Ensino de História Indígena: currículo, identidade e diferença / Indigenous History Teaching: curriculum, identity and difference

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALMEIDA NETO, Antonio Simplicio de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Patrimônio e Memória
Texto Completo: http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/461
Resumo: A temática do ensino de História e cultura indígena, objeto da Lei 11.645/2008, está implicada nas discussões sobre currículo e seus desdobramentos. Da mesma forma, não se dissocia do debate, a concepção de história pressuposta no ensino dessa disciplina escolar, especificamente as noções de sujeito, tempo e fato históricos. Também central é a maneira como compreendemos a cultura e a identidade indígenas, para além da concepção que as toma por exóticas, essencialistas, fixas, estáveis, homogêneas e, portanto, a-históricas. Desse modo, serão apresentadas algumas reflexões acerca do ensino dessa temática, pensando intersecções entre currículo, concepção de história e noção de cultura e identidade, tomando esses povos por sujeitos históricos no presente e no passado, condição que dialoga com as possibilidades de romper a invisibilidade indígena no passado e no presente. 
id UNESP-18_1d26bfd9d0469123033e27668d9051b8
oai_identifier_str oai:ojs.cedap:article/461
network_acronym_str UNESP-18
network_name_str Patrimônio e Memória
repository_id_str
spelling Ensino de História Indígena: currículo, identidade e diferença / Indigenous History Teaching: curriculum, identity and differenceEnsino de história indígena. Lei 11.645/2008. Interculturalismo. Hibridismo cultural. Cultura indígena.A temática do ensino de História e cultura indígena, objeto da Lei 11.645/2008, está implicada nas discussões sobre currículo e seus desdobramentos. Da mesma forma, não se dissocia do debate, a concepção de história pressuposta no ensino dessa disciplina escolar, especificamente as noções de sujeito, tempo e fato históricos. Também central é a maneira como compreendemos a cultura e a identidade indígenas, para além da concepção que as toma por exóticas, essencialistas, fixas, estáveis, homogêneas e, portanto, a-históricas. Desse modo, serão apresentadas algumas reflexões acerca do ensino dessa temática, pensando intersecções entre currículo, concepção de história e noção de cultura e identidade, tomando esses povos por sujeitos históricos no presente e no passado, condição que dialoga com as possibilidades de romper a invisibilidade indígena no passado e no presente. Patrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaALMEIDA NETO, Antonio Simplicio de2014-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/461Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 218-234Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 218-234Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 218-234Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 218-234Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 218-2341808-1967reponame:Patrimônio e Memóriainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/461/763info:eu-repo/semantics/openAccess2014-10-30T12:23:48Zoai:ojs.cedap:article/461Revistahttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/PUBhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/oaipatrimonioememoria@gmail.com||patrimonioememoria@gmail.com||patrimonio-e-memoria@assis.unesp.br1808–19671808–1967opendoar:2014-10-30T12:23:48Patrimônio e Memória - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de História Indígena: currículo, identidade e diferença / Indigenous History Teaching: curriculum, identity and difference
title Ensino de História Indígena: currículo, identidade e diferença / Indigenous History Teaching: curriculum, identity and difference
spellingShingle Ensino de História Indígena: currículo, identidade e diferença / Indigenous History Teaching: curriculum, identity and difference
ALMEIDA NETO, Antonio Simplicio de
Ensino de história indígena. Lei 11.645/2008. Interculturalismo. Hibridismo cultural. Cultura indígena.
title_short Ensino de História Indígena: currículo, identidade e diferença / Indigenous History Teaching: curriculum, identity and difference
title_full Ensino de História Indígena: currículo, identidade e diferença / Indigenous History Teaching: curriculum, identity and difference
title_fullStr Ensino de História Indígena: currículo, identidade e diferença / Indigenous History Teaching: curriculum, identity and difference
title_full_unstemmed Ensino de História Indígena: currículo, identidade e diferença / Indigenous History Teaching: curriculum, identity and difference
title_sort Ensino de História Indígena: currículo, identidade e diferença / Indigenous History Teaching: curriculum, identity and difference
author ALMEIDA NETO, Antonio Simplicio de
author_facet ALMEIDA NETO, Antonio Simplicio de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv ALMEIDA NETO, Antonio Simplicio de
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de história indígena. Lei 11.645/2008. Interculturalismo. Hibridismo cultural. Cultura indígena.
topic Ensino de história indígena. Lei 11.645/2008. Interculturalismo. Hibridismo cultural. Cultura indígena.
description A temática do ensino de História e cultura indígena, objeto da Lei 11.645/2008, está implicada nas discussões sobre currículo e seus desdobramentos. Da mesma forma, não se dissocia do debate, a concepção de história pressuposta no ensino dessa disciplina escolar, especificamente as noções de sujeito, tempo e fato históricos. Também central é a maneira como compreendemos a cultura e a identidade indígenas, para além da concepção que as toma por exóticas, essencialistas, fixas, estáveis, homogêneas e, portanto, a-históricas. Desse modo, serão apresentadas algumas reflexões acerca do ensino dessa temática, pensando intersecções entre currículo, concepção de história e noção de cultura e identidade, tomando esses povos por sujeitos históricos no presente e no passado, condição que dialoga com as possibilidades de romper a invisibilidade indígena no passado e no presente. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/461
url http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/461/763
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
publisher.none.fl_str_mv Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
dc.source.none.fl_str_mv Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 218-234
Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 218-234
Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 218-234
Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 218-234
Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 218-234
1808-1967
reponame:Patrimônio e Memória
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Patrimônio e Memória
collection Patrimônio e Memória
repository.name.fl_str_mv Patrimônio e Memória - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv patrimonioememoria@gmail.com||patrimonioememoria@gmail.com||patrimonio-e-memoria@assis.unesp.br
_version_ 1800215749276467201