Educação Patrimonial em São Luís do Maranhão sob a percepção de pesquisadores de instituições de ensino formal e gestores de instituições de preservação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Patrimônio e Memória |
Texto Completo: | http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/1006 |
Resumo: | Este artigo é um recorte de pesquisa em desenvolvimento junto ao Programa de Pós-graduação em Design da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que tem como objetivo de levantar requisitos para o desenvolvimento de material didático para Educação Patrimonial em São Luís – MA. Para tanto, foi realizada uma série de entrevistas com dezoito voluntários, pesquisadores e gestores, que responderam doze questões que vão desde a origem de seu interesse pessoal com o tema do patrimônio cultural, até sua percepção sobre a prática da Educação Patrimonial em uma cidade que parte de seu Centro Histórico é tombado pela UNESCO como Patrimônio Cultural Mundial. As entrevistas foram planejadas com perguntas abertas, tendo como estratégia uma abordagem não diretiva, a fim de não influenciar os respondentes. Também foram analisados materiais didáticos disponíveis para o trabalho de Educação Patrimonial em ambientes de ensino formal. Os resultados demonstram que o envolvimento emocional da população é um ponto de partida necessário e importante para ações em Educação Patrimonial e a consequente produção de material didático. |
id |
UNESP-18_f51f9189d9a5d9e314511c0dc953404b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.cedap:article/1006 |
network_acronym_str |
UNESP-18 |
network_name_str |
Patrimônio e Memória |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Patrimonial em São Luís do Maranhão sob a percepção de pesquisadores de instituições de ensino formal e gestores de instituições de preservaçãoEducação Patrimonial; Patrimônio CulturalEntrevistas; Educação Patrimonial; Materiais Didáticos; Patrimônio Cultural; Envolvimento Emocional.Este artigo é um recorte de pesquisa em desenvolvimento junto ao Programa de Pós-graduação em Design da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que tem como objetivo de levantar requisitos para o desenvolvimento de material didático para Educação Patrimonial em São Luís – MA. Para tanto, foi realizada uma série de entrevistas com dezoito voluntários, pesquisadores e gestores, que responderam doze questões que vão desde a origem de seu interesse pessoal com o tema do patrimônio cultural, até sua percepção sobre a prática da Educação Patrimonial em uma cidade que parte de seu Centro Histórico é tombado pela UNESCO como Patrimônio Cultural Mundial. As entrevistas foram planejadas com perguntas abertas, tendo como estratégia uma abordagem não diretiva, a fim de não influenciar os respondentes. Também foram analisados materiais didáticos disponíveis para o trabalho de Educação Patrimonial em ambientes de ensino formal. Os resultados demonstram que o envolvimento emocional da população é um ponto de partida necessário e importante para ações em Educação Patrimonial e a consequente produção de material didático.Patrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaCampos, Samuel Benison da CostaCattani, AirtonPinto, Fábio da Silva2020-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/1006Patrimônio e Memória; v. 16, n. 1 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 319-347Patrimônio e Memória; v. 16, n. 1 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 319-347Patrimônio e Memória; v. 16, n. 1 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 319-347Patrimônio e Memória; v. 16, n. 1 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 319-347Patrimônio e Memória; v. 16, n. 1 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 319-3471808-1967reponame:Patrimônio e Memóriainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/1006/1163http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/1006/948http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/1006/949http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/1006/950http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/1006/951http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/1006/952http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/1006/953http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/1006/954http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/1006/955http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/1006/956Direitos autorais 2020 Patrimônio e Memóriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-08T12:40:36Zoai:ojs.cedap:article/1006Revistahttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/PUBhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/oaipatrimonioememoria@gmail.com||patrimonioememoria@gmail.com||patrimonio-e-memoria@assis.unesp.br1808–19671808–1967opendoar:2020-07-08T12:40:36Patrimônio e Memória - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Patrimonial em São Luís do Maranhão sob a percepção de pesquisadores de instituições de ensino formal e gestores de instituições de preservação |
title |
