade de exercitar sua capacidade criadora e, mais do que isto, expô-la. A revisão de literatura apresenta os diferentes aspectos sobre a caracterização do produto criativo, do processo de criação e da pessoa criativa, relacionando-os com os aspectos educacionais. O processo ensino-aprendizagem também foi relacionado, evidenciando-se as características das diferentes correntes influentes na prática pedagógica desta área. O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi composto de duas partes: observação participante de aulas e entrevista centrada, feita com os formandos do último semestre dos cursos de Educação Física das três Universidades Estaduais do Estado de São Paulo. Os resultados deste estudo foram analisados através de procedimentos descritivos e levaram a concluir que parece haver um desequilíbrio nas propostas curriculares que privilegiam as vertentes desportiva, formativa e terapêutica, sem redimensionar as direções lúdica e expressiva. Algumas vezes, a visão sobre criatividade é deturpada e seus aspectos expressivos não são desenvolvidos como meta filosófica nestes cursos, ficando restritos a alguns professores interessados na busca de alternativas pedagógicas que possam contribuir e motivar uma Educação Física permanente.
id UNESP-17_30303a98f7c605ffe8d361874019c84a
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6566
network_acronym_str UNESP-17
network_name_str Motriz (Online)
repository_id_str
spelling Linguagem corporal de expressão da criatividade e seu (des)envolvimento na Educação Física.Linguagem corporal. Criatividade. Educação Física.O foco central desta investigação é refletir sobre o espaço reservado à expressão dos potenciais criativo nos cursos de formação em Educação Física, observando se é oferecido ao aluno a oportunidade de exercitar sua capacidade criadora e, mais do que isto, expô-la. A revisão de literatura apresenta os diferentes aspectos sobre a caracterização do produto criativo, do processo de criação e da pessoa criativa, relacionando-os com os aspectos educacionais. O processo ensino-aprendizagem também foi relacionado, evidenciando-se as características das diferentes correntes influentes na prática pedagógica desta área. O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi composto de duas partes: observação participante de aulas e entrevista centrada, feita com os formandos do último semestre dos cursos de Educação Física das três Universidades Estaduais do Estado de São Paulo. Os resultados deste estudo foram analisados através de procedimentos descritivos e levaram a concluir que parece haver um desequilíbrio nas propostas curriculares que privilegiam as vertentes desportiva, formativa e terapêutica, sem redimensionar as direções lúdica e expressiva. Algumas vezes, a visão sobre criatividade é deturpada e seus aspectos expressivos não são desenvolvidos como meta filosófica nestes cursos, ficando restritos a alguns professores interessados na busca de alternativas pedagógicas que possam contribuir e motivar uma Educação Física permanente.Universidade Estadual Paulista - Câmpus de Rio Claro2006-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/656610.5016/6566Motriz. Journal of Physical Education. UNESP; V. 3, N. 2 (1997); 104-107Motriz Revista de Educação Física; V. 3, N. 2 (1997); 104-1071980-6574reponame:Motriz (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6566/4786Schwartz, Gisele Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-02T16:50:33Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6566Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motrizPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpmotriz@rc.unesp.br||mauerber@rc.unesp.br||azanesco@rc.unesp.br1980-65741415-9805opendoar:2014-06-02T16:50:33Motriz (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Linguagem corporal de expressão da criatividade e seu (des)envolvimento na Educação Física.
title Linguagem corporal de expressão da criatividade e seu (des)envolvimento na Educação Física.
spellingShingle Linguagem corporal de expressão da criatividade e seu (des)envolvimento na Educação Física.
Schwartz, Gisele Maria
Linguagem corporal. Criatividade. Educação Física.
title_short Linguagem corporal de expressão da criatividade e seu (des)envolvimento na Educação Física.
title_full Linguagem corporal de expressão da criatividade e seu (des)envolvimento na Educação Física.
title_fullStr Linguagem corporal de expressão da criatividade e seu (des)envolvimento na Educação Física.
title_full_unstemmed Linguagem corporal de expressão da criatividade e seu (des)envolvimento na Educação Física.
title_sort Linguagem corporal de expressão da criatividade e seu (des)envolvimento na Educação Física.
author Schwartz, Gisele Maria
author_facet Schwartz, Gisele Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schwartz, Gisele Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem corporal. Criatividade. Educação Física.
topic Linguagem corporal. Criatividade. Educação Física.
description O foco central desta investigação é refletir sobre o espaço reservado à expressão dos potenciais criativo nos cursos de formação em Educação Física, observando se é oferecido ao aluno a oportunidade de exercitar sua capacidade criadora e, mais do que isto, expô-la. A revisão de literatura apresenta os diferentes aspectos sobre a caracterização do produto criativo, do processo de criação e da pessoa criativa, relacionando-os com os aspectos educacionais. O processo ensino-aprendizagem também foi relacionado, evidenciando-se as características das diferentes correntes influentes na prática pedagógica desta área. O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi composto de duas partes: observação participante de aulas e entrevista centrada, feita com os formandos do último semestre dos cursos de Educação Física das três Universidades Estaduais do Estado de São Paulo. Os resultados deste estudo foram analisados através de procedimentos descritivos e levaram a concluir que parece haver um desequilíbrio nas propostas curriculares que privilegiam as vertentes desportiva, formativa e terapêutica, sem redimensionar as direções lúdica e expressiva. Algumas vezes, a visão sobre criatividade é deturpada e seus aspectos expressivos não são desenvolvidos como meta filosófica nestes cursos, ficando restritos a alguns professores interessados na busca de alternativas pedagógicas que possam contribuir e motivar uma Educação Física permanente.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Documento Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6566
10.5016/6566
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6566
identifier_str_mv 10.5016/6566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6566/4786
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista - Câmpus de Rio Claro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista - Câmpus de Rio Claro
dc.source.none.fl_str_mv Motriz. Journal of Physical Education. UNESP; V. 3, N. 2 (1997); 104-107
Motriz Revista de Educação Física; V. 3, N. 2 (1997); 104-107
1980-6574
reponame:Motriz (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Motriz (Online)
collection Motriz (Online)
repository.name.fl_str_mv Motriz (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv motriz@rc.unesp.br||mauerber@rc.unesp.br||azanesco@rc.unesp.br
_version_ 1800215770820509696