A expressividade na dança: visão do profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Motriz (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/8732 |
Resumo: | Este estudo, de natureza qualitativa, teve como objetivo verificar como o conteúdo expressivo é inserido em aulas de dança em academias, na visão dos profissionais da área e foi desenvolvido em duas etapas, sendo a primeira uma revisão de literatura sobre as definições, procedimentos pedagógicos e objetivos relativos às temáticas da dança e expressividade, e a segunda referente a uma pesquisa exploratória, utilizando-se como instrumento um questionário com perguntas abertas, aplicado aos professores de dança das academias da Cidade de Rio Claro, S.P. Os dados coletados foram analisados descritivamente, através de análise de conteúdo e indicam que a expressividade fica em segundo plano, em função de uma possível prioridade dada ao trabalho técnico, indicando uma dissonância entre a atitude positiva dos próprios profissionais em relação à aceitação do valor da expressividade na dança, e a ação pedagógica, na qual é observada a ausência de trabalho especificamente expressivo. |
id |
UNESP-17_383ae1fd38c3b13d6366a6091173e727 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8732 |
network_acronym_str |
UNESP-17 |
network_name_str |
Motriz (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A expressividade na dança: visão do profissionalExpressãodançaprocedimentos pedagógicos.Este estudo, de natureza qualitativa, teve como objetivo verificar como o conteúdo expressivo é inserido em aulas de dança em academias, na visão dos profissionais da área e foi desenvolvido em duas etapas, sendo a primeira uma revisão de literatura sobre as definições, procedimentos pedagógicos e objetivos relativos às temáticas da dança e expressividade, e a segunda referente a uma pesquisa exploratória, utilizando-se como instrumento um questionário com perguntas abertas, aplicado aos professores de dança das academias da Cidade de Rio Claro, S.P. Os dados coletados foram analisados descritivamente, através de análise de conteúdo e indicam que a expressividade fica em segundo plano, em função de uma possível prioridade dada ao trabalho técnico, indicando uma dissonância entre a atitude positiva dos próprios profissionais em relação à aceitação do valor da expressividade na dança, e a ação pedagógica, na qual é observada a ausência de trabalho especificamente expressivo.Universidade Estadual Paulista - Câmpus de Rio Claro2006-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/873210.5016/8732Motriz. Journal of Physical Education. UNESP; V. 5 N. 2 (1999); 168-177Motriz Revista de Educação Física; V. 5 N. 2 (1999); 168-1771980-6574reponame:Motriz (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPenghttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/8732/6123Soares da Silva, Maria Graziela MazziottiSchwartz, Gisele Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-22T12:58:08Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8732Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motrizPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpmotriz@rc.unesp.br||mauerber@rc.unesp.br||azanesco@rc.unesp.br1980-65741415-9805opendoar:2014-05-22T12:58:08Motriz (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A expressividade na dança: visão do profissional |
title |
A expressividade na dança: visão do profissional |
spellingShingle |
A expressividade na dança: visão do profissional Soares da Silva, Maria Graziela Mazziotti Expressão dança procedimentos pedagógicos. |
title_short |
A expressividade na dança: visão do profissional |
title_full |
A expressividade na dança: visão do profissional |
title_fullStr |
A expressividade na dança: visão do profissional |
title_full_unstemmed |
A expressividade na dança: visão do profissional |
title_sort |
A expressividade na dança: visão do profissional |
author |
Soares da Silva, Maria Graziela Mazziotti |
author_facet |
Soares da Silva, Maria Graziela Mazziotti Schwartz, Gisele Maria |
author_role |
author |
author2 |
Schwartz, Gisele Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares da Silva, Maria Graziela Mazziotti Schwartz, Gisele Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Expressão dança procedimentos pedagógicos. |
topic |
Expressão dança procedimentos pedagógicos. |
description |
Este estudo, de natureza qualitativa, teve como objetivo verificar como o conteúdo expressivo é inserido em aulas de dança em academias, na visão dos profissionais da área e foi desenvolvido em duas etapas, sendo a primeira uma revisão de literatura sobre as definições, procedimentos pedagógicos e objetivos relativos às temáticas da dança e expressividade, e a segunda referente a uma pesquisa exploratória, utilizando-se como instrumento um questionário com perguntas abertas, aplicado aos professores de dança das academias da Cidade de Rio Claro, S.P. Os dados coletados foram analisados descritivamente, através de análise de conteúdo e indicam que a expressividade fica em segundo plano, em função de uma possível prioridade dada ao trabalho técnico, indicando uma dissonância entre a atitude positiva dos próprios profissionais em relação à aceitação do valor da expressividade na dança, e a ação pedagógica, na qual é observada a ausência de trabalho especificamente expressivo. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Documento Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/8732 10.5016/8732 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/8732 |
identifier_str_mv |
10.5016/8732 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/8732/6123 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista - Câmpus de Rio Claro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista - Câmpus de Rio Claro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Motriz. Journal of Physical Education. UNESP; V. 5 N. 2 (1999); 168-177 Motriz Revista de Educação Física; V. 5 N. 2 (1999); 168-177 1980-6574 reponame:Motriz (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Motriz (Online) |
collection |
Motriz (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Motriz (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
motriz@rc.unesp.br||mauerber@rc.unesp.br||azanesco@rc.unesp.br |
_version_ |
1800215770995621888 |