Capacidade de ação solvente do eucaliptol e xilol sobre diferentes cimentos endodônticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tanomaru Filho, Mário
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Gouveia Jorge, Érica, Guerreiro Tanomaru, Juliane Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Dental Science
Texto Completo: https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/209
Resumo:   A remoção de material obturador durante o retratamento endodônico pode dificultar a limpeza dos canais radiculares. Este estudo teve como objetivo a avaliação da capacidade solvente do eucaliptol e xilol sobre cinco cimentos obturadores. Os materiais avaliados foram: AH Plus, Intrafill e os novos cimentos Roeko Seal (à base de silicone), Epiphany e Endo-Rez (à base de resina). Foram confeccionados corpos-de-prova circulares com 10 mm de diâmetro e 1 mm de espessura para cada cimento, os quais foram mantidos em estufa a 37oC por 48 h e depois divididos em 4 partes. Cada corpo-de-prova foi mantido em estufa e pesado em balança de precisão a cada 24 h até a estabilização da massa, quando a massa inicial foi determinada. Em seguida, os corpos-de-prova (n=8) foram imersos por 10 minutos nas soluções solventes avaliadas (eucaliptol e xilol). Depois de 48 h em estufa a 37ºC, foram realizadas novas pesagens a cada 24 h, até a estabilização (massa final). A diferença das massas final e inicial determinou a capacidade solvente sobre cada material. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância (????=0,05) demonstrando maior ação solvente do eucaliptol sobre o Intrafill, seguido pelo Epiphany e menor atuação sobre o AH Plus e Endo-Rez (p<0,05). O xilol apresentou maior ação solvente sobre o Intrafill e menor atuação sobre o AH Plus e o Endo-Rez (p<0,05). Conclui-se que os solventes eucaliptol e xilol apresentam pouca ação sobre os cimentos AH Plus e Endo-Rez, sendo mais efetivos sobre o cimento Intrafill.
id UNESP-20_2b50d03961e829554cd97e2bc57271c0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/209
network_acronym_str UNESP-20
network_name_str Brazilian Dental Science
repository_id_str
spelling Capacidade de ação solvente do eucaliptol e xilol sobre diferentes cimentos endodônticos  A remoção de material obturador durante o retratamento endodônico pode dificultar a limpeza dos canais radiculares. Este estudo teve como objetivo a avaliação da capacidade solvente do eucaliptol e xilol sobre cinco cimentos obturadores. Os materiais avaliados foram: AH Plus, Intrafill e os novos cimentos Roeko Seal (à base de silicone), Epiphany e Endo-Rez (à base de resina). Foram confeccionados corpos-de-prova circulares com 10 mm de diâmetro e 1 mm de espessura para cada cimento, os quais foram mantidos em estufa a 37oC por 48 h e depois divididos em 4 partes. Cada corpo-de-prova foi mantido em estufa e pesado em balança de precisão a cada 24 h até a estabilização da massa, quando a massa inicial foi determinada. Em seguida, os corpos-de-prova (n=8) foram imersos por 10 minutos nas soluções solventes avaliadas (eucaliptol e xilol). Depois de 48 h em estufa a 37ºC, foram realizadas novas pesagens a cada 24 h, até a estabilização (massa final). A diferença das massas final e inicial determinou a capacidade solvente sobre cada material. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância (????=0,05) demonstrando maior ação solvente do eucaliptol sobre o Intrafill, seguido pelo Epiphany e menor atuação sobre o AH Plus e Endo-Rez (p<0,05). O xilol apresentou maior ação solvente sobre o Intrafill e menor atuação sobre o AH Plus e o Endo-Rez (p<0,05). Conclui-se que os solventes eucaliptol e xilol apresentam pouca ação sobre os cimentos AH Plus e Endo-Rez, sendo mais efetivos sobre o cimento Intrafill.Institute of Science and Technology of São José dos Campos2010-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/20910.14295/bds.2006.v9i3.209Brazilian Dental Science; Vol. 9 No. 3 (2006)Brazilian Dental Science; v. 9 n. 3 (2006)2178-6011reponame:Brazilian Dental Scienceinstname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)instacron:UNESPporhttps://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/209/153Tanomaru Filho, MárioGouveia Jorge, ÉricaGuerreiro Tanomaru, Juliane Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T09:12:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/209Revistahttp://bds.ict.unesp.br/PUBhttp://ojs.fosjc.unesp.br/index.php/index/oaisergio@fosjc.unesp.br||sergio@fosjc.unesp.br2178-60112178-6011opendoar:2022-11-08T16:29:26.435743Brazilian Dental Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Capacidade de ação solvente do eucaliptol e xilol sobre diferentes cimentos endodônticos
