Os quilombos e o silêncio patrimonial: o que falam os processos de tombamento dos antigos quilombos?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares Pereira, Paulo Fernando
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Patrimônio e Memória
Texto Completo: http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/1150
Resumo: O artigo tem como objetivo discutir os achados de pesquisa encontrados nos processos administrativos de tombamento dos sítios com reminiscências históricas dos antigos quilombos em tramitação junto ao IPHAN. O que é possível extrair desses processos aparentemente desprovidos de informações? Faz-se a diferenciação, de forma dual e não mais binária, entre patrimonialidade (art. 216, § 5º) e contemporaneidade quilombola (art. 68 do ADCT), ambas da Constituição brasileira. A metodologia consistiu análise crítica de literatura e na análise documental de 21 (vinte e um) processos, os quais evidenciaram as seguintes questões, propostas ao longo do texto: a) prevalência de binarismo entre patrimonialidade e contemporaneidade quilombola; b) a data de autuação dos processos, geralmente, é anterior ao Decreto nº 4.887/2003; c) a participação das comunidades quilombolas é diminuta e pouco estimulada; d) ignoram a dinamicidade e complexidade dos quilombos. Como conclusão, propõe-se um maior diálogo entre Estado e comunidades quilombolas, aprofundando-se as discussões raciais e dissipando-se a ferida colonial que faz permanecer o racismo institucional e cultural nas ações estatais e da sociedade civil.
id UNESP-18_1040e54a4ae117f1a2bded3d4e057310
oai_identifier_str oai:ojs.cedap:article/1150
network_acronym_str UNESP-18
network_name_str Patrimônio e Memória
repository_id_str
spelling Os quilombos e o silêncio patrimonial: o que falam os processos de tombamento dos antigos quilombos?Direito constitucional; patrimônio cultural quilombola; tombamento dos sítiosTombamento; Quilombos; Silêncios; Racismo; Inclusão.O artigo tem como objetivo discutir os achados de pesquisa encontrados nos processos administrativos de tombamento dos sítios com reminiscências históricas dos antigos quilombos em tramitação junto ao IPHAN. O que é possível extrair desses processos aparentemente desprovidos de informações? Faz-se a diferenciação, de forma dual e não mais binária, entre patrimonialidade (art. 216, § 5º) e contemporaneidade quilombola (art. 68 do ADCT), ambas da Constituição brasileira. A metodologia consistiu análise crítica de literatura e na análise documental de 21 (vinte e um) processos, os quais evidenciaram as seguintes questões, propostas ao longo do texto: a) prevalência de binarismo entre patrimonialidade e contemporaneidade quilombola; b) a data de autuação dos processos, geralmente, é anterior ao Decreto nº 4.887/2003; c) a participação das comunidades quilombolas é diminuta e pouco estimulada; d) ignoram a dinamicidade e complexidade dos quilombos. Como conclusão, propõe-se um maior diálogo entre Estado e comunidades quilombolas, aprofundando-se as discussões raciais e dissipando-se a ferida colonial que faz permanecer o racismo institucional e cultural nas ações estatais e da sociedade civil.Patrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaNão háSoares Pereira, Paulo Fernando2020-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/1150Patrimônio e Memória; v. 16, n. 2 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 469-501Patrimônio e Memória; v. 16, n. 2 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 469-501Patrimônio e Memória; v. 16, n. 2 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 469-501Patrimônio e Memória; v. 16, n. 2 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 469-501Patrimônio e Memória; v. 16, n. 2 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 469-5011808-1967reponame:Patrimônio e Memóriainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/1150/1210Direitos autorais 2020 Patrimônio e Memóriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-16T12:38:39Zoai:ojs.cedap:article/1150Revistahttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/PUBhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/oaipatrimonioememoria@gmail.com||patrimonioememoria@gmail.com||patrimonio-e-memoria@assis.unesp.br1808–19671808–1967opendoar:2020-12-16T12:38:39Patrimônio e Memória - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os quilombos e o silêncio patrimonial: o que falam os processos de tombamento dos antigos quilombos?
title Os quilombos e o silêncio patrimonial: o que falam os processos de tombamento dos antigos quilombos?
spellingShingle Os quilombos e o silêncio patrimonial: o que falam os processos de tombamento dos antigos quilombos?
Soares Pereira, Paulo Fernando
Direito constitucional; patrimônio cultural quilombola; tombamento dos sítios
Tombamento; Quilombos; Silêncios; Racismo; Inclusão.
title_short Os quilombos e o silêncio patrimonial: o que falam os processos de tombamento dos antigos quilombos?
title_full Os quilombos e o silêncio patrimonial: o que falam os processos de tombamento dos antigos quilombos?
title_fullStr Os quilombos e o silêncio patrimonial: o que falam os processos de tombamento dos antigos quilombos?
title_full_unstemmed Os quilombos e o silêncio patrimonial: o que falam os processos de tombamento dos antigos quilombos?
title_sort Os quilombos e o silêncio patrimonial: o que falam os processos de tombamento dos antigos quilombos?
author Soares Pereira, Paulo Fernando
author_facet Soares Pereira, Paulo Fernando
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Não há
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares Pereira, Paulo Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Direito constitucional; patrimônio cultural quilombola; tombamento dos sítios
Tombamento; Quilombos; Silêncios; Racismo; Inclusão.
topic Direito constitucional; patrimônio cultural quilombola; tombamento dos sítios
Tombamento; Quilombos; Silêncios; Racismo; Inclusão.
description O artigo tem como objetivo discutir os achados de pesquisa encontrados nos processos administrativos de tombamento dos sítios com reminiscências históricas dos antigos quilombos em tramitação junto ao IPHAN. O que é possível extrair desses processos aparentemente desprovidos de informações? Faz-se a diferenciação, de forma dual e não mais binária, entre patrimonialidade (art. 216, § 5º) e contemporaneidade quilombola (art. 68 do ADCT), ambas da Constituição brasileira. A metodologia consistiu análise crítica de literatura e na análise documental de 21 (vinte e um) processos, os quais evidenciaram as seguintes questões, propostas ao longo do texto: a) prevalência de binarismo entre patrimonialidade e contemporaneidade quilombola; b) a data de autuação dos processos, geralmente, é anterior ao Decreto nº 4.887/2003; c) a participação das comunidades quilombolas é diminuta e pouco estimulada; d) ignoram a dinamicidade e complexidade dos quilombos. Como conclusão, propõe-se um maior diálogo entre Estado e comunidades quilombolas, aprofundando-se as discussões raciais e dissipando-se a ferida colonial que faz permanecer o racismo institucional e cultural nas ações estatais e da sociedade civil.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/1150
url http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/1150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/1150/1210
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Patrimônio e Memória
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Patrimônio e Memória
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
publisher.none.fl_str_mv Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
dc.source.none.fl_str_mv Patrimônio e Memória; v. 16, n. 2 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 469-501
Patrimônio e Memória; v. 16, n. 2 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 469-501
Patrimônio e Memória; v. 16, n. 2 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 469-501
Patrimônio e Memória; v. 16, n. 2 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 469-501
Patrimônio e Memória; v. 16, n. 2 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 469-501
1808-1967
reponame:Patrimônio e Memória
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Patrimônio e Memória
collection Patrimônio e Memória
repository.name.fl_str_mv Patrimônio e Memória - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv patrimonioememoria@gmail.com||patrimonioememoria@gmail.com||patrimonio-e-memoria@assis.unesp.br
_version_ 1800215748299194368