Sinfonietta e Psycho, de Bernard Hermann - intersecções entre a música de concerto e a música cinematográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dino, Marcelo José Bellini
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-05012012-214328/
Resumo: Desmistificando a ideia de que música para o cinema e música para as salas de concerto pertencem a universos distintos, na qual a primeira seria inferior à segunda, o presente trabalho propõe a análise musical parcial de duas obras do compositor norte-americano Bernard Herrmann: a Sinfonietta for String Orchestra e a trilha sonora do filme Psycho (Psicose). Ele se desenvolve mostrando a interação e a intersecção do que denominamos domínios da sala de concerto e do meio cinematográfico, analisando essas peças sob a ótica da intertextualidade elemento de forte presença materializado em Psycho pela reutilização de ideias e até mesmo de movimentos integrais da Sinfonietta O trabalho também retrata o desenvolvimento histórico e estético da música para o cinema e discute questões de ordem funcional e formal. É acompanhado de um CD-ROM com os áudios dos trechos analisados e as imagens das sequências do filme que contêm os trechos musicais selecionados para análise.
id USP_3a6bb444e5344c1cdf7f070f8cc85157
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-05012012-214328
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Sinfonietta e Psycho, de Bernard Hermann - intersecções entre a música de concerto e a música cinematográficaSinfonietta e Psycho, de Bernard Herrmann. Intersecções entre a música de concerto e a música cinematográfica.Atonal MusicBernard HerrmannBernard HerrmannIntertextualidadeIntertextualityMúsica AtonalPsicosePsychoSinfoniettaSinfoniettaSound TrackTrilha SonoraDesmistificando a ideia de que música para o cinema e música para as salas de concerto pertencem a universos distintos, na qual a primeira seria inferior à segunda, o presente trabalho propõe a análise musical parcial de duas obras do compositor norte-americano Bernard Herrmann: a Sinfonietta for String Orchestra e a trilha sonora do filme Psycho (Psicose). Ele se desenvolve mostrando a interação e a intersecção do que denominamos domínios da sala de concerto e do meio cinematográfico, analisando essas peças sob a ótica da intertextualidade elemento de forte presença materializado em Psycho pela reutilização de ideias e até mesmo de movimentos integrais da Sinfonietta O trabalho também retrata o desenvolvimento histórico e estético da música para o cinema e discute questões de ordem funcional e formal. É acompanhado de um CD-ROM com os áudios dos trechos analisados e as imagens das sequências do filme que contêm os trechos musicais selecionados para análise.In this work an attempt is made to demystify the idea that music for film and music for concert halls belong to different universes, where the first would carry less value than the second. The Sinfonietta for String Orchestra and the soundtrack from the movie Psycho, two musical works of the american composer Bernard Herrman, will be partially analyzed. The analysis portrays the interaction and intersection of what we call the domains of the concert hall and the cinema, analizing these scores from the perspective of intertextuality which can be seen through the reuse of ideas and even whole movements from the Sinfonietta within the soundtrack of Psycho. The work also depicts the historical development, aesthetics of music for film and discusses issues of its function and form. It is accompanied by a CD-ROM with audio excerpts and sequences from the film which contains the musical excerpts selected for this analysis.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPJardim, Gilmar RobertoDino, Marcelo José Bellini2011-10-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-05012012-214328/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:31Zoai:teses.usp.br:tde-05012012-214328Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sinfonietta e Psycho, de Bernard Hermann - intersecções entre a música de concerto e a música cinematográfica
Sinfonietta e Psycho, de Bernard Herrmann. Intersecções entre a música de concerto e a música cinematográfica.
title Sinfonietta e Psycho, de Bernard Hermann - intersecções entre a música de concerto e a música cinematográfica
spellingShingle Sinfonietta e Psycho, de Bernard Hermann - intersecções entre a música de concerto e a música cinematográfica
Dino, Marcelo José Bellini
Atonal Music
Bernard Herrmann
Bernard Herrmann
Intertextualidade
Intertextuality
Música Atonal
Psicose
Psycho
Sinfonietta
Sinfonietta
Sound Track
Trilha Sonora
title_short Sinfonietta e Psycho, de Bernard Hermann - intersecções entre a música de concerto e a música cinematográfica
title_full Sinfonietta e Psycho, de Bernard Hermann - intersecções entre a música de concerto e a música cinematográfica
title_fullStr Sinfonietta e Psycho, de Bernard Hermann - intersecções entre a música de concerto e a música cinematográfica
title_full_unstemmed Sinfonietta e Psycho, de Bernard Hermann - intersecções entre a música de concerto e a música cinematográfica
title_sort Sinfonietta e Psycho, de Bernard Hermann - intersecções entre a música de concerto e a música cinematográfica
author Dino, Marcelo José Bellini
author_facet Dino, Marcelo José Bellini
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jardim, Gilmar Roberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Dino, Marcelo José Bellini
dc.subject.por.fl_str_mv Atonal Music
Bernard Herrmann
Bernard Herrmann
Intertextualidade
Intertextuality
Música Atonal
Psicose
Psycho
Sinfonietta
Sinfonietta
Sound Track
Trilha Sonora
topic Atonal Music
Bernard Herrmann
Bernard Herrmann
Intertextualidade
Intertextuality
Música Atonal
Psicose
Psycho
Sinfonietta
Sinfonietta
Sound Track
Trilha Sonora
description Desmistificando a ideia de que música para o cinema e música para as salas de concerto pertencem a universos distintos, na qual a primeira seria inferior à segunda, o presente trabalho propõe a análise musical parcial de duas obras do compositor norte-americano Bernard Herrmann: a Sinfonietta for String Orchestra e a trilha sonora do filme Psycho (Psicose). Ele se desenvolve mostrando a interação e a intersecção do que denominamos domínios da sala de concerto e do meio cinematográfico, analisando essas peças sob a ótica da intertextualidade elemento de forte presença materializado em Psycho pela reutilização de ideias e até mesmo de movimentos integrais da Sinfonietta O trabalho também retrata o desenvolvimento histórico e estético da música para o cinema e discute questões de ordem funcional e formal. É acompanhado de um CD-ROM com os áudios dos trechos analisados e as imagens das sequências do filme que contêm os trechos musicais selecionados para análise.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-05012012-214328/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-05012012-214328/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256549113724928