Comparação do conhecimento sobre cárie dental e higiene bucal entre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Dental Science |
Texto Completo: | https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/412 |
Resumo: | Sabendo-se que os professores atuam como educadores na formação de opiniões e na assimilação de informações, e que a educação é o principal instrumento para prevenção da cárie dental realizou-se um estudo para verificar o conhecimento sobre a etiologia, as características e a prevenção desta patologia bem como o comportamento de higiene bucal de professores do ensino fundamental da cidade de Araraquara. A amostra foi estratificada e delineada aleatoriamente, sendo composta por dois grupos (escola central; escola periférica). O instrumento de medida utilizado foi um questionário composto por questões abertas (subjetivas) sendo que, as respostas foram avaliadas e organizadas por escores. Estes foram analisados através de estatística descritiva e os dois grupos comparados por meio do teste não-paramétrico de Mann-Whitney através da utilização do programa SPSS. Os resultados demonstraram que houve diferença significativa entre os grupos quanto ao conhecimento sobre as doenças bucais causadas pela placa bacteriana (p=0.034); a etiologia da cárie dental (p=0.016); a importância da higienização bucal (p=0.005) e a função do flúor (p=0.013). Entretanto, nos dois grupos, pôde-se observar que apesar dos cuidados de higiene bucal terem se mostrado satisfatórios o mesmo não ocorre com o conhecimento sobre a etiologia e as características da cárie dental. Estes achados salientam a necessidade de incorporar os professores nos programas educativos-preventivos em saúde bucal visando a aquisição de conceitos adequados que poderão ser transmitidos aos alunos independente das características do grupo. |
id |
UNESP-20_6cf15f409cecc16fe2007e8741143b78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/412 |
network_acronym_str |
UNESP-20 |
network_name_str |
Brazilian Dental Science |
repository_id_str |
|
spelling |
Comparação do conhecimento sobre cárie dental e higiene bucal entreSabendo-se que os professores atuam como educadores na formação de opiniões e na assimilação de informações, e que a educação é o principal instrumento para prevenção da cárie dental realizou-se um estudo para verificar o conhecimento sobre a etiologia, as características e a prevenção desta patologia bem como o comportamento de higiene bucal de professores do ensino fundamental da cidade de Araraquara. A amostra foi estratificada e delineada aleatoriamente, sendo composta por dois grupos (escola central; escola periférica). O instrumento de medida utilizado foi um questionário composto por questões abertas (subjetivas) sendo que, as respostas foram avaliadas e organizadas por escores. Estes foram analisados através de estatística descritiva e os dois grupos comparados por meio do teste não-paramétrico de Mann-Whitney através da utilização do programa SPSS. Os resultados demonstraram que houve diferença significativa entre os grupos quanto ao conhecimento sobre as doenças bucais causadas pela placa bacteriana (p=0.034); a etiologia da cárie dental (p=0.016); a importância da higienização bucal (p=0.005) e a função do flúor (p=0.013). Entretanto, nos dois grupos, pôde-se observar que apesar dos cuidados de higiene bucal terem se mostrado satisfatórios o mesmo não ocorre com o conhecimento sobre a etiologia e as características da cárie dental. Estes achados salientam a necessidade de incorporar os professores nos programas educativos-preventivos em saúde bucal visando a aquisição de conceitos adequados que poderão ser transmitidos aos alunos independente das características do grupo.Institute of Science and Technology of São José dos Campos2010-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/41210.14295/bds.2004.v7i1.412Brazilian Dental Science; Vol. 7 No. 1 (2004)Brazilian Dental Science; v. 7 n. 1 (2004)2178-6011reponame:Brazilian Dental Scienceinstname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)instacron:UNESPporhttps://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/412/338Campos, Juliana Alvares D. B.Garcia, Patrícia P. N. S.info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-02T17:52:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/412Revistahttp://bds.ict.unesp.br/PUBhttp://ojs.fosjc.unesp.br/index.php/index/oaisergio@fosjc.unesp.br||sergio@fosjc.unesp.br2178-60112178-6011opendoar:2022-11-08T16:29:35.674509Brazilian Dental Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comparação do conhecimento sobre cárie dental e higiene bucal entre |
title |
Comparação do conhecimento sobre cárie dental e higiene bucal entre |
spellingShingle |
Comparação do conhecimento sobre cárie dental e higiene bucal entre Campos, Juliana Alvares D. B. |
title_short |
Comparação do conhecimento sobre cárie dental e higiene bucal entre |
title_full |
Comparação do conhecimento sobre cárie dental e higiene bucal entre |
title_fullStr |
Comparação do conhecimento sobre cárie dental e higiene bucal entre |
title_full_unstemmed |
Comparação do conhecimento sobre cárie dental e higiene bucal entre |
title_sort |
Comparação do conhecimento sobre cárie dental e higiene bucal entre |
author |
Campos, Juliana Alvares D. B. |
author_facet |
Campos, Juliana Alvares D. B. Garcia, Patrícia P. N. S. |
author_role |
author |
author2 |
Garcia, Patrícia P. N. S. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Juliana Alvares D. B. Garcia, Patrícia P. N. S. |
description |
Sabendo-se que os professores atuam como educadores na formação de opiniões e na assimilação de informações, e que a educação é o principal instrumento para prevenção da cárie dental realizou-se um estudo para verificar o conhecimento sobre a etiologia, as características e a prevenção desta patologia bem como o comportamento de higiene bucal de professores do ensino fundamental da cidade de Araraquara. A amostra foi estratificada e delineada aleatoriamente, sendo composta por dois grupos (escola central; escola periférica). O instrumento de medida utilizado foi um questionário composto por questões abertas (subjetivas) sendo que, as respostas foram avaliadas e organizadas por escores. Estes foram analisados através de estatística descritiva e os dois grupos comparados por meio do teste não-paramétrico de Mann-Whitney através da utilização do programa SPSS. Os resultados demonstraram que houve diferença significativa entre os grupos quanto ao conhecimento sobre as doenças bucais causadas pela placa bacteriana (p=0.034); a etiologia da cárie dental (p=0.016); a importância da higienização bucal (p=0.005) e a função do flúor (p=0.013). Entretanto, nos dois grupos, pôde-se observar que apesar dos cuidados de higiene bucal terem se mostrado satisfatórios o mesmo não ocorre com o conhecimento sobre a etiologia e as características da cárie dental. Estes achados salientam a necessidade de incorporar os professores nos programas educativos-preventivos em saúde bucal visando a aquisição de conceitos adequados que poderão ser transmitidos aos alunos independente das características do grupo. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/412 10.14295/bds.2004.v7i1.412 |
url |
https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/412 |
identifier_str_mv |
10.14295/bds.2004.v7i1.412 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/412/338 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Institute of Science and Technology of São José dos Campos |
publisher.none.fl_str_mv |
Institute of Science and Technology of São José dos Campos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Dental Science; Vol. 7 No. 1 (2004) Brazilian Dental Science; v. 7 n. 1 (2004) 2178-6011 reponame:Brazilian Dental Science instname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Brazilian Dental Science |
collection |
Brazilian Dental Science |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Dental Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sergio@fosjc.unesp.br||sergio@fosjc.unesp.br |
_version_ |
1788346897248813056 |