Avaliação cinesiológica de baixo custo aplicada à reabitação da locomoção.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quevedo, Antonio Augusto Fasolo
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motriz (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6639
Resumo: A decisão sobre as técnicas a serem utilizadas na reabilitação de um indivíduo, bem como a avaliação dos resultados, normalmente são realizadas de forma subjetiva. Fatores não previstos podem produzir desvios em relação aos resultados esperados, que só serão detectados após um longo período de tratamento. Uma análise quantitativa dos movimentos permitiria a rápida detecção dos desvios, reduzindo o tempo necessário para a completa reabilitação. Esta análise, na avaliação inicial do paciente, permitiria um planejamento menos sujeito a falhas. Entretanto, tal análise exige o uso de um laboratório de cinesiologia, de custo elevado e que exige profissionais treinados, o que inviabiliza sua utilização em ambientes clínicos pequenos. O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de sistemas de baixo custo e fácil operação que permitam a avaliação quantitativa da condição motora de seu paciente antes e durante o tratamento. As seguintes metas são propostas: 1. Definição de parâmetros quantitativos de movimento que possam ser obtidos a partir de dados coletados de forma simples e barata, significativos, e de fácil interpretação. 2. Desenvolvimento de sensores capazes de coletar os dados acima mencionados, de sistemas de coleta e armazenamento destes dados, e de programas de computador que facilitem a coleta e a análise.
id UNESP-17_8caf955985a5e445a6460418eccd9fde
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6639
network_acronym_str UNESP-17
network_name_str Motriz (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação cinesiológica de baixo custo aplicada à reabitação da locomoção.Reabilitação motora. Biomecânica. Cinesiologia.A decisão sobre as técnicas a serem utilizadas na reabilitação de um indivíduo, bem como a avaliação dos resultados, normalmente são realizadas de forma subjetiva. Fatores não previstos podem produzir desvios em relação aos resultados esperados, que só serão detectados após um longo período de tratamento. Uma análise quantitativa dos movimentos permitiria a rápida detecção dos desvios, reduzindo o tempo necessário para a completa reabilitação. Esta análise, na avaliação inicial do paciente, permitiria um planejamento menos sujeito a falhas. Entretanto, tal análise exige o uso de um laboratório de cinesiologia, de custo elevado e que exige profissionais treinados, o que inviabiliza sua utilização em ambientes clínicos pequenos. O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de sistemas de baixo custo e fácil operação que permitam a avaliação quantitativa da condição motora de seu paciente antes e durante o tratamento. As seguintes metas são propostas: 1. Definição de parâmetros quantitativos de movimento que possam ser obtidos a partir de dados coletados de forma simples e barata, significativos, e de fácil interpretação. 2. Desenvolvimento de sensores capazes de coletar os dados acima mencionados, de sistemas de coleta e armazenamento destes dados, e de programas de computador que facilitem a coleta e a análise.Universidade Estadual Paulista - Câmpus de Rio Claro2006-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/663910.5016/6639Motriz. Journal of Physical Education. UNESP; V. 5, N. 1 (1999); 28-35Motriz Revista de Educação Física; V. 5, N. 1 (1999); 28-351980-6574reponame:Motriz (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6639/4828Quevedo, Antonio Augusto Fasoloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-02T19:55:27Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6639Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motrizPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpmotriz@rc.unesp.br||mauerber@rc.unesp.br||azanesco@rc.unesp.br1980-65741415-9805opendoar:2014-06-02T19:55:27Motriz (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação cinesiológica de baixo custo aplicada à reabitação da locomoção.
title Avaliação cinesiológica de baixo custo aplicada à reabitação da locomoção.
spellingShingle Avaliação cinesiológica de baixo custo aplicada à reabitação da locomoção.
Quevedo, Antonio Augusto Fasolo
Reabilitação motora. Biomecânica. Cinesiologia.
title_short Avaliação cinesiológica de baixo custo aplicada à reabitação da locomoção.
title_full Avaliação cinesiológica de baixo custo aplicada à reabitação da locomoção.
title_fullStr Avaliação cinesiológica de baixo custo aplicada à reabitação da locomoção.
title_full_unstemmed Avaliação cinesiológica de baixo custo aplicada à reabitação da locomoção.
title_sort Avaliação cinesiológica de baixo custo aplicada à reabitação da locomoção.
author Quevedo, Antonio Augusto Fasolo
author_facet Quevedo, Antonio Augusto Fasolo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quevedo, Antonio Augusto Fasolo
dc.subject.por.fl_str_mv Reabilitação motora. Biomecânica. Cinesiologia.
topic Reabilitação motora. Biomecânica. Cinesiologia.
description A decisão sobre as técnicas a serem utilizadas na reabilitação de um indivíduo, bem como a avaliação dos resultados, normalmente são realizadas de forma subjetiva. Fatores não previstos podem produzir desvios em relação aos resultados esperados, que só serão detectados após um longo período de tratamento. Uma análise quantitativa dos movimentos permitiria a rápida detecção dos desvios, reduzindo o tempo necessário para a completa reabilitação. Esta análise, na avaliação inicial do paciente, permitiria um planejamento menos sujeito a falhas. Entretanto, tal análise exige o uso de um laboratório de cinesiologia, de custo elevado e que exige profissionais treinados, o que inviabiliza sua utilização em ambientes clínicos pequenos. O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de sistemas de baixo custo e fácil operação que permitam a avaliação quantitativa da condição motora de seu paciente antes e durante o tratamento. As seguintes metas são propostas: 1. Definição de parâmetros quantitativos de movimento que possam ser obtidos a partir de dados coletados de forma simples e barata, significativos, e de fácil interpretação. 2. Desenvolvimento de sensores capazes de coletar os dados acima mencionados, de sistemas de coleta e armazenamento destes dados, e de programas de computador que facilitem a coleta e a análise.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Documento Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6639
10.5016/6639
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6639
identifier_str_mv 10.5016/6639
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6639/4828
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista - Câmpus de Rio Claro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista - Câmpus de Rio Claro
dc.source.none.fl_str_mv Motriz. Journal of Physical Education. UNESP; V. 5, N. 1 (1999); 28-35
Motriz Revista de Educação Física; V. 5, N. 1 (1999); 28-35
1980-6574
reponame:Motriz (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Motriz (Online)
collection Motriz (Online)
repository.name.fl_str_mv Motriz (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv motriz@rc.unesp.br||mauerber@rc.unesp.br||azanesco@rc.unesp.br
_version_ 1800215770863501312