A INTELIGÊNCIA DOS FUTUROS CONTINGENTES: INTERROGANDO G. W. LEIBNIZ SOBRE DEUS E A VERDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JESUS, Paulo Renato
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Filosofia da UNESP
Texto Completo: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/transformacao/article/view/5803
Resumo: A presente investigação questiona a essência teo-lógica dos futuros contingentes. Parao efeito, analisa-se, primeiramente, a argumentação segundo a qual, sob certas condições lógicas,teológicas, ontológicas e cosmológicas antinecessitantes, detetadas por G. W. Leibniz (conciliandoa posição de St. Agostinho com a de L. Molina e W. Ockham), a abertura contingente do futuroparece ser compatível com o regime das “verdades contingentes pré-determinadas”, regime enquadradoteologicamente pelo princípio do “futuro melhor” ou do “único futuro verdadeiro”. No entanto, osfuturos contingentes incitam, com e contra Aristóteles, ao desenvolvimento de uma lógica temporale plurivalente, ao modo de J. ?ukasiewicz ou A. Prior. Essa lógica garante a abertura do futuro sem ooneroso custo metafísico da adesão a uma teo-lógica omnideterminante. A crítica do determinismológico, daí resultante, afigura-se mais coadunável com as condições pós-metafísicas inerentes à epistemeagnóstica contemporânea, mas, nesse caso, a abertura do futuro implicaria uma profunda redefiniçãodas próprias ideias e funções de “Deus”, “matéria”, “história” e “verdade”.
id UNESP-19_1a25b1d23a15ca035991b97ace043d9a
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/5803
network_acronym_str UNESP-19
network_name_str Revista de Filosofia da UNESP
spelling A INTELIGÊNCIA DOS FUTUROS CONTINGENTES: INTERROGANDO G. W. LEIBNIZ SOBRE DEUS E A VERDADEA presente investigação questiona a essência teo-lógica dos futuros contingentes. Parao efeito, analisa-se, primeiramente, a argumentação segundo a qual, sob certas condições lógicas,teológicas, ontológicas e cosmológicas antinecessitantes, detetadas por G. W. Leibniz (conciliandoa posição de St. Agostinho com a de L. Molina e W. Ockham), a abertura contingente do futuroparece ser compatível com o regime das “verdades contingentes pré-determinadas”, regime enquadradoteologicamente pelo princípio do “futuro melhor” ou do “único futuro verdadeiro”. No entanto, osfuturos contingentes incitam, com e contra Aristóteles, ao desenvolvimento de uma lógica temporale plurivalente, ao modo de J. ?ukasiewicz ou A. Prior. Essa lógica garante a abertura do futuro sem ooneroso custo metafísico da adesão a uma teo-lógica omnideterminante. A crítica do determinismológico, daí resultante, afigura-se mais coadunável com as condições pós-metafísicas inerentes à epistemeagnóstica contemporânea, mas, nesse caso, a abertura do futuro implicaria uma profunda redefiniçãodas próprias ideias e funções de “Deus”, “matéria”, “história” e “verdade”.TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de FilosofiaTRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia2016-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/transformacao/article/view/5803TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol 39 No 01 (2016)TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; v. 39 n. 01 (2016)0101-31730101-3173reponame:Revista de Filosofia da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttp://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/transformacao/article/view/5803/3958JESUS, Paulo Renatoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-04T10:42:41Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/5803Revistahttp://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/transformacao/oai1980-539X0101-3173opendoar:null2020-08-04 10:42:41.8Revista de Filosofia da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A INTELIGÊNCIA DOS FUTUROS CONTINGENTES: INTERROGANDO G. W. LEIBNIZ SOBRE DEUS E A VERDADE
title A INTELIGÊNCIA DOS FUTUROS CONTINGENTES: INTERROGANDO G. W. LEIBNIZ SOBRE DEUS E A VERDADE
spellingShingle A INTELIGÊNCIA DOS FUTUROS CONTINGENTES: INTERROGANDO G. W. LEIBNIZ SOBRE DEUS E A VERDADE
