Avaliação clínica da adaptação de apoios em cíngulo para prótese parcial removível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nagayassu, Marcos P.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Murakami, Júlio T., N. Junior, Lafayette, Pavanelli, Carlos A., Uemura, Eduardo S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Dental Science
Texto Completo: https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/425
Resumo: O objetivo deste trabalho in vivo foi avaliar a adaptação de apoios em cíngulo confeccionados sobre esmalte ou resina composta em Próteses Parciais Removíveis. Após a prova e ajuste da armação metálica e anteriormente ao registro da relação maxilo-mandibular foram selecionados caninos com apoios considerados adaptados clinicamente, totalizando uma amostra de 16 apoios em esmalte (Grupo A) e 16 apoios em resina composta (Grupo B). A adaptação foi verificada utilizando uma silicona por condensação leve (Heraeus Kulzer). O material foi manipulado e colocado na face interna do apoio, em seguida a armação metálica foi inserida na boca de acordo com a trajetória de inserção até a posição de assentamento final. Após a polimerização, o material adere a armação metálica que foi removida da boca. Outra silicona por condensação média (3M) foi colocada sobre o material anterior, formando o corpo-de-prova, que foi seccionado longitudinalmente na região mais profunda do preparo. Sua espessura mostrou o grau de adaptação entre a fundição e o dente suporte. As medidas foram feitas utilizando projetor de perfil (MP320- Carl Zeiss, JENA). Os resultados foram analisados através do Teste de Mann-Whitney (5%), onde foi observada uma diferença significante (p=0,017) entre os dois grupos(Grupo A= 0,584 ± 0,325mm e Grupo B= 0,311 ± 0,237mm). Os apoios confeccionados sobre resina composta apresentaram uma melhor adaptação ao preparo para apoio do que os realizados sobre esmalte.
id UNESP-20_a0b5b383d01250d475ee7c14543b4aac
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/425
network_acronym_str UNESP-20
network_name_str Brazilian Dental Science
repository_id_str
spelling Avaliação clínica da adaptação de apoios em cíngulo para prótese parcial removívelO objetivo deste trabalho in vivo foi avaliar a adaptação de apoios em cíngulo confeccionados sobre esmalte ou resina composta em Próteses Parciais Removíveis. Após a prova e ajuste da armação metálica e anteriormente ao registro da relação maxilo-mandibular foram selecionados caninos com apoios considerados adaptados clinicamente, totalizando uma amostra de 16 apoios em esmalte (Grupo A) e 16 apoios em resina composta (Grupo B). A adaptação foi verificada utilizando uma silicona por condensação leve (Heraeus Kulzer). O material foi manipulado e colocado na face interna do apoio, em seguida a armação metálica foi inserida na boca de acordo com a trajetória de inserção até a posição de assentamento final. Após a polimerização, o material adere a armação metálica que foi removida da boca. Outra silicona por condensação média (3M) foi colocada sobre o material anterior, formando o corpo-de-prova, que foi seccionado longitudinalmente na região mais profunda do preparo. Sua espessura mostrou o grau de adaptação entre a fundição e o dente suporte. As medidas foram feitas utilizando projetor de perfil (MP320- Carl Zeiss, JENA). Os resultados foram analisados através do Teste de Mann-Whitney (5%), onde foi observada uma diferença significante (p=0,017) entre os dois grupos(Grupo A= 0,584 ± 0,325mm e Grupo B= 0,311 ± 0,237mm). Os apoios confeccionados sobre resina composta apresentaram uma melhor adaptação ao preparo para apoio do que os realizados sobre esmalte.Institute of Science and Technology of São José dos Campos2010-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/42510.14295/bds.2005.v8i3.425Brazilian Dental Science; Vol. 8 No. 3 (2005)Brazilian Dental Science; v. 8 n. 3 (2005)2178-6011reponame:Brazilian Dental Scienceinstname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)instacron:UNESPporhttps://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/425/352Nagayassu, Marcos P.Murakami, Júlio T.N. Junior, LafayettePavanelli, Carlos A.Uemura, Eduardo S.info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T09:12:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/425Revistahttp://bds.ict.unesp.br/PUBhttp://ojs.fosjc.unesp.br/index.php/index/oaisergio@fosjc.unesp.br||sergio@fosjc.unesp.br2178-60112178-6011opendoar:2022-11-08T16:29:36.436461Brazilian Dental Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação clínica da adaptação de apoios em cíngulo para prótese parcial removível
title Avaliação clínica da adaptação de apoios em cíngulo para prótese parcial removível
spellingShingle Avaliação clínica da adaptação de apoios em cíngulo para prótese parcial removível
Nagayassu, Marcos P.
