A Arte no contexto da Educação Física.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Motriz (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6644 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é contribuir para a reflexão sobre a articulação das experiências estéticas e lúdicas no contexto da Educação Física, como elementos essenciais para um desenvolvimento significativo e para um dimensionamento positivo da ação no mundo. Concentramos atenção especial às congruências existentes entre a arte e o jogo, focalizando aspectos relativos à afetividade inerente a ambos os conceitos. A carga afetivo-emocional presente em ambos pode interferir positivamente, desencadeando o processo de mudança axiológica, através da possibilidade de expor os indivíduos à conscientização da inconsistência de suas crenças e valores atuais, bem como, da abertura de espaços onde ocorra o desequilíbrio afetivo-cognitivo, especialmente conseguido através da valorização das interações intra e interpessoais. Auxiliar a ampliar sentidos e valores, é tarefa decisiva e que pode fundamentar a ação diretamente na cultura, de modo a estimular a dialética entre o sentir, pensar e o agir. |
id |
UNESP-17_fe06826515a10468a739275a0685fea9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6644 |
network_acronym_str |
UNESP-17 |
network_name_str |
Motriz (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Arte no contexto da Educação Física.Educação Física. Arte. Jogo.O objetivo deste estudo é contribuir para a reflexão sobre a articulação das experiências estéticas e lúdicas no contexto da Educação Física, como elementos essenciais para um desenvolvimento significativo e para um dimensionamento positivo da ação no mundo. Concentramos atenção especial às congruências existentes entre a arte e o jogo, focalizando aspectos relativos à afetividade inerente a ambos os conceitos. A carga afetivo-emocional presente em ambos pode interferir positivamente, desencadeando o processo de mudança axiológica, através da possibilidade de expor os indivíduos à conscientização da inconsistência de suas crenças e valores atuais, bem como, da abertura de espaços onde ocorra o desequilíbrio afetivo-cognitivo, especialmente conseguido através da valorização das interações intra e interpessoais. Auxiliar a ampliar sentidos e valores, é tarefa decisiva e que pode fundamentar a ação diretamente na cultura, de modo a estimular a dialética entre o sentir, pensar e o agir.Universidade Estadual Paulista - Câmpus de Rio Claro2006-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/664410.5016/6644Motriz. Journal of Physical Education. UNESP; V. 5, N. 1 (1999); 49-52Motriz Revista de Educação Física; V. 5, N. 1 (1999); 49-521980-6574reponame:Motriz (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6644/4838Schwartz, Gisele Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-02T19:55:27Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6644Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motrizPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpmotriz@rc.unesp.br||mauerber@rc.unesp.br||azanesco@rc.unesp.br1980-65741415-9805opendoar:2014-06-02T19:55:27Motriz (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Arte no contexto da Educação Física. |
title |
A Arte no contexto da Educação Física. |
spellingShingle |
A Arte no contexto da Educação Física. Schwartz, Gisele Maria Educação Física. Arte. Jogo. |
title_short |
A Arte no contexto da Educação Física. |
title_full |
A Arte no contexto da Educação Física. |
title_fullStr |
A Arte no contexto da Educação Física. |
title_full_unstemmed |
A Arte no contexto da Educação Física. |
title_sort |
A Arte no contexto da Educação Física. |
author |
Schwartz, Gisele Maria |
author_facet |
Schwartz, Gisele Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schwartz, Gisele Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física. Arte. Jogo. |
topic |
Educação Física. Arte. Jogo. |
description |
O objetivo deste estudo é contribuir para a reflexão sobre a articulação das experiências estéticas e lúdicas no contexto da Educação Física, como elementos essenciais para um desenvolvimento significativo e para um dimensionamento positivo da ação no mundo. Concentramos atenção especial às congruências existentes entre a arte e o jogo, focalizando aspectos relativos à afetividade inerente a ambos os conceitos. A carga afetivo-emocional presente em ambos pode interferir positivamente, desencadeando o processo de mudança axiológica, através da possibilidade de expor os indivíduos à conscientização da inconsistência de suas crenças e valores atuais, bem como, da abertura de espaços onde ocorra o desequilíbrio afetivo-cognitivo, especialmente conseguido através da valorização das interações intra e interpessoais. Auxiliar a ampliar sentidos e valores, é tarefa decisiva e que pode fundamentar a ação diretamente na cultura, de modo a estimular a dialética entre o sentir, pensar e o agir. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Documento Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6644 10.5016/6644 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6644 |
identifier_str_mv |
10.5016/6644 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6644/4838 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista - Câmpus de Rio Claro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista - Câmpus de Rio Claro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Motriz. Journal of Physical Education. UNESP; V. 5, N. 1 (1999); 49-52 Motriz Revista de Educação Física; V. 5, N. 1 (1999); 49-52 1980-6574 reponame:Motriz (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Motriz (Online) |
collection |
Motriz (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Motriz (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
motriz@rc.unesp.br||mauerber@rc.unesp.br||azanesco@rc.unesp.br |
_version_ |
1800215770869792768 |