title Capacidade de ação solvente do eucaliptol e xilol sobre diferentes cimentos endodônticos
spellingShingle Capacidade de ação solvente do eucaliptol e xilol sobre diferentes cimentos endodônticos
Tanomaru Filho, Mário
title_short Capacidade de ação solvente do eucaliptol e xilol sobre diferentes cimentos endodônticos
title_full Capacidade de ação solvente do eucaliptol e xilol sobre diferentes cimentos endodônticos
title_fullStr Capacidade de ação solvente do eucaliptol e xilol sobre diferentes cimentos endodônticos
title_full_unstemmed Capacidade de ação solvente do eucaliptol e xilol sobre diferentes cimentos endodônticos
title_sort Capacidade de ação solvente do eucaliptol e xilol sobre diferentes cimentos endodônticos
author Tanomaru Filho, Mário
author_facet Tanomaru Filho, Mário
Gouveia Jorge, Érica
Guerreiro Tanomaru, Juliane Maria
author_role author
author2 Gouveia Jorge, Érica
Guerreiro Tanomaru, Juliane Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tanomaru Filho, Mário
Gouveia Jorge, Érica
Guerreiro Tanomaru, Juliane Maria
description   A remoção de material obturador durante o retratamento endodônico pode dificultar a limpeza dos canais radiculares. Este estudo teve como objetivo a avaliação da capacidade solvente do eucaliptol e xilol sobre cinco cimentos obturadores. Os materiais avaliados foram: AH Plus, Intrafill e os novos cimentos Roeko Seal (à base de silicone), Epiphany e Endo-Rez (à base de resina). Foram confeccionados corpos-de-prova circulares com 10 mm de diâmetro e 1 mm de espessura para cada cimento, os quais foram mantidos em estufa a 37oC por 48 h e depois divididos em 4 partes. Cada corpo-de-prova foi mantido em estufa e pesado em balança de precisão a cada 24 h até a estabilização da massa, quando a massa inicial foi determinada. Em seguida, os corpos-de-prova (n=8) foram imersos por 10 minutos nas soluções solventes avaliadas (eucaliptol e xilol). Depois de 48 h em estufa a 37ºC, foram realizadas novas pesagens a cada 24 h, até a estabilização (massa final). A diferença das massas final e inicial determinou a capacidade solvente sobre cada material. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância (????=0,05) demonstrando maior ação solvente do eucaliptol sobre o Intrafill, seguido pelo Epiphany e menor atuação sobre o AH Plus e Endo-Rez (p<0,05). O xilol apresentou maior ação solvente sobre o Intrafill e menor atuação sobre o AH Plus e o Endo-Rez (p<0,05). Conclui-se que os solventes eucaliptol e xilol apresentam pouca ação sobre os cimentos AH Plus e Endo-Rez, sendo mais efetivos sobre o cimento Intrafill.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/209
10.14295/bds.2006.v9i3.209
url https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/209
identifier_str_mv 10.14295/bds.2006.v9i3.209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/209/153
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Institute of Science and Technology of São José dos Campos
publisher.none.fl_str_mv Institute of Science and Technology of São José dos Campos
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Dental Science; Vol. 9 No. 3 (2006)
Brazilian Dental Science; v. 9 n. 3 (2006)
2178-6011
reponame:Brazilian Dental Science
instname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Brazilian Dental Science
collection Brazilian Dental Science
repository.name.fl_str_mv Brazilian Dental Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv sergio@fosjc.unesp.br||sergio@fosjc.unesp.br
_version_ 1788346896408903680