Transições: música e cinema na primeira metade do século XX
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Patrimônio e Memória |
Texto Completo: | http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/1080 |
Resumo: | Esse é um estudo inicial que procura compreender as propostas da linguagem sonora no cinema da primeira metade do século XX, a observar os usos da velha tonalidade e dos atonalismos recentes em suas respectivas funcionalidades. Trata-se do velho e do novo sistemas sonoros a serem utilizados no cinema nascente. Esse estudo, portanto, propõe observar as mudanças na linguagem e a suas funcionalidades e utilização no cinema do ponto de vista da música em relação à imagem, quer no chamado cinema mudo quer no cinema falado. Propõe-se inicialmente uma observação sobre o esfacelamento paulatino da tonalidade, com ênfase em quatro compositores e a trajetória das mudanças. Trata-se ainda da compreensão da linguagem sonora e das escutas do modernismo, como mais uma proposta de ruptura. |
id |
UNESP-18_1f15d2e0857b7129d0a73c08432479ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.cedap:article/1080 |
network_acronym_str |
UNESP-18 |
network_name_str |
Patrimônio e Memória |
repository_id_str |
|
spelling |
Transições: música e cinema na primeira metade do século XXCultura; Comunicação; Audiovisual; MúsicaMúsica; Cinema; Século XX; Atonalismo; Linguagem.Esse é um estudo inicial que procura compreender as propostas da linguagem sonora no cinema da primeira metade do século XX, a observar os usos da velha tonalidade e dos atonalismos recentes em suas respectivas funcionalidades. Trata-se do velho e do novo sistemas sonoros a serem utilizados no cinema nascente. Esse estudo, portanto, propõe observar as mudanças na linguagem e a suas funcionalidades e utilização no cinema do ponto de vista da música em relação à imagem, quer no chamado cinema mudo quer no cinema falado. Propõe-se inicialmente uma observação sobre o esfacelamento paulatino da tonalidade, com ênfase em quatro compositores e a trajetória das mudanças. Trata-se ainda da compreensão da linguagem sonora e das escutas do modernismo, como mais uma proposta de ruptura.Patrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaMonteiro, Mauricio Mario2020-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/1080Patrimônio e Memória; v. 16, n. 2 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 374-395Patrimônio e Memória; v. 16, n. 2 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 374-395Patrimônio e Memória; v. 16, n. 2 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 374-395Patrimônio e Memória; v. 16, n. 2 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 374-395Patrimônio e Memória; v. 16, n. 2 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 374-3951808-1967reponame:Patrimônio e Memóriainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/1080/1214http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/1080/1091Direitos autorais 2020 Patrimônio e Memóriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-16T12:38:39Zoai:ojs.cedap:article/1080Revistahttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/PUBhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/oaipatrimonioememoria@gmail.com||patrimonioememoria@gmail.com||patrimonio-e-memoria@assis.unesp.br1808–19671808–1967opendoar:2020-12-16T12:38:39Patrimônio e Memória - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transições: música e cinema na primeira metade do século XX |
title |
Transições: música e cinema na primeira metade do século XX |
spellingShingle |
Transições: música e cinema na primeira metade do século XX Monteiro, Mauricio Mario Cultura; Comunicação; Audiovisual; Música Música; Cinema; Século XX; Atonalismo; Linguagem. |
title_short |
Transições: música e cinema na primeira metade do século XX |
title_full |
Transições: música e cinema na primeira metade do século XX |
title_fullStr |
Transições: música e cinema na primeira metade do século XX |
title_full_unstemmed |
Transições: música e cinema na primeira metade do século XX |
title_sort |
Transições: música e cinema na primeira metade do século XX |
author |
Monteiro, Mauricio Mario |
author_facet |
Monteiro, Mauricio Mario |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Mauricio Mario |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura; Comunicação; Audiovisual; Música Música; Cinema; Século XX; Atonalismo; Linguagem. |
topic |
Cultura; Comunicação; Audiovisual; Música Música; Cinema; Século XX; Atonalismo; Linguagem. |
description |
Esse é um estudo inicial que procura compreender as propostas da linguagem sonora no cinema da primeira metade do século XX, a observar os usos da velha tonalidade e dos atonalismos recentes em suas respectivas funcionalidades. Trata-se do velho e do novo sistemas sonoros a serem utilizados no cinema nascente. Esse estudo, portanto, propõe observar as mudanças na linguagem e a suas funcionalidades e utilização no cinema do ponto de vista da música em relação à imagem, quer no chamado cinema mudo quer no cinema falado. Propõe-se inicialmente uma observação sobre o esfacelamento paulatino da tonalidade, com ênfase em quatro compositores e a trajetória das mudanças. Trata-se ainda da compreensão da linguagem sonora e das escutas do modernismo, como mais uma proposta de ruptura. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/1080 |
url |
http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/1080 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/1080/1214 http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/1080/1091 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Patrimônio e Memória info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Patrimônio e Memória |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória |
publisher.none.fl_str_mv |
Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória |
dc.source.none.fl_str_mv |
Patrimônio e Memória; v. 16, n. 2 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 374-395 Patrimônio e Memória; v. 16, n. 2 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 374-395 Patrimônio e Memória; v. 16, n. 2 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 374-395 Patrimônio e Memória; v. 16, n. 2 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 374-395 Patrimônio e Memória; v. 16, n. 2 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 374-395 1808-1967 reponame:Patrimônio e Memória instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Patrimônio e Memória |
collection |
Patrimônio e Memória |
repository.name.fl_str_mv |
Patrimônio e Memória - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
patrimonioememoria@gmail.com||patrimonioememoria@gmail.com||patrimonio-e-memoria@assis.unesp.br |
_version_ |
1800215748728061952 |