title_short Avaliação clínica da adaptação de apoios em cíngulo para prótese parcial removível
title_full Avaliação clínica da adaptação de apoios em cíngulo para prótese parcial removível
title_fullStr Avaliação clínica da adaptação de apoios em cíngulo para prótese parcial removível
title_full_unstemmed Avaliação clínica da adaptação de apoios em cíngulo para prótese parcial removível
title_sort Avaliação clínica da adaptação de apoios em cíngulo para prótese parcial removível
author Nagayassu, Marcos P.
author_facet Nagayassu, Marcos P.
Murakami, Júlio T.
N. Junior, Lafayette
Pavanelli, Carlos A.
Uemura, Eduardo S.
author_role author
author2 Murakami, Júlio T.
N. Junior, Lafayette
Pavanelli, Carlos A.
Uemura, Eduardo S.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nagayassu, Marcos P.
Murakami, Júlio T.
N. Junior, Lafayette
Pavanelli, Carlos A.
Uemura, Eduardo S.
description O objetivo deste trabalho in vivo foi avaliar a adaptação de apoios em cíngulo confeccionados sobre esmalte ou resina composta em Próteses Parciais Removíveis. Após a prova e ajuste da armação metálica e anteriormente ao registro da relação maxilo-mandibular foram selecionados caninos com apoios considerados adaptados clinicamente, totalizando uma amostra de 16 apoios em esmalte (Grupo A) e 16 apoios em resina composta (Grupo B). A adaptação foi verificada utilizando uma silicona por condensação leve (Heraeus Kulzer). O material foi manipulado e colocado na face interna do apoio, em seguida a armação metálica foi inserida na boca de acordo com a trajetória de inserção até a posição de assentamento final. Após a polimerização, o material adere a armação metálica que foi removida da boca. Outra silicona por condensação média (3M) foi colocada sobre o material anterior, formando o corpo-de-prova, que foi seccionado longitudinalmente na região mais profunda do preparo. Sua espessura mostrou o grau de adaptação entre a fundição e o dente suporte. As medidas foram feitas utilizando projetor de perfil (MP320- Carl Zeiss, JENA). Os resultados foram analisados através do Teste de Mann-Whitney (5%), onde foi observada uma diferença significante (p=0,017) entre os dois grupos(Grupo A= 0,584 ± 0,325mm e Grupo B= 0,311 ± 0,237mm). Os apoios confeccionados sobre resina composta apresentaram uma melhor adaptação ao preparo para apoio do que os realizados sobre esmalte.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/425
10.14295/bds.2005.v8i3.425
url https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/425
identifier_str_mv 10.14295/bds.2005.v8i3.425
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/425/352
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Institute of Science and Technology of São José dos Campos
publisher.none.fl_str_mv Institute of Science and Technology of São José dos Campos
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Dental Science; Vol. 8 No. 3 (2005)
Brazilian Dental Science; v. 8 n. 3 (2005)
2178-6011
reponame:Brazilian Dental Science
instname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Brazilian Dental Science
collection Brazilian Dental Science
repository.name.fl_str_mv Brazilian Dental Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv sergio@fosjc.unesp.br||sergio@fosjc.unesp.br
_version_ 1788346897434411008