(Re)emergência étnica, identidades indígenas e educação escolar diferenciada no Brasil Meridional: uma abordagem a partir do estado de Santa Catarina / Ethnic (re) emergence, indigenous identities and differentiated education in Southern Brazil: ...

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ORÇO, Claudio Luiz
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: COSTA, Miguel Ângelo Silva da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Patrimônio e Memória
Texto Completo: http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/459
Resumo: Ainda que a condição de exclusão social seja uma característica marcante entre as comunidades indígenas brasileiras, a consonância entre criação e consolidação de organizações indígenas formais, bem como a oferta de políticas públicas específicas, entre elas as relacionadas à educação escolar indígena, contribuiu e tem contribuído cada vez mais para o processo de (re)emergência étnica destes coletivos sociais no Brasil. Colocar em tela os efeitos de um processo que tem colaborado para a ampliação da visibilidade social indígena, assim como sua relação com o desenvolvimento estrutural da educação escolar diferenciada no estado de Santa Catarina é o objetivo deste artigo.
id UNESP-18_10f7db73202a6d3ac9f02ab37f822700
oai_identifier_str oai:ojs.cedap:article/459
network_acronym_str UNESP-18
network_name_str Patrimônio e Memória
repository_id_str
spelling (Re)emergência étnica, identidades indígenas e educação escolar diferenciada no Brasil Meridional: uma abordagem a partir do estado de Santa Catarina / Ethnic (re) emergence, indigenous identities and differentiated education in Southern Brazil: ...Identidade indígena. Educação escolar indígena. Santa Catarina.Ainda que a condição de exclusão social seja uma característica marcante entre as comunidades indígenas brasileiras, a consonância entre criação e consolidação de organizações indígenas formais, bem como a oferta de políticas públicas específicas, entre elas as relacionadas à educação escolar indígena, contribuiu e tem contribuído cada vez mais para o processo de (re)emergência étnica destes coletivos sociais no Brasil. Colocar em tela os efeitos de um processo que tem colaborado para a ampliação da visibilidade social indígena, assim como sua relação com o desenvolvimento estrutural da educação escolar diferenciada no estado de Santa Catarina é o objetivo deste artigo.Patrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaORÇO, Claudio LuizCOSTA, Miguel Ângelo Silva da2014-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/459Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 192-217Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 192-217Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 192-217Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 192-217Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 192-2171808-1967reponame:Patrimônio e Memóriainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/459/760http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/459/102http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/459/103http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/459/104http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/459/105http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/459/106info:eu-repo/semantics/openAccess2014-10-30T12:23:48Zoai:ojs.cedap:article/459Revistahttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/PUBhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/oaipatrimonioememoria@gmail.com||patrimonioememoria@gmail.com||patrimonio-e-memoria@assis.unesp.br1808–19671808–1967opendoar:2014-10-30T12:23:48Patrimônio e Memória - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv (Re)emergência étnica, identidades indígenas e educação escolar diferenciada no Brasil Meridional: uma abordagem a partir do estado de Santa Catarina / Ethnic (re) emergence, indigenous identities and differentiated education in Southern Brazil: ...
title (Re)emergência étnica, identidades indígenas e educação escolar diferenciada no Brasil Meridional: uma abordagem a partir do estado de Santa Catarina / Ethnic (re) emergence, indigenous identities and differentiated education in Southern Brazil: ...
spellingShingle (Re)emergência étnica, identidades indígenas e educação escolar diferenciada no Brasil Meridional: uma abordagem a partir do estado de Santa Catarina / Ethnic (re) emergence, indigenous identities and differentiated education in Southern Brazil: ...
ORÇO, Claudio Luiz
Identidade indígena. Educação escolar indígena. Santa Catarina.
title_short (Re)emergência étnica, identidades indígenas e educação escolar diferenciada no Brasil Meridional: uma abordagem a partir do estado de Santa Catarina / Ethnic (re) emergence, indigenous identities and differentiated education in Southern Brazil: ...
title_full (Re)emergência étnica, identidades indígenas e educação escolar diferenciada no Brasil Meridional: uma abordagem a partir do estado de Santa Catarina / Ethnic (re) emergence, indigenous identities and differentiated education in Southern Brazil: ...
title_fullStr (Re)emergência étnica, identidades indígenas e educação escolar diferenciada no Brasil Meridional: uma abordagem a partir do estado de Santa Catarina / Ethnic (re) emergence, indigenous identities and differentiated education in Southern Brazil: ...
title_full_unstemmed (Re)emergência étnica, identidades indígenas e educação escolar diferenciada no Brasil Meridional: uma abordagem a partir do estado de Santa Catarina / Ethnic (re) emergence, indigenous identities and differentiated education in Southern Brazil: ...
title_sort (Re)emergência étnica, identidades indígenas e educação escolar diferenciada no Brasil Meridional: uma abordagem a partir do estado de Santa Catarina / Ethnic (re) emergence, indigenous identities and differentiated education in Southern Brazil: ...
author ORÇO, Claudio Luiz
author_facet ORÇO, Claudio Luiz
COSTA, Miguel Ângelo Silva da
author_role author
author2 COSTA, Miguel Ângelo Silva da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv ORÇO, Claudio Luiz
COSTA, Miguel Ângelo Silva da
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade indígena. Educação escolar indígena. Santa Catarina.
topic Identidade indígena. Educação escolar indígena. Santa Catarina.
description Ainda que a condição de exclusão social seja uma característica marcante entre as comunidades indígenas brasileiras, a consonância entre criação e consolidação de organizações indígenas formais, bem como a oferta de políticas públicas específicas, entre elas as relacionadas à educação escolar indígena, contribuiu e tem contribuído cada vez mais para o processo de (re)emergência étnica destes coletivos sociais no Brasil. Colocar em tela os efeitos de um processo que tem colaborado para a ampliação da visibilidade social indígena, assim como sua relação com o desenvolvimento estrutural da educação escolar diferenciada no estado de Santa Catarina é o objetivo deste artigo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/459
url http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/459/760
http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/459/102
http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/459/103
http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/459/104
http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/459/105
http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/459/106
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
publisher.none.fl_str_mv Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
dc.source.none.fl_str_mv Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 192-217
Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 192-217
Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 192-217
Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 192-217
Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 192-217
1808-1967
reponame:Patrimônio e Memória
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Patrimônio e Memória
collection Patrimônio e Memória
repository.name.fl_str_mv Patrimônio e Memória - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv patrimonioememoria@gmail.com||patrimonioememoria@gmail.com||patrimonio-e-memoria@assis.unesp.br
_version_ 1800215748736450560