Autenticidade e preservação do Patrimônio Cultural Mundial no Brasil: algumas reflexões a partir da “velha” cidade de Goiás (GO) / Authenticity and preservation of World Cultural Heritage in Brazil: some reflections from the “old” city of Goiás (GO)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Patrimônio e Memória |
Texto Completo: | http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/877 |
Resumo: | Nesse artigo, que tem a cidade de Goiás (GO) como caso de estudo, percebe-se que as intervenções direcionadas à preservação do patrimônio construído respondem a uma noção de autenticidade que vai sendo construída, articulando três momentos importantes do processo de reconhecimento dessa cidade como Patrimônio Cultural, cuja consagração se dá em 2001 com o título de Patrimônio da Humanidade. Se, de um lado, aceita-se que a autenticidade é um conceito complexo e de difícil aplicação, não podendo ser compreendida em termos absolutos, mas em relação a outros valores e sempre considerando que seu reconhecimento depende do contexto cultural em que se encontra determinado bem, em dado tempo e lugar; de outro, a sua consagração - a partir das justificativas apresentadas à Unesco e ao Icomos, por meio de alguns documentos -, enrijece a forma de intervir nos monumentos históricos, dificultando a atribuição de novos valores e significados. |
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Autenticidade e preservação do Patrimônio Cultural Mundial no Brasil: algumas reflexões a partir da “velha” cidade de Goiás (GO) / Authenticity and preservation of World Cultural Heritage in Brazil: some reflections from the “old” city of Goiás (GO)Preservação do Patrimônio; autenticidade; valoresUnesco; Iphan; Icomos; Autenticidade; Patrimônio cultural Mundial.Nesse artigo, que tem a cidade de Goiás (GO) como caso de estudo, percebe-se que as intervenções direcionadas à preservação do patrimônio construído respondem a uma noção de autenticidade que vai sendo construída, articulando três momentos importantes do processo de reconhecimento dessa cidade como Patrimônio Cultural, cuja consagração se dá em 2001 com o título de Patrimônio da Humanidade. Se, de um lado, aceita-se que a autenticidade é um conceito complexo e de difícil aplicação, não podendo ser compreendida em termos absolutos, mas em relação a outros valores e sempre considerando que seu reconhecimento depende do contexto cultural em que se encontra determinado bem, em dado tempo e lugar; de outro, a sua consagração - a partir das justificativas apresentadas à Unesco e ao Icomos, por meio de alguns documentos -, enrijece a forma de intervir nos monumentos históricos, dificultando a atribuição de novos valores e significados.Patrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaOliveira, Carolina Fidalgo de2019-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/877Patrimônio e Memória; v. 15, n. 1 (2019): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 287-314Patrimônio e Memória; v. 15, n. 1 (2019): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 287-314Patrimônio e Memória; v. 15, n. 1 (2019): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 287-314Patrimônio e Memória; v. 15, n. 1 (2019): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 287-314Patrimônio e Memória; v. 15, n. 1 (2019): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 287-3141808-1967reponame:Patrimônio e Memóriainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/877/1057Direitos autorais 2019 Patrimônio e Memóriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-06T18:17:56Zoai:ojs.cedap:article/877Revistahttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/PUBhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/oaipatrimonioememoria@gmail.com||patrimonioememoria@gmail.com||patrimonio-e-memoria@assis.unesp.br1808–19671808–1967opendoar:2020-07-06T18:17:56Patrimônio e Memória - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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Nesse artigo, que tem a cidade de Goiás (GO) como caso de estudo, percebe-se que as intervenções direcionadas à preservação do patrimônio construído respondem a uma noção de autenticidade que vai sendo construída, articulando três momentos importantes do processo de reconhecimento dessa cidade como Patrimônio Cultural, cuja consagração se dá em 2001 com o título de Patrimônio da Humanidade. Se, de um lado, aceita-se que a autenticidade é um conceito complexo e de difícil aplicação, não podendo ser compreendida em termos absolutos, mas em relação a outros valores e sempre considerando que seu reconhecimento depende do contexto cultural em que se encontra determinado bem, em dado tempo e lugar; de outro, a sua consagração - a partir das justificativas apresentadas à Unesco e ao Icomos, por meio de alguns documentos -, enrijece a forma de intervir nos monumentos históricos, dificultando a atribuição de novos valores e significados. |
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