Narrativas, diálogos e continuidades metodológicas da etnociência ao ensino de Ciências Naturais em Escola Quilombola de Caldeirão em Salvaterra (Pará)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Patrimônio e Memória |
Texto Completo: | http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/1310 |
Resumo: | Este artigo traz reflexões de um recorte de pesquisa realizada no ano de 2016, que trata sobre narrativas, diálogos e continuidades metodológicas da etnociência relacionadas ao ensino de ciências naturais, em escola quilombola. Os dados foram coletados em documentos oficiais, entrevistas e diários de campo. As vozes dos sujeitos foram sistematizadas, por meio de eixos da análise textual discursiva. Este artigo tem como objetivo geral analisar essas narrativas, diálogos e continuidades metodológicas da etnociência, relacionadas ao ensino de ciências naturais, considerando 3 professores formadores e 3 Professoras em Formação. Entre os resultados, destacam-se que as metodologias do ensino de ciências compreendem contextos evolutivos da vida dos professores formadores, e das professoras em formação para enxergar sob múltiplas lentes, a interação entre os conhecimentos do currículo escolar e os saberes locais no Quilombo. |
id |
UNESP-18_c8f1c235fd5012e7524158c74bef00ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.cedap:article/1310 |
network_acronym_str |
UNESP-18 |
network_name_str |
Patrimônio e Memória |
repository_id_str |
|
spelling |
Narrativas, diálogos e continuidades metodológicas da etnociência ao ensino de Ciências Naturais em Escola Quilombola de Caldeirão em Salvaterra (Pará)História. Memórias. Quilombos.Formação; Professores; Metodologias; Etnociência; Quilombola.Este artigo traz reflexões de um recorte de pesquisa realizada no ano de 2016, que trata sobre narrativas, diálogos e continuidades metodológicas da etnociência relacionadas ao ensino de ciências naturais, em escola quilombola. Os dados foram coletados em documentos oficiais, entrevistas e diários de campo. As vozes dos sujeitos foram sistematizadas, por meio de eixos da análise textual discursiva. Este artigo tem como objetivo geral analisar essas narrativas, diálogos e continuidades metodológicas da etnociência, relacionadas ao ensino de ciências naturais, considerando 3 professores formadores e 3 Professoras em Formação. Entre os resultados, destacam-se que as metodologias do ensino de ciências compreendem contextos evolutivos da vida dos professores formadores, e das professoras em formação para enxergar sob múltiplas lentes, a interação entre os conhecimentos do currículo escolar e os saberes locais no Quilombo.Patrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaAzevedo, Ana D'Arc Martins deTrindade, Creusa Barbosa dos Santos2021-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/1310Patrimônio e Memória; v. 17, n. 1 (2021): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 157-177Patrimônio e Memória; v. 17, n. 1 (2021): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 157-177Patrimônio e Memória; v. 17, n. 1 (2021): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 157-177Patrimônio e Memória; v. 17, n. 1 (2021): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 157-177Patrimônio e Memória; v. 17, n. 1 (2021): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 157-1771808-1967reponame:Patrimônio e Memóriainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/1310/1253Direitos autorais 2021 Patrimônio e Memóriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-08T15:42:49Zoai:ojs.cedap:article/1310Revistahttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/PUBhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/oaipatrimonioememoria@gmail.com||patrimonioememoria@gmail.com||patrimonio-e-memoria@assis.unesp.br1808–19671808–1967opendoar:2021-07-08T15:42:49Patrimônio e Memória - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas, diálogos e continuidades metodológicas da etnociência ao ensino de Ciências Naturais em Escola Quilombola de Caldeirão em Salvaterra (Pará) |
title |
Narrativas, diálogos e continuidades metodológicas da etnociência ao ensino de Ciências Naturais em Escola Quilombola de Caldeirão em Salvaterra (Pará) |
spellingShingle |
Narrativas, diálogos e continuidades metodológicas da etnociência ao ensino de Ciências Naturais em Escola Quilombola de Caldeirão em Salvaterra (Pará) Azevedo, Ana D'Arc Martins de História. Memórias. Quilombos. Formação; Professores; Metodologias; Etnociência; Quilombola. |
title_short |
Narrativas, diálogos e continuidades metodológicas da etnociência ao ensino de Ciências Naturais em Escola Quilombola de Caldeirão em Salvaterra (Pará) |
title_full |
Narrativas, diálogos e continuidades metodológicas da etnociência ao ensino de Ciências Naturais em Escola Quilombola de Caldeirão em Salvaterra (Pará) |
title_fullStr |
Narrativas, diálogos e continuidades metodológicas da etnociência ao ensino de Ciências Naturais em Escola Quilombola de Caldeirão em Salvaterra (Pará) |
title_full_unstemmed |
Narrativas, diálogos e continuidades metodológicas da etnociência ao ensino de Ciências Naturais em Escola Quilombola de Caldeirão em Salvaterra (Pará) |
title_sort |
Narrativas, diálogos e continuidades metodológicas da etnociência ao ensino de Ciências Naturais em Escola Quilombola de Caldeirão em Salvaterra (Pará) |
author |
Azevedo, Ana D'Arc Martins de |
author_facet |
Azevedo, Ana D'Arc Martins de Trindade, Creusa Barbosa dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Trindade, Creusa Barbosa dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Ana D'Arc Martins de Trindade, Creusa Barbosa dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História. Memórias. Quilombos. Formação; Professores; Metodologias; Etnociência; Quilombola. |
topic |
História. Memórias. Quilombos. Formação; Professores; Metodologias; Etnociência; Quilombola. |
description |
Este artigo traz reflexões de um recorte de pesquisa realizada no ano de 2016, que trata sobre narrativas, diálogos e continuidades metodológicas da etnociência relacionadas ao ensino de ciências naturais, em escola quilombola. Os dados foram coletados em documentos oficiais, entrevistas e diários de campo. As vozes dos sujeitos foram sistematizadas, por meio de eixos da análise textual discursiva. Este artigo tem como objetivo geral analisar essas narrativas, diálogos e continuidades metodológicas da etnociência, relacionadas ao ensino de ciências naturais, considerando 3 professores formadores e 3 Professoras em Formação. Entre os resultados, destacam-se que as metodologias do ensino de ciências compreendem contextos evolutivos da vida dos professores formadores, e das professoras em formação para enxergar sob múltiplas lentes, a interação entre os conhecimentos do currículo escolar e os saberes locais no Quilombo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-08 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/1310 |
url |
http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/1310 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/1310/1253 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Patrimônio e Memória info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Patrimônio e Memória |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória |
publisher.none.fl_str_mv |
Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória |
dc.source.none.fl_str_mv |
Patrimônio e Memória; v. 17, n. 1 (2021): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 157-177 Patrimônio e Memória; v. 17, n. 1 (2021): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 157-177 Patrimônio e Memória; v. 17, n. 1 (2021): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 157-177 Patrimônio e Memória; v. 17, n. 1 (2021): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 157-177 Patrimônio e Memória; v. 17, n. 1 (2021): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 157-177 1808-1967 reponame:Patrimônio e Memória instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Patrimônio e Memória |
collection |
Patrimônio e Memória |
repository.name.fl_str_mv |
Patrimônio e Memória - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
patrimonioememoria@gmail.com||patrimonioememoria@gmail.com||patrimonio-e-memoria@assis.unesp.br |
_version_ |
1800215748796219392 |