O iluminismo e o primado da educação: as visões de António Nunes Ribeiro Sanches e do Marquês de Condorcet * The enlightenment and the primacy of education: the visions of António Nunes Ribeiro Sanches and Marquis de Condorcet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Merlo, Patrícia M. S.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Assis, Guilherme Marchiori
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: História e Cultura
Texto Completo: https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/1631
Resumo:  A recente historiografia acerca da Ilustração tem afirmado o caráter plural e os múltip los processos de composição das ideias associadas às Luzes em distintas partes da Europa simultaneamente, de modos e de acordo com as peculiaridades regionais. Nesse contexto, destacamos dois personagens: o português Antônio Ribeiro Sanches e o francês Marquês de Condorcet. Buscamos analisar, grosso modo, aproximações e divergências no que diz respeito à questão da educação enquanto primado iluminista.
id UNESP-21_720f6428cc2f77fe403a0597b2b09bb8
oai_identifier_str oai:ojs.franca.unesp.br:article/1631
network_acronym_str UNESP-21
network_name_str História e Cultura
repository_id_str
spelling O iluminismo e o primado da educação: as visões de António Nunes Ribeiro Sanches e do Marquês de Condorcet * The enlightenment and the primacy of education: the visions of António Nunes Ribeiro Sanches and Marquis de Condorcet A recente historiografia acerca da Ilustração tem afirmado o caráter plural e os múltip los processos de composição das ideias associadas às Luzes em distintas partes da Europa simultaneamente, de modos e de acordo com as peculiaridades regionais. Nesse contexto, destacamos dois personagens: o português Antônio Ribeiro Sanches e o francês Marquês de Condorcet. Buscamos analisar, grosso modo, aproximações e divergências no que diz respeito à questão da educação enquanto primado iluminista.ABEC2015-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/163110.18223/hiscult.v4i2.1631História e Cultura (History and Culture); Vol. 4 No. 2 (2015): Dossiê Educação em perspectiva histórica; 141-155História e Cultura; Vol. 4 Núm. 2 (2015): Dossiê Educação em perspectiva histórica; 141-155História e Cultura (Histoire et Culture); Vol. 4 No. 2 (2015): Dossiê Educação em perspectiva histórica; 141-155História e Cultura; v. 4 n. 2 (2015): Dossiê Educação em perspectiva histórica; 141-1552238-62702238-627010.18223/hiscult.v4i2reponame:História e Culturainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/1631/1475Copyright (c) 2015 História e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessMerlo, Patrícia M. S.Assis, Guilherme Marchiori2020-05-21T00:53:29Zoai:ojs.franca.unesp.br:article/1631Revistahttp://seer.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/indexPUBhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/oai||revistahistoriaecultura@franca.unesp.br2238-62702238-6270opendoar:2020-05-21T00:53:29História e Cultura - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O iluminismo e o primado da educação: as visões de António Nunes Ribeiro Sanches e do Marquês de Condorcet * The enlightenment and the primacy of education: the visions of António Nunes Ribeiro Sanches and Marquis de Condorcet
title O iluminismo e o primado da educação: as visões de António Nunes Ribeiro Sanches e do Marquês de Condorcet * The enlightenment and the primacy of education: the visions of António Nunes Ribeiro Sanches and Marquis de Condorcet
spellingShingle O iluminismo e o primado da educação: as visões de António Nunes Ribeiro Sanches e do Marquês de Condorcet * The enlightenment and the primacy of education: the visions of António Nunes Ribeiro Sanches and Marquis de Condorcet
Merlo, Patrícia M. S.
title_short O iluminismo e o primado da educação: as visões de António Nunes Ribeiro Sanches e do Marquês de Condorcet * The enlightenment and the primacy of education: the visions of António Nunes Ribeiro Sanches and Marquis de Condorcet
title_full O iluminismo e o primado da educação: as visões de António Nunes Ribeiro Sanches e do Marquês de Condorcet * The enlightenment and the primacy of education: the visions of António Nunes Ribeiro Sanches and Marquis de Condorcet
title_fullStr O iluminismo e o primado da educação: as visões de António Nunes Ribeiro Sanches e do Marquês de Condorcet * The enlightenment and the primacy of education: the visions of António Nunes Ribeiro Sanches and Marquis de Condorcet
title_full_unstemmed O iluminismo e o primado da educação: as visões de António Nunes Ribeiro Sanches e do Marquês de Condorcet * The enlightenment and the primacy of education: the visions of António Nunes Ribeiro Sanches and Marquis de Condorcet
title_sort O iluminismo e o primado da educação: as visões de António Nunes Ribeiro Sanches e do Marquês de Condorcet * The enlightenment and the primacy of education: the visions of António Nunes Ribeiro Sanches and Marquis de Condorcet
author Merlo, Patrícia M. S.
author_facet Merlo, Patrícia M. S.
Assis, Guilherme Marchiori
author_role author
author2 Assis, Guilherme Marchiori
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Merlo, Patrícia M. S.
Assis, Guilherme Marchiori
description  A recente historiografia acerca da Ilustração tem afirmado o caráter plural e os múltip los processos de composição das ideias associadas às Luzes em distintas partes da Europa simultaneamente, de modos e de acordo com as peculiaridades regionais. Nesse contexto, destacamos dois personagens: o português Antônio Ribeiro Sanches e o francês Marquês de Condorcet. Buscamos analisar, grosso modo, aproximações e divergências no que diz respeito à questão da educação enquanto primado iluminista.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/1631
10.18223/hiscult.v4i2.1631
url https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/1631
identifier_str_mv 10.18223/hiscult.v4i2.1631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/1631/1475
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 História e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 História e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv História e Cultura (History and Culture); Vol. 4 No. 2 (2015): Dossiê Educação em perspectiva histórica; 141-155
História e Cultura; Vol. 4 Núm. 2 (2015): Dossiê Educação em perspectiva histórica; 141-155
História e Cultura (Histoire et Culture); Vol. 4 No. 2 (2015): Dossiê Educação em perspectiva histórica; 141-155
História e Cultura; v. 4 n. 2 (2015): Dossiê Educação em perspectiva histórica; 141-155
2238-6270
2238-6270
10.18223/hiscult.v4i2
reponame:História e Cultura
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str História e Cultura
collection História e Cultura
repository.name.fl_str_mv História e Cultura - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistahistoriaecultura@franca.unesp.br
_version_ 1800215790119550976