Efeitos de 03 dietas alcoólicas na reparação óssea em tíbia de ratos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Buchaim, Rogério
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Buchaim, Daniela, Andreo, Jesus, Roque, Domingos, Roque, José, Rodrigues, Antônio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Dental Science
Texto Completo: https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/346
Resumo: Os efeitos do uso abusivo e prolongado do álcool sobre vários tecidos, incluindo o ósseo, têm sido amplamente estudados. A quantidade de defeitos ósseos criados cirurgicamente e pelos vários tipos de acidentes tem aumentado e existe uma preocupação muito grande quanto ao reparo desses defeitos, associados ao alcoolismo. O objetivo desta pesquisa foi de observar histologicamente os efeitos de 03 dietas alcoólicas na reparação óssea e se o aumento da concentração do álcool também interfere neste fenômeno. Foram utilizados 64 ratos machos (Rattus norvegicus), divididos em 4 grupos de 16 animais cada, assim distribuídos: Grupo controle (C) – animais que não receberam álcool; Grupos Experimentais I, II e III (EI, EII e EIII, respectivamente) - animais que foram submetidos à alcoolização de 6%, 15% e 25% respectivamente, por um período de 90 dias. Após este período a tíbia esquerda de todos os animais foi submetida a uma cirurgia onde se realizou uma cavidade no sentido longitudinal. Quatro animais de cada grupo foram sacrificados em períodos de 10, 20, 40 e 60 dias contados a partir do dia da cirurgia experimental. As tíbias foram retiradas, processadas histologicamente e submetidas às colorações de HE e tricrômico de Masson. Os resultados mostraram que a neoformação óssea foi decrescente de acordo com o aumento da concentração alcoólica e pode-se concluir que as 03 dietas alcoólicas (6%, 15% e 25%) influenciam a neoformação óssea em todas as suas fases, retardando o processo de reparação óssea.
id UNESP-20_cb98f8570ec69ce0ecb2a089dc485f1c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/346
network_acronym_str UNESP-20
network_name_str Brazilian Dental Science
repository_id_str
spelling Efeitos de 03 dietas alcoólicas na reparação óssea em tíbia de ratosOs efeitos do uso abusivo e prolongado do álcool sobre vários tecidos, incluindo o ósseo, têm sido amplamente estudados. A quantidade de defeitos ósseos criados cirurgicamente e pelos vários tipos de acidentes tem aumentado e existe uma preocupação muito grande quanto ao reparo desses defeitos, associados ao alcoolismo. O objetivo desta pesquisa foi de observar histologicamente os efeitos de 03 dietas alcoólicas na reparação óssea e se o aumento da concentração do álcool também interfere neste fenômeno. Foram utilizados 64 ratos machos (Rattus norvegicus), divididos em 4 grupos de 16 animais cada, assim distribuídos: Grupo controle (C) – animais que não receberam álcool; Grupos Experimentais I, II e III (EI, EII e EIII, respectivamente) - animais que foram submetidos à alcoolização de 6%, 15% e 25% respectivamente, por um período de 90 dias. Após este período a tíbia esquerda de todos os animais foi submetida a uma cirurgia onde se realizou uma cavidade no sentido longitudinal. Quatro animais de cada grupo foram sacrificados em períodos de 10, 20, 40 e 60 dias contados a partir do dia da cirurgia experimental. As tíbias foram retiradas, processadas histologicamente e submetidas às colorações de HE e tricrômico de Masson. Os resultados mostraram que a neoformação óssea foi decrescente de acordo com o aumento da concentração alcoólica e pode-se concluir que as 03 dietas alcoólicas (6%, 15% e 25%) influenciam a neoformação óssea em todas as suas fases, retardando o processo de reparação óssea.Institute of Science and Technology of São José dos Campos2010-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/34610.14295/bds.2009.v12i2.346Brazilian Dental Science; Vol. 12 No. 2 (2009)Brazilian Dental Science; v. 12 n. 2 (2009)2178-6011reponame:Brazilian Dental