Ensino de História Indígena: currículo, identidade e diferença / Indigenous History Teaching: curriculum, identity and difference
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Patrimônio e Memória |
Texto Completo: | http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/461 |
Resumo: | A temática do ensino de História e cultura indígena, objeto da Lei 11.645/2008, está implicada nas discussões sobre currículo e seus desdobramentos. Da mesma forma, não se dissocia do debate, a concepção de história pressuposta no ensino dessa disciplina escolar, especificamente as noções de sujeito, tempo e fato históricos. Também central é a maneira como compreendemos a cultura e a identidade indígenas, para além da concepção que as toma por exóticas, essencialistas, fixas, estáveis, homogêneas e, portanto, a-históricas. Desse modo, serão apresentadas algumas reflexões acerca do ensino dessa temática, pensando intersecções entre currículo, concepção de história e noção de cultura e identidade, tomando esses povos por sujeitos históricos no presente e no passado, condição que dialoga com as possibilidades de romper a invisibilidade indígena no passado e no presente. |
id |
UNESP-18_1d26bfd9d0469123033e27668d9051b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.cedap:article/461 |
network_acronym_str |
UNESP-18 |
network_name_str |
Patrimônio e Memória |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de História Indígena: currículo, identidade e diferença / Indigenous History Teaching: curriculum, identity and differenceEnsino de história indígena. Lei 11.645/2008. Interculturalismo. Hibridismo cultural. Cultura indígena.A temática do ensino de História e cultura indígena, objeto da Lei 11.645/2008, está implicada nas discussões sobre currículo e seus desdobramentos. Da mesma forma, não se dissocia do debate, a concepção de história pressuposta no ensino dessa disciplina escolar, especificamente as noções de sujeito, tempo e fato históricos. Também central é a maneira como compreendemos a cultura e a identidade indígenas, para além da concepção que as toma por exóticas, essencialistas, fixas, estáveis, homogêneas e, portanto, a-históricas. Desse modo, serão apresentadas algumas reflexões acerca do ensino dessa temática, pensando intersecções entre currículo, concepção de história e noção de cultura e identidade, tomando esses povos por sujeitos históricos no presente e no passado, condição que dialoga com as possibilidades de romper a invisibilidade indígena no passado e no presente. Patrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaALMEIDA NETO, Antonio Simplicio de2014-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/461Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 218-234Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 218-234Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 218-234Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 218-234Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 218-2341808-1967reponame:Patrimônio e Memóriainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/461/763info:eu-repo/semantics/openAccess2014-10-30T12:23:48Zoai:ojs.cedap:article/461Revistahttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/PUBhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/oaipatrimonioememoria@gmail.com||patrimonioememoria@gmail.com||patrimonio-e-memoria@assis.unesp.br1808–19671808–1967opendoar:2014-10-30T12:23:48Patrimônio e Memória - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de História Indígena: currículo, identidade e diferença / Indigenous History Teaching: curriculum, identity and difference |
title |
Ensino de História Indígena: currículo, identidade e diferença / Indigenous History Teaching: curriculum, identity and difference |
spellingShingle |
Ensino de História Indígena: currículo, identidade e diferença / Indigenous History Teaching: curriculum, identity and difference ALMEIDA NETO, Antonio Simplicio de Ensino de história indígena. Lei 11.645/2008. Interculturalismo. Hibridismo cultural. Cultura indígena. |
title_short |
Ensino de História Indígena: currículo, identidade e diferença / Indigenous History Teaching: curriculum, identity and difference |
title_full |
Ensino de História Indígena: currículo, identidade e diferença / Indigenous History Teaching: curriculum, identity and difference |
title_fullStr |
Ensino de História Indígena: currículo, identidade e diferença / Indigenous History Teaching: curriculum, identity and difference |
title_full_unstemmed |
Ensino de História Indígena: currículo, identidade e diferença / Indigenous History Teaching: curriculum, identity and difference |
title_sort |
Ensino de História Indígena: currículo, identidade e diferença / Indigenous History Teaching: curriculum, identity and difference |
author |
ALMEIDA NETO, Antonio Simplicio de |
author_facet |
ALMEIDA NETO, Antonio Simplicio de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALMEIDA NETO, Antonio Simplicio de |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de história indígena. Lei 11.645/2008. Interculturalismo. Hibridismo cultural. Cultura indígena. |
topic |
Ensino de história indígena. Lei 11.645/2008. Interculturalismo. Hibridismo cultural. Cultura indígena. |
description |
A temática do ensino de História e cultura indígena, objeto da Lei 11.645/2008, está implicada nas discussões sobre currículo e seus desdobramentos. Da mesma forma, não se dissocia do debate, a concepção de história pressuposta no ensino dessa disciplina escolar, especificamente as noções de sujeito, tempo e fato históricos. Também central é a maneira como compreendemos a cultura e a identidade indígenas, para além da concepção que as toma por exóticas, essencialistas, fixas, estáveis, homogêneas e, portanto, a-históricas. Desse modo, serão apresentadas algumas reflexões acerca do ensino dessa temática, pensando intersecções entre currículo, concepção de história e noção de cultura e identidade, tomando esses povos por sujeitos históricos no presente e no passado, condição que dialoga com as possibilidades de romper a invisibilidade indígena no passado e no presente. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/461 |
url |
http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/461 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/461/763 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória |
publisher.none.fl_str_mv |
Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória |
dc.source.none.fl_str_mv |
Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 218-234 Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 218-234 Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 218-234 Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 218-234 Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 218-234 1808-1967 reponame:Patrimônio e Memória instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Patrimônio e Memória |
collection |
Patrimônio e Memória |
repository.name.fl_str_mv |
Patrimônio e Memória - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
patrimonioememoria@gmail.com||patrimonioememoria@gmail.com||patrimonio-e-memoria@assis.unesp.br |
_version_ |
1800215749276467201 |