Maioria Tibi Triunfo dinástico de Felipe II na alegoria da Batalha de Lepanto (C. 1573-1575), de Ticiano Vecellio* Maioria Tibi dynastic triumph of Philip II in the allegory of the Battle of Lepanto (C. 1573-1575), by Titian Vecellio
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | História e Cultura |
Texto Completo: | https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/1477 |
Resumo: | Este estudo propõe uma análise centrada na pintura Felipe II, después de la victoria de Lepanto, ofrece al cielo al príncipe don Fernando (Madri, Museu do Prado), de Ticiano Vecellio. Produzida em resposta à encomenda do rei espanhol Felipe II, teve por intenção celebrar dois momentos marcantes de seu reinado no ano de 1571: a vitória sobre a frota turca na batalha de Lepanto e o nascimento de seu herdeiro, o infante Dom Fernando. Com o objetivo de compreender os sentidos e funções do objeto imagético nesse contexto, a linguagem simbólica da pintura é interpretada em conexão com os acontecimentos contemporâneos à sua produção. Apesar de ser reconhecida como a “alegoria da batalha de Lepanto”, de facto, esta é representada em último plano, eclipsada por uma série de elementos carregados de simbolismo dinástico e religioso. |
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Maioria Tibi Triunfo dinástico de Felipe II na alegoria da Batalha de Lepanto (C. 1573-1575), de Ticiano Vecellio* Maioria Tibi dynastic triumph of Philip II in the allegory of the Battle of Lepanto (C. 1573-1575), by Titian VecellioEste estudo propõe uma análise centrada na pintura Felipe II, después de la victoria de Lepanto, ofrece al cielo al príncipe don Fernando (Madri, Museu do Prado), de Ticiano Vecellio. Produzida em resposta à encomenda do rei espanhol Felipe II, teve por intenção celebrar dois momentos marcantes de seu reinado no ano de 1571: a vitória sobre a frota turca na batalha de Lepanto e o nascimento de seu herdeiro, o infante Dom Fernando. Com o objetivo de compreender os sentidos e funções do objeto imagético nesse contexto, a linguagem simbólica da pintura é interpretada em conexão com os acontecimentos contemporâneos à sua produção. Apesar de ser reconhecida como a “alegoria da batalha de Lepanto”, de facto, esta é representada em último plano, eclipsada por uma série de elementos carregados de simbolismo dinástico e religioso. ABEC2016-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/147710.18223/hiscult.v5i1.1477História e Cultura (History and Culture); Vol. 5 No. 1 (2016): Dossiê Os primeiros passos dos escritos em línguas vernáculas na Idade Média; 253-280História e Cultura; Vol. 5 Núm. 1 (2016): Dossiê Os primeiros passos dos escritos em línguas vernáculas na Idade Média; 253-280História e Cultura (Histoire et Culture); Vol. 5 No. 1 (2016): Dossiê Os primeiros passos dos escritos em línguas vernáculas na Idade Média; 253-280História e Cultura; v. 5 n. 1 (2016): Dossiê Os primeiros passos dos escritos em línguas vernáculas na Idade Média; 253-2802238-62702238-627010.18223/hiscult.v5i1reponame:História e Culturainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/1477/1656Copyright (c) 2016 História e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessPadilha Vieira Júnior, Rivadávia2020-05-20T23:34:00Zoai:ojs.franca.unesp.br:article/1477Revistahttp://seer.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/indexPUBhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/oai||revistahistoriaecultura@franca.unesp.br2238-62702238-6270opendoar:2020-05-20T23:34História e Cultura - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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