Educação Patrimonial em São Luís do Maranhão sob a percepção de pesquisadores de instituições de ensino formal e gestores de instituições de preservação |
spellingShingle |
Educação Patrimonial em São Luís do Maranhão sob a percepção de pesquisadores de instituições de ensino formal e gestores de instituições de preservação Campos, Samuel Benison da Costa Educação Patrimonial; Patrimônio Cultural Entrevistas; Educação Patrimonial; Materiais Didáticos; Patrimônio Cultural; Envolvimento Emocional. |
title_short |
Educação Patrimonial em São Luís do Maranhão sob a percepção de pesquisadores de instituições de ensino formal e gestores de instituições de preservação |
title_full |
Educação Patrimonial em São Luís do Maranhão sob a percepção de pesquisadores de instituições de ensino formal e gestores de instituições de preservação |
title_fullStr |
Educação Patrimonial em São Luís do Maranhão sob a percepção de pesquisadores de instituições de ensino formal e gestores de instituições de preservação |
title_full_unstemmed |
Educação Patrimonial em São Luís do Maranhão sob a percepção de pesquisadores de instituições de ensino formal e gestores de instituições de preservação |
title_sort |
Educação Patrimonial em São Luís do Maranhão sob a percepção de pesquisadores de instituições de ensino formal e gestores de instituições de preservação |
author |
Campos, Samuel Benison da Costa |
author_facet |
Campos, Samuel Benison da Costa Cattani, Airton Pinto, Fábio da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Cattani, Airton Pinto, Fábio da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Samuel Benison da Costa Cattani, Airton Pinto, Fábio da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Patrimonial; Patrimônio Cultural Entrevistas; Educação Patrimonial; Materiais Didáticos; Patrimônio Cultural; Envolvimento Emocional. |
topic |
Educação Patrimonial; Patrimônio Cultural Entrevistas; Educação Patrimonial; Materiais Didáticos; Patrimônio Cultural; Envolvimento Emocional. |
description |
Este artigo é um recorte de pesquisa em desenvolvimento junto ao Programa de Pós-graduação em Design da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que tem como objetivo de levantar requisitos para o desenvolvimento de material didático para Educação Patrimonial em São Luís – MA. Para tanto, foi realizada uma série de entrevistas com dezoito voluntários, pesquisadores e gestores, que responderam doze questões que vão desde a origem de seu interesse pessoal com o tema do patrimônio cultural, até sua percepção sobre a prática da Educação Patrimonial em uma cidade que parte de seu Centro Histórico é tombado pela UNESCO como Patrimônio Cultural Mundial. As entrevistas foram planejadas com perguntas abertas, tendo como estratégia uma abordagem não diretiva, a fim de não influenciar os respondentes. Também foram analisados materiais didáticos disponíveis para o trabalho de Educação Patrimonial em ambientes de ensino formal. Os resultados demonstram que o envolvimento emocional da população é um ponto de partida necessário e importante para ações em Educação Patrimonial e a consequente produção de material didático. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/1006 |
url |
http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/1006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/1006/1163 http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/1006/948 http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/1006/949 http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/1006/950 http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/1006/951 http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/1006/952 http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/1006/953 http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/1006/954 http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/1006/955 http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/1006/956 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Patrimônio e Memória info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Patrimônio e Memória |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória |
publisher.none.fl_str_mv |
Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória |
dc.source.none.fl_str_mv |
Patrimônio e Memória; v. 16, n. 1 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 319-347 Patrimônio e Memória; v. 16, n. 1 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 319-347 Patrimônio e Memória; v. 16, n. 1 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 319-347 Patrimônio e Memória; v. 16, n. 1 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 319-347 Patrimônio e Memória; v. 16, n. 1 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 319-347 1808-1967 reponame:Patrimônio e Memória instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Patrimônio e Memória |
collection |
Patrimônio e Memória |
repository.name.fl_str_mv |
Patrimônio e Memória - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
patrimonioememoria@gmail.com||patrimonioememoria@gmail.com||patrimonio-e-memoria@assis.unesp.br |
_version_ |
1800215748740644864 |