Educação Patrimonial em São Luís do Maranhão sob a percepção de pesquisadores de instituições de ensino formal e gestores de instituições de preservação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Samuel Benison da Costa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cattani, Airton, Pinto, Fábio da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Patrimônio e Memória
Texto Completo: http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/1006
Resumo: Este artigo é um recorte de pesquisa em desenvolvimento junto ao Programa de Pós-graduação em Design da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que tem como objetivo de levantar requisitos para o desenvolvimento de material didático para Educação Patrimonial em São Luís – MA. Para tanto, foi realizada uma série de entrevistas com dezoito voluntários, pesquisadores e gestores, que responderam doze questões que vão desde a origem de seu interesse pessoal com o tema do patrimônio cultural, até sua percepção sobre a prática da Educação Patrimonial em uma cidade que parte de seu Centro Histórico é tombado pela UNESCO como Patrimônio Cultural Mundial. As entrevistas foram planejadas com perguntas abertas, tendo como estratégia uma abordagem não diretiva, a fim de não influenciar os respondentes. Também foram analisados materiais didáticos disponíveis para o trabalho de Educação Patrimonial em ambientes de ensino formal. Os resultados demonstram que o envolvimento emocional da população é um ponto de partida necessário e importante para ações em Educação Patrimonial e a consequente produção de material didático.
id UNESP-18_f51f9189d9a5d9e314511c0dc953404b
oai_identifier_str oai:ojs.cedap:article/1006
network_acronym_str UNESP-18
network_name_str Patrimônio e Memória
repository_id_str
spelling Educação Patrimonial em São Luís do Maranhão sob a percepção de pesquisadores de instituições de ensino formal e gestores de instituições de preservaçãoEducação Patrimonial; Patrimônio CulturalEntrevistas; Educação Patrimonial; Materiais Didáticos; Patrimônio Cultural; Envolvimento Emocional.Este artigo é um recorte de pesquisa em desenvolvimento junto ao Programa de Pós-graduação em Design da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que tem como objetivo de levantar requisitos para o desenvolvimento de material didático para Educação Patrimonial em São Luís – MA. Para tanto, foi realizada uma série de entrevistas com dezoito voluntários, pesquisadores e gestores, que responderam doze questões que vão desde a origem de seu interesse pessoal com o tema do patrimônio cultural, até sua percepção sobre a prática da Educação Patrimonial em uma cidade que parte de seu Centro Histórico é tombado pela UNESCO como Patrimônio Cultural Mundial. As entrevistas foram planejadas com perguntas abertas, tendo como estratégia uma abordagem não diretiva, a fim de não influenciar os respondentes. Também foram analisados materiais didáticos disponíveis para o trabalho de Educação Patrimonial em ambientes de ensino formal. Os resultados demonstram que o envolvimento emocional da população é um ponto de partida necessário e importante para ações em Educação Patrimonial e a consequente produção de material didático.Patrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaCampos, Samuel Benison da CostaCattani, AirtonPinto, Fábio da Silva2020-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/1006Patrimônio e Memória; v. 16, n. 1 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 319-347Patrimônio e Memória; v. 16, n. 1 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 319-347Patrimônio e Memória; v. 16, n. 1 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 319-347Patrimônio e Memória; v. 16, n. 1 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 319-347Patrimônio e Memória; v. 16, n. 1 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 319-3471808-1967reponame:Patrimônio e Memóriainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/1006/1163http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/1006/948http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/1006/949http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/1006/950http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/1006/951http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/1006/952http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/1006/953http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/1006/954http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/1006/955http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/1006/956Direitos autorais 2020 Patrimônio e Memóriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-08T12:40:36Zoai:ojs.cedap:article/1006Revistahttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/PUBhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/oaipatrimonioememoria@gmail.com||patrimonioememoria@gmail.com||patrimonio-e-memoria@assis.unesp.br1808–19671808–1967opendoar:2020-07-08T12:40:36Patrimônio e Memória - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Patrimonial em São Luís do Maranhão sob a percepção de pesquisadores de instituições de ensino formal e gestores de instituições de preservação
title Educação Patrimonial em São Luís do Maranhão sob a percepção de pesquisadores de instituições de ensino formal e gestores de instituições de preservação
spellingShingle Educação Patrimonial em São Luís do Maranhão sob a percepção de pesquisadores de instituições de ensino formal e gestores de instituições de preservação
Campos, Samuel Benison da Costa
Educação Patrimonial; Patrimônio Cultural
Entrevistas; Educação Patrimonial; Materiais Didáticos; Patrimônio Cultural; Envolvimento Emocional.
