Procedimentos Lúdicos e Cultura.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Carmen Maria
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motriz (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6637
Resumo: O objetivo deste trabalho é refletir sobre o procedimento lúdico presente no processo de transmissão de conhecimentos e de socialização em uma comunidade específica. Em grande parte responsável pela sobrevivência dos membros e manutenção da cultura da comunidade, esse processo já atravessa algumas gerações e tem como âncora os afazeres cotidianos. Permeando esses afazeres, existe uma atitude descontraída, um espaço aberto para diferentes brincadeiras e algazarras, que convivem com as atividades sem prejudicar seus objetivos. O que parece ser sério pode tomar dimensões ‘lúdicas’, como se pudessem se entreter constantemente durante suas atividades diárias. Isto não significa, entretanto, que a ‘postura lúdica’ traduza uma intenção, ou uma estratégia pedagógica dos adultos para transmitir conhecimentos aos mais jovens. As brincadeiras, na verdade, retratam uma forte característica do espírito desse grupo e, desvinculadas ou associadas a seus afazeres, servem de canal privilegiado para importantes ensinamentos, além de amenizar e compartilhar a dureza que acompanha o seu dia-a-dia. Os laços culturais são também reforçados por festejos e danças. É justamente nessa dinâmica das relações sociais que as crianças aprendem papéis, lugares e valores sociais. Aprender o que e quando dizer ou ocultar. Vão aprendendo tanto esquemas de sobrevivência quanto esquemas interpretativos da realidade em que estão inseridos.
id UNESP-17_b45b453f4e9b937a90524fce1c168b0c
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6637
network_acronym_str UNESP-17
network_name_str Motriz (Online)
repository_id_str
spelling Procedimentos Lúdicos e Cultura.O objetivo deste trabalho é refletir sobre o procedimento lúdico presente no processo de transmissão de conhecimentos e de socialização em uma comunidade específica. Em grande parte responsável pela sobrevivência dos membros e manutenção da cultura da comunidade, esse processo já atravessa algumas gerações e tem como âncora os afazeres cotidianos. Permeando esses afazeres, existe uma atitude descontraída, um espaço aberto para diferentes brincadeiras e algazarras, que convivem com as atividades sem prejudicar seus objetivos. O que parece ser sério pode tomar dimensões ‘lúdicas’, como se pudessem se entreter constantemente durante suas atividades diárias. Isto não significa, entretanto, que a ‘postura lúdica’ traduza uma intenção, ou uma estratégia pedagógica dos adultos para transmitir conhecimentos aos mais jovens. As brincadeiras, na verdade, retratam uma forte característica do espírito desse grupo e, desvinculadas ou associadas a seus afazeres, servem de canal privilegiado para importantes ensinamentos, além de amenizar e compartilhar a dureza que acompanha o seu dia-a-dia. Os laços culturais são também reforçados por festejos e danças. É justamente nessa dinâmica das relações sociais que as crianças aprendem papéis, lugares e valores sociais. Aprender o que e quando dizer ou ocultar. Vão aprendendo tanto esquemas de sobrevivência quanto esquemas interpretativos da realidade em que estão inseridos.Universidade Estadual Paulista - Câmpus de Rio Claro2006-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/663710.5016/6637Motriz. Journal of Physical Education. UNESP; V. 5, N. 1 (1999); 22-27Motriz Revista de Educação Física; V. 5, N. 1 (1999); 22-271980-6574reponame:Motriz (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6637/4827Aguiar, Carmen Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-02T19:55:27Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6637Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motrizPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpmotriz@rc.unesp.br||mauerber@rc.unesp.br||azanesco@rc.unesp.br1980-65741415-9805opendoar:2014-06-02T19:55:27Motriz (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Procedimentos Lúdicos e Cultura.
title Procedimentos Lúdicos e Cultura.
spellingShingle Procedimentos Lúdicos e Cultura.
Aguiar, Carmen Maria
title_short Procedimentos Lúdicos e Cultura.
title_full Procedimentos Lúdicos e Cultura.
title_fullStr Procedimentos Lúdicos e Cultura.
title_full_unstemmed Procedimentos Lúdicos e Cultura.
title_sort Procedimentos Lúdicos e Cultura.
author Aguiar, Carmen Maria
author_facet Aguiar, Carmen Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Carmen Maria
description O objetivo deste trabalho é refletir sobre o procedimento lúdico presente no processo de transmissão de conhecimentos e de socialização em uma comunidade específica. Em grande parte responsável pela sobrevivência dos membros e manutenção da cultura da comunidade, esse processo já atravessa algumas gerações e tem como âncora os afazeres cotidianos. Permeando esses afazeres, existe uma atitude descontraída, um espaço aberto para diferentes brincadeiras e algazarras, que convivem com as atividades sem prejudicar seus objetivos. O que parece ser sério pode tomar dimensões ‘lúdicas’, como se pudessem se entreter constantemente durante suas atividades diárias. Isto não significa, entretanto, que a ‘postura lúdica’ traduza uma intenção, ou uma estratégia pedagógica dos adultos para transmitir conhecimentos aos mais jovens. As brincadeiras, na verdade, retratam uma forte característica do espírito desse grupo e, desvinculadas ou associadas a seus afazeres, servem de canal privilegiado para importantes ensinamentos, além de amenizar e compartilhar a dureza que acompanha o seu dia-a-dia. Os laços culturais são também reforçados por festejos e danças. É justamente nessa dinâmica das relações sociais que as crianças aprendem papéis, lugares e valores sociais. Aprender o que e quando dizer ou ocultar. Vão aprendendo tanto esquemas de sobrevivência quanto esquemas interpretativos da realidade em que estão inseridos.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Documento Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6637
10.5016/6637
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6637
identifier_str_mv 10.5016/6637
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6637/4827
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista - Câmpus de Rio Claro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista - Câmpus de Rio Claro
dc.source.none.fl_str_mv Motriz. Journal of Physical Education. UNESP; V. 5, N. 1 (1999); 22-27
Motriz Revista de Educação Física; V. 5, N. 1 (1999); 22-27
1980-6574
reponame:Motriz (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Motriz (Online)
collection Motriz (Online)
repository.name.fl_str_mv Motriz (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv motriz@rc.unesp.br||mauerber@rc.unesp.br||azanesco@rc.unesp.br
_version_ 1800215770862452736