Narrativas, diálogos e continuidades metodológicas da etnociência ao ensino de Ciências Naturais em Escola Quilombola de Caldeirão em Salvaterra (Pará)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Ana D'Arc Martins de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Trindade, Creusa Barbosa dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Patrimônio e Memória
Texto Completo: http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/1310
Resumo: Este artigo traz reflexões de um recorte de pesquisa realizada no ano de 2016, que trata sobre narrativas, diálogos e continuidades metodológicas da etnociência relacionadas ao ensino de ciências naturais, em escola quilombola. Os dados foram coletados em documentos oficiais, entrevistas e diários de campo. As vozes dos sujeitos foram sistematizadas, por meio de eixos da análise textual discursiva. Este artigo tem como objetivo geral analisar essas narrativas, diálogos e continuidades metodológicas da etnociência, relacionadas ao ensino de ciências naturais, considerando 3 professores formadores e 3 Professoras em Formação. Entre os resultados, destacam-se que as metodologias do ensino de ciências compreendem contextos evolutivos da vida dos professores formadores, e das professoras em formação para enxergar sob múltiplas lentes, a interação entre os conhecimentos do currículo escolar e os saberes locais no Quilombo.
id UNESP-18_c8f1c235fd5012e7524158c74bef00ea
oai_identifier_str oai:ojs.cedap:article/1310
network_acronym_str UNESP-18
network_name_str Patrimônio e Memória
repository_id_str
spelling Narrativas, diálogos e continuidades metodológicas da etnociência ao ensino de Ciências Naturais em Escola Quilombola de Caldeirão em Salvaterra (Pará)História. Memórias. Quilombos.Formação; Professores; Metodologias; Etnociência; Quilombola.Este artigo traz reflexões de um recorte de pesquisa realizada no ano de 2016, que trata sobre narrativas, diálogos e continuidades metodológicas da etnociência relacionadas ao ensino de ciências naturais, em escola quilombola. Os dados foram coletados em documentos oficiais, entrevistas e diários de campo. As vozes dos sujeitos foram sistematizadas, por meio de eixos da análise textual discursiva. Este artigo tem como objetivo geral analisar essas narrativas, diálogos e continuidades metodológicas da etnociência, relacionadas ao ensino de ciências naturais, considerando 3 professores formadores e 3 Professoras em Formação. Entre os resultados, destacam-se que as metodologias do ensino de ciências compreendem contextos evolutivos da vida dos professores formadores, e das professoras em formação para enxergar sob múltiplas lentes, a interação entre os conhecimentos do currículo escolar e os saberes locais no Quilombo.Patrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaAzevedo, Ana D'Arc Martins deTrindade, Creusa Barbosa dos Santos2021-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/1310Patrimônio e Memória; v. 17, n. 1 (2021): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 157-177Patrimônio e Memória; v. 17, n. 1 (2021): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 157-177Patrimônio e Memória; v. 17, n. 1 (2021): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 157-177Patrimônio e Memória; v. 17, n. 1 (2021): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 157-177Patrimônio e Memória; v. 17, n. 1 (2021): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 157-1771808-1967reponame:Patrimônio e Memóriainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/1310/1253Direitos autorais 2021 Patrimônio e Memóriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-08T15:42:49Zoai:ojs.cedap:article/1310Revistahttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/PUBhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/oaipatrimonioememoria@gmail.com||patrimonioememoria@gmail.com||patrimonio-e-memoria@assis.unesp.br1808–19671808–1967opendoar:2021-07-08T15:42:49Patrimônio e Memória - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas, diálogos e continuidades metodológicas da etnociência ao ensino de Ciências Naturais em Escola Quilombola de Caldeirão em Salvaterra (Pará)
title Narrativas, diálogos e continuidades metodológicas da etnociência ao ensino de Ciências Naturais em Escola Quilombola de Caldeirão em Salvaterra (Pará)
spellingShingle Narrativas, diálogos e continuidades metodológicas da etnociência ao ensino de Ciências Naturais em Escola Quilombola de Caldeirão em Salvaterra (Pará)
Azevedo, Ana D'Arc Martins de
História. Memórias. Quilombos.
Formação; Professores; Metodologias; Etnociência; Quilombola.
title_short Narrativas, diálogos e continuidades metodológicas da etnociência ao ensino de Ciências Naturais em Escola Quilombola de Caldeirão em Salvaterra (Pará)
title_full Narrativas, diálogos e continuidades metodológicas da etnociência ao ensino de Ciências Naturais em Escola Quilombola de Caldeirão em Salvaterra (Pará)
title_fullStr Narrativas, diálogos e continuidades metodológicas da etnociência ao ensino de Ciências Naturais em Escola Quilombola de Caldeirão em Salvaterra (Pará)
title_full_unstemmed Narrativas, diálogos e continuidades metodológicas da etnociência ao ensino de Ciências Naturais em Escola Quilombola de Caldeirão em Salvaterra (Pará)
title_sort Narrativas, diálogos e continuidades metodológicas da etnociência ao ensino de Ciências Naturais em Escola Quilombola de Caldeirão em Salvaterra (Pará)
author Azevedo, Ana D'Arc Martins de
author_facet Azevedo, Ana D'Arc Martins de
Trindade, Creusa Barbosa dos Santos
author_role author
author2 Trindade, Creusa Barbosa dos Santos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Ana D'Arc Martins de
Trindade, Creusa Barbosa dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv História. Memórias. Quilombos.
Formação; Professores; Metodologias; Etnociência; Quilombola.
topic História. Memórias. Quilombos.
Formação; Professores; Metodologias; Etnociência; Quilombola.
description Este artigo traz reflexões de um recorte de pesquisa realizada no ano de 2016, que trata sobre narrativas, diálogos e continuidades metodológicas da etnociência relacionadas ao ensino de ciências naturais, em escola quilombola. Os dados foram coletados em documentos oficiais, entrevistas e diários de campo. As vozes dos sujeitos foram sistematizadas, por meio de eixos da análise textual discursiva. Este artigo tem como objetivo geral analisar essas narrativas, diálogos e continuidades metodológicas da etnociência, relacionadas ao ensino de ciências naturais, considerando 3 professores formadores e 3 Professoras em Formação. Entre os resultados, destacam-se que as metodologias do ensino de ciências compreendem contextos evolutivos da vida dos professores formadores, e das professoras em formação para enxergar sob múltiplas lentes, a interação entre os conhecimentos do currículo escolar e os saberes locais no Quilombo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-08
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/1310
url http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/1310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/1310/1253
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Patrimônio e Memória
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Patrimônio e Memória
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
publisher.none.fl_str_mv Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
dc.source.none.fl_str_mv Patrimônio e Memória; v. 17, n. 1 (2021): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 157-177
Patrimônio e Memória; v. 17, n. 1 (2021): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 157-177
Patrimônio e Memória; v. 17, n. 1 (2021): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 157-177
Patrimônio e Memória; v. 17, n. 1 (2021): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 157-177
Patrimônio e Memória; v. 17, n. 1 (2021): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 157-177
1808-1967
reponame:Patrimônio e Memória
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Patrimônio e Memória
collection Patrimônio e Memória
repository.name.fl_str_mv Patrimônio e Memória - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv patrimonioememoria@gmail.com||patrimonioememoria@gmail.com||patrimonio-e-memoria@assis.unesp.br
_version_ 1800215748796219392