A virtude da dulia (honra) em Tomás de Aquino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Azevedo Ramos, Felipe
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Filosofia da UNESP
Texto Completo: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/transformacao/article/view/9614
Resumo: A honra foi amplamente tratada por diversos autores antigos, tais como Aristóteles e Cícero. No medievo, Tomás de Aquino retoma alguns temas da Antiguidade, oferecendo uma formulação nova. Para isso, ele se serve do conceito de dulia, superando o tradicional binômio com a latria. Na realidade, ele reputa à dulia uma virtude anexa à justiça que visa prestar honras ou homenagens aos homens excelentes, em particular aos virtuosos. De fato, o Estagirita já considerava a honra como um “prêmio da virtude”. Nesse contexto, percorre-se todo corpus thomisticum para analisar o conceito de dulia e de honra, quando esta se refere ao assunto tratado. Para isso, pergunta- se o que é a dulia propriamente, a quem deve ela ser prestada, se a honra pode ou deve ser desejada, o papel da magnanimidade, como e para que se honra. A proposta tomasiana poderia trazer um novo olhar a respeito da temática, infelizmente um pouco esquecida nos dias de hoje. Recebido: 30/12/2019Aceito: 30/12/2019
id UNESP-19_ef4a44b375a72717f39e80791ee632ea
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/9614
network_acronym_str UNESP-19
network_name_str Revista de Filosofia da UNESP
spelling A virtude da dulia (honra) em Tomás de AquinoThe virtue of dulia (honor) in Thomas AquinasA honra foi amplamente tratada por diversos autores antigos, tais como Aristóteles e Cícero. No medievo, Tomás de Aquino retoma alguns temas da Antiguidade, oferecendo uma formulação nova. Para isso, ele se serve do conceito de dulia, superando o tradicional binômio com a latria. Na realidade, ele reputa à dulia uma virtude anexa à justiça que visa prestar honras ou homenagens aos homens excelentes, em particular aos virtuosos. De fato, o Estagirita já considerava a honra como um “prêmio da virtude”. Nesse contexto, percorre-se todo corpus thomisticum para analisar o conceito de dulia e de honra, quando esta se refere ao assunto tratado. Para isso, pergunta- se o que é a dulia propriamente, a quem deve ela ser prestada, se a honra pode ou deve ser desejada, o papel da magnanimidade, como e para que se honra. A proposta tomasiana poderia trazer um novo olhar a respeito da temática, infelizmente um pouco esquecida nos dias de hoje. Recebido: 30/12/2019Aceito: 30/12/2019Honor was amply dealt with by several ancient authors such as Aristotle and Cicero. In the Middle Ages, Thomas Aquinas revisited certain themes from Antiquity, offering new formulations. To do this, he used the concept of dulia, going beyond the traditional contrast with latria. He regards dulia as a virtue connected to justice and that seeks to pay honour or homage to excellent men, particularly virtuous ones. In fact, Aristotle already regarded honour as a “reward for virtue”. In this article, the body of Thomistic work is explored in order to analyse the concept of dulia and honour. To this end, it is asked what dulia truly is, to whom it should be rendered, whether honour can or should be desired, what the role of magnanimity is, and how honour should be shown and for what. The Thomistic proposal offers a new outlook on a subject which, unfortunately, has been somewhat neglected in the present day. Recebido: 30/12/2019Aceito: 30/12/2019TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de FilosofiaTRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia2020-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/transformacao/article/view/961410.1590/0101-3173.2019.v42esp.15.p265TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol 42 (2019): Número Especial; 265-290TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; v. 42 (2019): Número Especial; 265-2900101-31730101-3173reponame:Revista de Filosofia da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttp://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/transformacao/article/view/9614/6246Copyright (c) 2019 TRANS/FORM/AÇÃO: REVISTA DE FILOSOFIAhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Azevedo Ramos, Felipe2020-08-04T10:42:47Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/9614Revistahttp://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/transformacao/oai1980-539X0101-3173opendoar:null2020-08-04 10:42:48.323Revista de Filosofia da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A virtude da dulia (honra) em Tomás de Aquino
The virtue of dulia (honor) in Thomas Aquinas
title A virtude da dulia (honra) em Tomás de Aquino
spellingShingle A virtude da dulia (honra) em Tomás de Aquino
de Azevedo Ramos, Felipe
