Atitude de trabalhadores quanto à prática da atividade física no tempo livre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deutsch, Silvia
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motriz (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/8731
Resumo: Este estudo tem por objetivo identificar as atitudes de trabalhadores de indústrias têxteis em relação à prática da atividade física no tempo livre. Foram consideradas as variáveis sexo, faixa etária, nível de escolaridade, faixa salarial sendo feita uma correlação entre a atitude e o comportamento apresentado. A revisão de literatura enfoca aspectos relacionados à atitude e a importância da prática da atividade física. Para coleta dos dados foram utilizados dois instrumentos: um questionário contendo uma escala tipo Likert para medida de atitudes e um questionário para obtenção de informações pessoais dos trabalhadores. Foi utilizado um teste não-paramétrio. O qui-quadrado (X2) foi utilizado para análise discriminativa na verificação do nível de significância nas relações ao nível de p ≤ 0.05. A análise dos dados leva a concluir que os trabalhadores das indústrias têxteis de Americana possuem uma atitude favorável em relação à prática da atividade física no tempo livre. Os homens apresentaram uma atitude mais favorável que as mulheres. Fatores como idade, nível de escolaridade e faixa salarial não apresentaram interferência nesta atitude. O estudo possibilitou também a conclusão de que existe uma correlação positiva entre a atitude dos trabalhadores em relação a atividade física e a sua prática.
id UNESP-17_9ca4581bad2d14b1c20167e0fec2a6ef
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8731
network_acronym_str UNESP-17
network_name_str Motriz (Online)
repository_id_str
spelling Atitude de trabalhadores quanto à prática da atividade física no tempo livreatitudetrabalhadorestempo livre.Este estudo tem por objetivo identificar as atitudes de trabalhadores de indústrias têxteis em relação à prática da atividade física no tempo livre. Foram consideradas as variáveis sexo, faixa etária, nível de escolaridade, faixa salarial sendo feita uma correlação entre a atitude e o comportamento apresentado. A revisão de literatura enfoca aspectos relacionados à atitude e a importância da prática da atividade física. Para coleta dos dados foram utilizados dois instrumentos: um questionário contendo uma escala tipo Likert para medida de atitudes e um questionário para obtenção de informações pessoais dos trabalhadores. Foi utilizado um teste não-paramétrio. O qui-quadrado (X2) foi utilizado para análise discriminativa na verificação do nível de significância nas relações ao nível de p ≤ 0.05. A análise dos dados leva a concluir que os trabalhadores das indústrias têxteis de Americana possuem uma atitude favorável em relação à prática da atividade física no tempo livre. Os homens apresentaram uma atitude mais favorável que as mulheres. Fatores como idade, nível de escolaridade e faixa salarial não apresentaram interferência nesta atitude. O estudo possibilitou também a conclusão de que existe uma correlação positiva entre a atitude dos trabalhadores em relação a atividade física e a sua prática.Universidade Estadual Paulista - Câmpus de Rio Claro2006-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/873110.5016/8731Motriz. Journal of Physical Education. UNESP; V. 5 N. 2 (1999); 160-167Motriz Revista de Educação Física; V. 5 N. 2 (1999); 160-1671980-6574reponame:Motriz (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/8731/pdfDeutsch, Silviainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-22T12:55:04Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8731Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motrizPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpmotriz@rc.unesp.br||mauerber@rc.unesp.br||azanesco@rc.unesp.br1980-65741415-9805opendoar:2014-05-22T12:55:04Motriz (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atitude de trabalhadores quanto à prática da atividade física no tempo livre
title Atitude de trabalhadores quanto à prática da atividade física no tempo livre
spellingShingle Atitude de trabalhadores quanto à prática da atividade física no tempo livre
Deutsch, Silvia
atitude
trabalhadores
tempo livre.
title_short Atitude de trabalhadores quanto à prática da atividade física no tempo livre
title_full Atitude de trabalhadores quanto à prática da atividade física no tempo livre
title_fullStr Atitude de trabalhadores quanto à prática da atividade física no tempo livre
title_full_unstemmed Atitude de trabalhadores quanto à prática da atividade física no tempo livre
title_sort Atitude de trabalhadores quanto à prática da atividade física no tempo livre
author Deutsch, Silvia
author_facet Deutsch, Silvia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Deutsch, Silvia
dc.subject.por.fl_str_mv atitude
trabalhadores
tempo livre.
topic atitude
trabalhadores
tempo livre.
description Este estudo tem por objetivo identificar as atitudes de trabalhadores de indústrias têxteis em relação à prática da atividade física no tempo livre. Foram consideradas as variáveis sexo, faixa etária, nível de escolaridade, faixa salarial sendo feita uma correlação entre a atitude e o comportamento apresentado. A revisão de literatura enfoca aspectos relacionados à atitude e a importância da prática da atividade física. Para coleta dos dados foram utilizados dois instrumentos: um questionário contendo uma escala tipo Likert para medida de atitudes e um questionário para obtenção de informações pessoais dos trabalhadores. Foi utilizado um teste não-paramétrio. O qui-quadrado (X2) foi utilizado para análise discriminativa na verificação do nível de significância nas relações ao nível de p ≤ 0.05. A análise dos dados leva a concluir que os trabalhadores das indústrias têxteis de Americana possuem uma atitude favorável em relação à prática da atividade física no tempo livre. Os homens apresentaram uma atitude mais favorável que as mulheres. Fatores como idade, nível de escolaridade e faixa salarial não apresentaram interferência nesta atitude. O estudo possibilitou também a conclusão de que existe uma correlação positiva entre a atitude dos trabalhadores em relação a atividade física e a sua prática.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Documento Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/8731
10.5016/8731
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/8731
identifier_str_mv 10.5016/8731
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/8731/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista - Câmpus de Rio Claro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista - Câmpus de Rio Claro
dc.source.none.fl_str_mv Motriz. Journal of Physical Education. UNESP; V. 5 N. 2 (1999); 160-167
Motriz Revista de Educação Física; V. 5 N. 2 (1999); 160-167
1980-6574
reponame:Motriz (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Motriz (Online)
collection Motriz (Online)
repository.name.fl_str_mv Motriz (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv motriz@rc.unesp.br||mauerber@rc.unesp.br||azanesco@rc.unesp.br
_version_ 1800215770994573312