Scienceinstname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)instacron:UNESPporhttps://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/346/275Buchaim, RogérioBuchaim, DanielaAndreo, JesusRoque, DomingosRoque, JoséRodrigues, Antônioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T09:12:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/346Revistahttp://bds.ict.unesp.br/PUBhttp://ojs.fosjc.unesp.br/index.php/index/oaisergio@fosjc.unesp.br||sergio@fosjc.unesp.br2178-60112178-6011opendoar:2022-11-08T16:29:32.725477Brazilian Dental Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos de 03 dietas alcoólicas na reparação óssea em tíbia de ratos
title Efeitos de 03 dietas alcoólicas na reparação óssea em tíbia de ratos
spellingShingle Efeitos de 03 dietas alcoólicas na reparação óssea em tíbia de ratos
Buchaim, Rogério
title_short Efeitos de 03 dietas alcoólicas na reparação óssea em tíbia de ratos
title_full Efeitos de 03 dietas alcoólicas na reparação óssea em tíbia de ratos
title_fullStr Efeitos de 03 dietas alcoólicas na reparação óssea em tíbia de ratos
title_full_unstemmed Efeitos de 03 dietas alcoólicas na reparação óssea em tíbia de ratos
title_sort Efeitos de 03 dietas alcoólicas na reparação óssea em tíbia de ratos
author Buchaim, Rogério
author_facet Buchaim, Rogério
Buchaim, Daniela
Andreo, Jesus
Roque, Domingos
Roque, José
Rodrigues, Antônio
author_role author
author2 Buchaim, Daniela
Andreo, Jesus
Roque, Domingos
Roque, José
Rodrigues, Antônio
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Buchaim, Rogério
Buchaim, Daniela
Andreo, Jesus
Roque, Domingos
Roque, José
Rodrigues, Antônio
description Os efeitos do uso abusivo e prolongado do álcool sobre vários tecidos, incluindo o ósseo, têm sido amplamente estudados. A quantidade de defeitos ósseos criados cirurgicamente e pelos vários tipos de acidentes tem aumentado e existe uma preocupação muito grande quanto ao reparo desses defeitos, associados ao alcoolismo. O objetivo desta pesquisa foi de observar histologicamente os efeitos de 03 dietas alcoólicas na reparação óssea e se o aumento da concentração do álcool também interfere neste fenômeno. Foram utilizados 64 ratos machos (Rattus norvegicus), divididos em 4 grupos de 16 animais cada, assim distribuídos: Grupo controle (C) – animais que não receberam álcool; Grupos Experimentais I, II e III (EI, EII e EIII, respectivamente) - animais que foram submetidos à alcoolização de 6%, 15% e 25% respectivamente, por um período de 90 dias. Após este período a tíbia esquerda de todos os animais foi submetida a uma cirurgia onde se realizou uma cavidade no sentido longitudinal. Quatro animais de cada grupo foram sacrificados em períodos de 10, 20, 40 e 60 dias contados a partir do dia da cirurgia experimental. As tíbias foram retiradas, processadas histologicamente e submetidas às colorações de HE e tricrômico de Masson. Os resultados mostraram que a neoformação óssea foi decrescente de acordo com o aumento da concentração alcoólica e pode-se concluir que as 03 dietas alcoólicas (6%, 15% e 25%) influenciam a neoformação óssea em todas as suas fases, retardando o processo de reparação óssea.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/346
10.14295/bds.2009.v12i2.346
url https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/346
identifier_str_mv 10.14295/bds.2009.v12i2.346
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/346/275
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Institute of Science and Technology of São José dos Campos
publisher.none.fl_str_mv Institute of Science and Technology of São José dos Campos
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Dental Science; Vol. 12 No. 2 (2009)
Brazilian Dental Science; v. 12 n. 2 (2009)
2178-6011
reponame:Brazilian Dental Science
instname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Brazilian Dental Science
collection Brazilian Dental Science
repository.name.fl_str_mv Brazilian Dental Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv sergio@fosjc.unesp.br||sergio@fosjc.unesp.br
_version_ 1788346896917463040