JESUS, Paulo Renato
title_short A INTELIGÊNCIA DOS FUTUROS CONTINGENTES: INTERROGANDO G. W. LEIBNIZ SOBRE DEUS E A VERDADE
title_full A INTELIGÊNCIA DOS FUTUROS CONTINGENTES: INTERROGANDO G. W. LEIBNIZ SOBRE DEUS E A VERDADE
title_fullStr A INTELIGÊNCIA DOS FUTUROS CONTINGENTES: INTERROGANDO G. W. LEIBNIZ SOBRE DEUS E A VERDADE
title_full_unstemmed A INTELIGÊNCIA DOS FUTUROS CONTINGENTES: INTERROGANDO G. W. LEIBNIZ SOBRE DEUS E A VERDADE
title_sort A INTELIGÊNCIA DOS FUTUROS CONTINGENTES: INTERROGANDO G. W. LEIBNIZ SOBRE DEUS E A VERDADE
author JESUS, Paulo Renato
author_facet JESUS, Paulo Renato
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv JESUS, Paulo Renato
dc.description.none.fl_txt_mv A presente investigação questiona a essência teo-lógica dos futuros contingentes. Parao efeito, analisa-se, primeiramente, a argumentação segundo a qual, sob certas condições lógicas,teológicas, ontológicas e cosmológicas antinecessitantes, detetadas por G. W. Leibniz (conciliandoa posição de St. Agostinho com a de L. Molina e W. Ockham), a abertura contingente do futuroparece ser compatível com o regime das “verdades contingentes pré-determinadas”, regime enquadradoteologicamente pelo princípio do “futuro melhor” ou do “único futuro verdadeiro”. No entanto, osfuturos contingentes incitam, com e contra Aristóteles, ao desenvolvimento de uma lógica temporale plurivalente, ao modo de J. ?ukasiewicz ou A. Prior. Essa lógica garante a abertura do futuro sem ooneroso custo metafísico da adesão a uma teo-lógica omnideterminante. A crítica do determinismológico, daí resultante, afigura-se mais coadunável com as condições pós-metafísicas inerentes à epistemeagnóstica contemporânea, mas, nesse caso, a abertura do futuro implicaria uma profunda redefiniçãodas próprias ideias e funções de “Deus”, “matéria”, “história” e “verdade”.
description A presente investigação questiona a essência teo-lógica dos futuros contingentes. Parao efeito, analisa-se, primeiramente, a argumentação segundo a qual, sob certas condições lógicas,teológicas, ontológicas e cosmológicas antinecessitantes, detetadas por G. W. Leibniz (conciliandoa posição de St. Agostinho com a de L. Molina e W. Ockham), a abertura contingente do futuroparece ser compatível com o regime das “verdades contingentes pré-determinadas”, regime enquadradoteologicamente pelo princípio do “futuro melhor” ou do “único futuro verdadeiro”. No entanto, osfuturos contingentes incitam, com e contra Aristóteles, ao desenvolvimento de uma lógica temporale plurivalente, ao modo de J. ?ukasiewicz ou A. Prior. Essa lógica garante a abertura do futuro sem ooneroso custo metafísico da adesão a uma teo-lógica omnideterminante. A crítica do determinismológico, daí resultante, afigura-se mais coadunável com as condições pós-metafísicas inerentes à epistemeagnóstica contemporânea, mas, nesse caso, a abertura do futuro implicaria uma profunda redefiniçãodas próprias ideias e funções de “Deus”, “matéria”, “história” e “verdade”.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/transformacao/article/view/5803
url http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/transformacao/article/view/5803
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/transformacao/article/view/5803/3958
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia
TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia
publisher.none.fl_str_mv TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia
TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia
dc.source.none.fl_str_mv TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol 39 No 01 (2016)
TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; v. 39 n. 01 (2016)
0101-3173
0101-3173
reponame:Revista de Filosofia da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
reponame_str Revista de Filosofia da UNESP
collection Revista de Filosofia da UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
repository.name.fl_str_mv Revista de Filosofia da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674119824109731840