Transições: música e cinema na primeira metade do século XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Mauricio Mario
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Patrimônio e Memória
Texto Completo: http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/1080
Resumo: Esse é um estudo inicial que procura compreender as propostas da linguagem sonora no cinema da primeira metade do século XX, a observar os usos da velha tonalidade e dos atonalismos recentes em suas respectivas funcionalidades. Trata-se do velho e do novo sistemas sonoros a serem utilizados no cinema nascente. Esse estudo, portanto, propõe observar as mudanças na linguagem e a suas funcionalidades e utilização no cinema do ponto de vista da música em relação à imagem, quer no chamado cinema mudo quer no cinema falado. Propõe-se inicialmente uma observação sobre o esfacelamento paulatino da tonalidade, com ênfase em quatro compositores e a trajetória das mudanças. Trata-se ainda da compreensão da linguagem sonora e das escutas do modernismo, como mais uma proposta de ruptura.
id UNESP-18_1f15d2e0857b7129d0a73c08432479ad
oai_identifier_str oai:ojs.cedap:article/1080
network_acronym_str UNESP-18
network_name_str Patrimônio e Memória
repository_id_str
spelling Transições: música e cinema na primeira metade do século XXCultura; Comunicação; Audiovisual; MúsicaMúsica; Cinema; Século XX; Atonalismo; Linguagem.Esse é um estudo inicial que procura compreender as propostas da linguagem sonora no cinema da primeira metade do século XX, a observar os usos da velha tonalidade e dos atonalismos recentes em suas respectivas funcionalidades. Trata-se do velho e do novo sistemas sonoros a serem utilizados no cinema nascente. Esse estudo, portanto, propõe observar as mudanças na linguagem e a suas funcionalidades e utilização no cinema do ponto de vista da música em relação à imagem, quer no chamado cinema mudo quer no cinema falado. Propõe-se inicialmente uma observação sobre o esfacelamento paulatino da tonalidade, com ênfase em quatro compositores e a trajetória das mudanças. Trata-se ainda da compreensão da linguagem sonora e das escutas do modernismo, como mais uma proposta de ruptura.Patrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaMonteiro, Mauricio Mario2020-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/1080Patrimônio e Memória; v. 16, n. 2 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 374-395Patrimônio e Memória; v. 16, n. 2 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 374-395Patrimônio e Memória; v. 16, n. 2 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 374-395Patrimônio e Memória; v. 16, n. 2 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 374-395Patrimônio e Memória; v. 16, n. 2 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 374-3951808-1967reponame:Patrimônio e Memóriainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/1080/1214http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/1080/1091Direitos autorais 2020 Patrimônio e Memóriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-16T12:38:39Zoai:ojs.cedap:article/1080Revistahttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/PUBhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/oaipatrimonioememoria@gmail.com||patrimonioememoria@gmail.com||patrimonio-e-memoria@assis.unesp.br1808–19671808–1967opendoar:2020-12-16T12:38:39Patrimônio e Memória - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Transições: música e cinema na primeira metade do século XX
title Transições: música e cinema na primeira metade do século XX
spellingShingle Transições: música e cinema na primeira metade do século XX
Monteiro, Mauricio Mario
Cultura; Comunicação; Audiovisual; Música
Música; Cinema; Século XX; Atonalismo; Linguagem.
title_short Transições: música e cinema na primeira metade do século XX
title_full Transições: música e cinema na primeira metade do século XX
title_fullStr Transições: música e cinema na primeira metade do século XX
title_full_unstemmed Transições: música e cinema na primeira metade do século XX
title_sort Transições: música e cinema na primeira metade do século XX
author Monteiro, Mauricio Mario
author_facet Monteiro, Mauricio Mario
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Mauricio Mario
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura; Comunicação; Audiovisual; Música
Música; Cinema; Século XX; Atonalismo; Linguagem.
topic Cultura; Comunicação; Audiovisual; Música
Música; Cinema; Século XX; Atonalismo; Linguagem.
description Esse é um estudo inicial que procura compreender as propostas da linguagem sonora no cinema da primeira metade do século XX, a observar os usos da velha tonalidade e dos atonalismos recentes em suas respectivas funcionalidades. Trata-se do velho e do novo sistemas sonoros a serem utilizados no cinema nascente. Esse estudo, portanto, propõe observar as mudanças na linguagem e a suas funcionalidades e utilização no cinema do ponto de vista da música em relação à imagem, quer no chamado cinema mudo quer no cinema falado. Propõe-se inicialmente uma observação sobre o esfacelamento paulatino da tonalidade, com ênfase em quatro compositores e a trajetória das mudanças. Trata-se ainda da compreensão da linguagem sonora e das escutas do modernismo, como mais uma proposta de ruptura.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/1080
url http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/1080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/1080/1214
http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/1080/1091
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Patrimônio e Memória
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Patrimônio e Memória
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
publisher.none.fl_str_mv Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
dc.source.none.fl_str_mv Patrimônio e Memória; v. 16, n. 2 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 374-395
Patrimônio e Memória; v. 16, n. 2 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 374-395
Patrimônio e Memória; v. 16, n. 2 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 374-395
Patrimônio e Memória; v. 16, n. 2 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 374-395
Patrimônio e Memória; v. 16, n. 2 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 374-395
1808-1967
reponame:Patrimônio e Memória
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Patrimônio e Memória
collection Patrimônio e Memória
repository.name.fl_str_mv Patrimônio e Memória - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv patrimonioememoria@gmail.com||patrimonioememoria@gmail.com||patrimonio-e-memoria@assis.unesp.br
_version_ 1800215748728061952