title_short A virtude da dulia (honra) em Tomás de Aquino
title_full A virtude da dulia (honra) em Tomás de Aquino
title_fullStr A virtude da dulia (honra) em Tomás de Aquino
title_full_unstemmed A virtude da dulia (honra) em Tomás de Aquino
title_sort A virtude da dulia (honra) em Tomás de Aquino
author de Azevedo Ramos, Felipe
author_facet de Azevedo Ramos, Felipe
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Azevedo Ramos, Felipe
dc.description.none.fl_txt_mv A honra foi amplamente tratada por diversos autores antigos, tais como Aristóteles e Cícero. No medievo, Tomás de Aquino retoma alguns temas da Antiguidade, oferecendo uma formulação nova. Para isso, ele se serve do conceito de dulia, superando o tradicional binômio com a latria. Na realidade, ele reputa à dulia uma virtude anexa à justiça que visa prestar honras ou homenagens aos homens excelentes, em particular aos virtuosos. De fato, o Estagirita já considerava a honra como um “prêmio da virtude”. Nesse contexto, percorre-se todo corpus thomisticum para analisar o conceito de dulia e de honra, quando esta se refere ao assunto tratado. Para isso, pergunta- se o que é a dulia propriamente, a quem deve ela ser prestada, se a honra pode ou deve ser desejada, o papel da magnanimidade, como e para que se honra. A proposta tomasiana poderia trazer um novo olhar a respeito da temática, infelizmente um pouco esquecida nos dias de hoje. Recebido: 30/12/2019Aceito: 30/12/2019
Honor was amply dealt with by several ancient authors such as Aristotle and Cicero. In the Middle Ages, Thomas Aquinas revisited certain themes from Antiquity, offering new formulations. To do this, he used the concept of dulia, going beyond the traditional contrast with latria. He regards dulia as a virtue connected to justice and that seeks to pay honour or homage to excellent men, particularly virtuous ones. In fact, Aristotle already regarded honour as a “reward for virtue”. In this article, the body of Thomistic work is explored in order to analyse the concept of dulia and honour. To this end, it is asked what dulia truly is, to whom it should be rendered, whether honour can or should be desired, what the role of magnanimity is, and how honour should be shown and for what. The Thomistic proposal offers a new outlook on a subject which, unfortunately, has been somewhat neglected in the present day. Recebido: 30/12/2019Aceito: 30/12/2019
description A honra foi amplamente tratada por diversos autores antigos, tais como Aristóteles e Cícero. No medievo, Tomás de Aquino retoma alguns temas da Antiguidade, oferecendo uma formulação nova. Para isso, ele se serve do conceito de dulia, superando o tradicional binômio com a latria. Na realidade, ele reputa à dulia uma virtude anexa à justiça que visa prestar honras ou homenagens aos homens excelentes, em particular aos virtuosos. De fato, o Estagirita já considerava a honra como um “prêmio da virtude”. Nesse contexto, percorre-se todo corpus thomisticum para analisar o conceito de dulia e de honra, quando esta se refere ao assunto tratado. Para isso, pergunta- se o que é a dulia propriamente, a quem deve ela ser prestada, se a honra pode ou deve ser desejada, o papel da magnanimidade, como e para que se honra. A proposta tomasiana poderia trazer um novo olhar a respeito da temática, infelizmente um pouco esquecida nos dias de hoje. Recebido: 30/12/2019Aceito: 30/12/2019
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/transformacao/article/view/9614
10.1590/0101-3173.2019.v42esp.15.p265
url http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/transformacao/article/view/9614
identifier_str_mv 10.1590/0101-3173.2019.v42esp.15.p265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/transformacao/article/view/9614/6246
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 TRANS/FORM/AÇÃO: REVISTA DE FILOSOFIA
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 TRANS/FORM/AÇÃO: REVISTA DE FILOSOFIA
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia
TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia
publisher.none.fl_str_mv TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia
TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia
dc.source.none.fl_str_mv TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol 42 (2019): Número Especial; 265-290
TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; v. 42 (2019): Número Especial; 265-290
0101-3173
0101-3173
reponame:Revista de Filosofia da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
reponame_str Revista de Filosofia da UNESP
collection Revista de Filosofia da UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
repository.name.fl_str_mv Revista de Filosofia da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674119824963272704