A expressividade dos acadêmicos de educação física que cursam a disciplina de metodologia do ensino da dança escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gallina, Elisabete Patrícia
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/13808
Resumo: Considerando que expressividade é uma forma significativa de comunicação corporal, que busca através da Dança a harmonia das formas biológica, cultural e filosófica do ser humano, este estudo objetiva descrever e compreender a percepção dos acadêmicos de Educação Física que cursam a disciplina de Metodologia do Ensino da Dança Escolar sobre sua expressividade. Inicialmente são apresentados conceitos, classificações, bem como os níveis de complexidade da expressividade. Na seqüência faz-se uma interação entre Expressividade, Educação Física e Dança, ressaltando a importância do ato criativo da expressividade dentro do contexto de ensino. Participaram do estudo 16 acadêmicos do curso de Educação Física da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Campus de Erechim, que cursavam a disciplina de Metodologia do Ensino da Dança Escolar. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram entrevistas semi-estruturadas (inicial e final) e notas de campo. O período de coleta de dados aconteceu de 02 de abril de 2008 a 28 de maio de 2008 na Sala de Dança e no Auditório Central da URI. As informações obtidas foram agrupadas em unidades de significado, que reescritas, originaram categorias de análise. Os resultados mostram uma significativa evolução em relação às definições de expressividade, evidenciando a linguagem do corpo em sua sensibilidade, bem como a constatação de como é possível criar e também incentivar a criação de novos movimentos, derrubando barreiras sociais com a Dança inserida no contexto da Educação Física.
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