(Re)emergência étnica, identidades indígenas e educação escolar diferenciada no Brasil Meridional: uma abordagem a partir do estado de Santa Catarina / Ethnic (re) emergence, indigenous identities and differentiated education in Southern Brazil: ...
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Patrimônio e Memória |
Texto Completo: | http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/459 |
Resumo: | Ainda que a condição de exclusão social seja uma característica marcante entre as comunidades indígenas brasileiras, a consonância entre criação e consolidação de organizações indígenas formais, bem como a oferta de políticas públicas específicas, entre elas as relacionadas à educação escolar indígena, contribuiu e tem contribuído cada vez mais para o processo de (re)emergência étnica destes coletivos sociais no Brasil. Colocar em tela os efeitos de um processo que tem colaborado para a ampliação da visibilidade social indígena, assim como sua relação com o desenvolvimento estrutural da educação escolar diferenciada no estado de Santa Catarina é o objetivo deste artigo. |
id |
UNESP-18_10f7db73202a6d3ac9f02ab37f822700 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.cedap:article/459 |
network_acronym_str |
UNESP-18 |
network_name_str |
Patrimônio e Memória |
repository_id_str |
|
spelling |
(Re)emergência étnica, identidades indígenas e educação escolar diferenciada no Brasil Meridional: uma abordagem a partir do estado de Santa Catarina / Ethnic (re) emergence, indigenous identities and differentiated education in Southern Brazil: ...Identidade indígena. Educação escolar indígena. Santa Catarina.Ainda que a condição de exclusão social seja uma característica marcante entre as comunidades indígenas brasileiras, a consonância entre criação e consolidação de organizações indígenas formais, bem como a oferta de políticas públicas específicas, entre elas as relacionadas à educação escolar indígena, contribuiu e tem contribuído cada vez mais para o processo de (re)emergência étnica destes coletivos sociais no Brasil. Colocar em tela os efeitos de um processo que tem colaborado para a ampliação da visibilidade social indígena, assim como sua relação com o desenvolvimento estrutural da educação escolar diferenciada no estado de Santa Catarina é o objetivo deste artigo.Patrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaORÇO, Claudio LuizCOSTA, Miguel Ângelo Silva da2014-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/459Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 192-217Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 192-217Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 192-217Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 192-217Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 192-2171808-1967reponame:Patrimônio e Memóriainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/459/760http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/459/102http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/459/103http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/459/104http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/459/105http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/459/106info:eu-repo/semantics/openAccess2014-10-30T12:23:48Zoai:ojs.cedap:article/459Revistahttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/PUBhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/oaipatrimonioememoria@gmail.com||patrimonioememoria@gmail.com||patrimonio-e-memoria@assis.unesp.br1808–19671808–1967opendoar:2014-10-30T12:23:48Patrimônio e Memória - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
(Re)emergência étnica, identidades indígenas e educação escolar diferenciada no Brasil Meridional: uma abordagem a partir do estado de Santa Catarina / Ethnic (re) emergence, indigenous identities and differentiated education in Southern Brazil: ... |
title |
(Re)emergência étnica, identidades indígenas e educação escolar diferenciada no Brasil Meridional: uma abordagem a partir do estado de Santa Catarina / Ethnic (re) emergence, indigenous identities and differentiated education in Southern Brazil: ... |
spellingShingle |
(Re)emergência étnica, identidades indígenas e educação escolar diferenciada no Brasil Meridional: uma abordagem a partir do estado de Santa Catarina / Ethnic (re) emergence, indigenous identities and differentiated education in Southern Brazil: ... ORÇO, Claudio Luiz Identidade indígena. Educação escolar indígena. Santa Catarina. |
title_short |
(Re)emergência étnica, identidades indígenas e educação escolar diferenciada no Brasil Meridional: uma abordagem a partir do estado de Santa Catarina / Ethnic (re) emergence, indigenous identities and differentiated education in Southern Brazil: ... |
title_full |
(Re)emergência étnica, identidades indígenas e educação escolar diferenciada no Brasil Meridional: uma abordagem a partir do estado de Santa Catarina / Ethnic (re) emergence, indigenous identities and differentiated education in Southern Brazil: ... |
title_fullStr |
(Re)emergência étnica, identidades indígenas e educação escolar diferenciada no Brasil Meridional: uma abordagem a partir do estado de Santa Catarina / Ethnic (re) emergence, indigenous identities and differentiated education in Southern Brazil: ... |
title_full_unstemmed |
(Re)emergência étnica, identidades indígenas e educação escolar diferenciada no Brasil Meridional: uma abordagem a partir do estado de Santa Catarina / Ethnic (re) emergence, indigenous identities and differentiated education in Southern Brazil: ... |
title_sort |
(Re)emergência étnica, identidades indígenas e educação escolar diferenciada no Brasil Meridional: uma abordagem a partir do estado de Santa Catarina / Ethnic (re) emergence, indigenous identities and differentiated education in Southern Brazil: ... |
author |
ORÇO, Claudio Luiz |
author_facet |
ORÇO, Claudio Luiz COSTA, Miguel Ângelo Silva da |
author_role |
author |
author2 |
COSTA, Miguel Ângelo Silva da |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ORÇO, Claudio Luiz COSTA, Miguel Ângelo Silva da |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade indígena. Educação escolar indígena. Santa Catarina. |
topic |
Identidade indígena. Educação escolar indígena. Santa Catarina. |
description |
Ainda que a condição de exclusão social seja uma característica marcante entre as comunidades indígenas brasileiras, a consonância entre criação e consolidação de organizações indígenas formais, bem como a oferta de políticas públicas específicas, entre elas as relacionadas à educação escolar indígena, contribuiu e tem contribuído cada vez mais para o processo de (re)emergência étnica destes coletivos sociais no Brasil. Colocar em tela os efeitos de um processo que tem colaborado para a ampliação da visibilidade social indígena, assim como sua relação com o desenvolvimento estrutural da educação escolar diferenciada no estado de Santa Catarina é o objetivo deste artigo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/459 |
url |
http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/459 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/459/760 http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/459/102 http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/459/103 http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/459/104 http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/459/105 http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/459/106 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória |
publisher.none.fl_str_mv |
Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória |
dc.source.none.fl_str_mv |
Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 192-217 Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 192-217 Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 192-217 Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 192-217 Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 192-217 1808-1967 reponame:Patrimônio e Memória instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Patrimônio e Memória |
collection |
Patrimônio e Memória |
repository.name.fl_str_mv |
Patrimônio e Memória - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
patrimonioememoria@gmail.com||patrimonioememoria@gmail.com||patrimonio-e-memoria@assis.unesp.br |
_version_ |
1800215748736450560 |