title_short Educação Patrimonial em São Luís do Maranhão sob a percepção de pesquisadores de instituições de ensino formal e gestores de instituições de preservação
title_full Educação Patrimonial em São Luís do Maranhão sob a percepção de pesquisadores de instituições de ensino formal e gestores de instituições de preservação
title_fullStr Educação Patrimonial em São Luís do Maranhão sob a percepção de pesquisadores de instituições de ensino formal e gestores de instituições de preservação
title_full_unstemmed Educação Patrimonial em São Luís do Maranhão sob a percepção de pesquisadores de instituições de ensino formal e gestores de instituições de preservação
title_sort Educação Patrimonial em São Luís do Maranhão sob a percepção de pesquisadores de instituições de ensino formal e gestores de instituições de preservação
author Campos, Samuel Benison da Costa
author_facet Campos, Samuel Benison da Costa
Cattani, Airton
Pinto, Fábio da Silva
author_role author
author2 Cattani, Airton
Pinto, Fábio da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Samuel Benison da Costa
Cattani, Airton
Pinto, Fábio da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Patrimonial; Patrimônio Cultural
Entrevistas; Educação Patrimonial; Materiais Didáticos; Patrimônio Cultural; Envolvimento Emocional.
topic Educação Patrimonial; Patrimônio Cultural
Entrevistas; Educação Patrimonial; Materiais Didáticos; Patrimônio Cultural; Envolvimento Emocional.
description Este artigo é um recorte de pesquisa em desenvolvimento junto ao Programa de Pós-graduação em Design da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que tem como objetivo de levantar requisitos para o desenvolvimento de material didático para Educação Patrimonial em São Luís – MA. Para tanto, foi realizada uma série de entrevistas com dezoito voluntários, pesquisadores e gestores, que responderam doze questões que vão desde a origem de seu interesse pessoal com o tema do patrimônio cultural, até sua percepção sobre a prática da Educação Patrimonial em uma cidade que parte de seu Centro Histórico é tombado pela UNESCO como Patrimônio Cultural Mundial. As entrevistas foram planejadas com perguntas abertas, tendo como estratégia uma abordagem não diretiva, a fim de não influenciar os respondentes. Também foram analisados materiais didáticos disponíveis para o trabalho de Educação Patrimonial em ambientes de ensino formal. Os resultados demonstram que o envolvimento emocional da população é um ponto de partida necessário e importante para ações em Educação Patrimonial e a consequente produção de material didático.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/1006
url http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/1006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/1006/1163
http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/1006/948
http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/1006/949
http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/1006/950
http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/1006/951
http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/1006/952
http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/1006/953
http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/1006/954
http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/1006/955
http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/1006/956
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Patrimônio e Memória
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Patrimônio e Memória
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
publisher.none.fl_str_mv Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
dc.source.none.fl_str_mv Patrimônio e Memória; v. 16, n. 1 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 319-347
Patrimônio e Memória; v. 16, n. 1 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 319-347
Patrimônio e Memória; v. 16, n. 1 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 319-347
Patrimônio e Memória; v. 16, n. 1 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 319-347
Patrimônio e Memória; v. 16, n. 1 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 319-347
1808-1967
reponame:Patrimônio e Memória
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Patrimônio e Memória
collection Patrimônio e Memória
repository.name.fl_str_mv Patrimônio e Memória - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv patrimonioememoria@gmail.com||patrimonioememoria@gmail.com||patrimonio-e-memoria@assis.unesp.br
_version_ 1800215748740644864