Aprendizado, encontro com amigos e trollação: os significados da escola para jovens estudantes das camadas médias * Learning, meeting with friends and having fun: the meanings of school for young students of the middle classes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | História e Cultura |
Texto Completo: | https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/1630 |
Resumo: | As mutações sociais pelas quais o Ocidente passa a partir do século XX contribuem para redefinir as esferas tradicionais de socialização e ensino, como a escola e os processos de escolarização. O objetivo deste artigo é mostrar como os jovens estudantes (do ensino médio) provenientes das classes médias concebem a escola. A pesquisa é de cunho qualitativo e utilizou-se de quatro procedimentos metodológicos: observação participante; questionário; narrativas e análise de grupo virtual da rede Facebook. Concluiu-se que os jovens expressam posições ambíguas: é o espaço, por excelência, do aprendizado e, ao mesmo tempo, do encontro com os amigos e da trollação. |
id |
UNESP-21_84932bc38ff8997def7c09e0b0fcc76c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.franca.unesp.br:article/1630 |
network_acronym_str |
UNESP-21 |
network_name_str |
História e Cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizado, encontro com amigos e trollação: os significados da escola para jovens estudantes das camadas médias * Learning, meeting with friends and having fun: the meanings of school for young students of the middle classesAs mutações sociais pelas quais o Ocidente passa a partir do século XX contribuem para redefinir as esferas tradicionais de socialização e ensino, como a escola e os processos de escolarização. O objetivo deste artigo é mostrar como os jovens estudantes (do ensino médio) provenientes das classes médias concebem a escola. A pesquisa é de cunho qualitativo e utilizou-se de quatro procedimentos metodológicos: observação participante; questionário; narrativas e análise de grupo virtual da rede Facebook. Concluiu-se que os jovens expressam posições ambíguas: é o espaço, por excelência, do aprendizado e, ao mesmo tempo, do encontro com os amigos e da trollação. ABEC2015-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/163010.18223/hiscult.v4i2.1630História e Cultura (History and Culture); Vol. 4 No. 2 (2015): Dossiê Educação em perspectiva histórica; 65-84História e Cultura; Vol. 4 Núm. 2 (2015): Dossiê Educação em perspectiva histórica; 65-84História e Cultura (Histoire et Culture); Vol. 4 No. 2 (2015): Dossiê Educação em perspectiva histórica; 65-84História e Cultura; v. 4 n. 2 (2015): Dossiê Educação em perspectiva histórica; 65-842238-62702238-627010.18223/hiscult.v4i2reponame:História e Culturainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/1630/1454Copyright (c) 2015 História e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessCuba, Rosana da Silva2020-05-21T00:52:12Zoai:ojs.franca.unesp.br:article/1630Revistahttp://seer.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/indexPUBhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/oai||revistahistoriaecultura@franca.unesp.br2238-62702238-6270opendoar:2020-05-21T00:52:12História e Cultura - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizado, encontro com amigos e trollação: os significados da escola para jovens estudantes das camadas médias * Learning, meeting with friends and having fun: the meanings of school for young students of the middle classes |
title |
Aprendizado, encontro com amigos e trollação: os significados da escola para jovens estudantes das camadas médias * Learning, meeting with friends and having fun: the meanings of school for young students of the middle classes |
spellingShingle |
Aprendizado, encontro com amigos e trollação: os significados da escola para jovens estudantes das camadas médias * Learning, meeting with friends and having fun: the meanings of school for young students of the middle classes Cuba, Rosana da Silva |
title_short |
Aprendizado, encontro com amigos e trollação: os significados da escola para jovens estudantes das camadas médias * Learning, meeting with friends and having fun: the meanings of school for young students of the middle classes |
title_full |
Aprendizado, encontro com amigos e trollação: os significados da escola para jovens estudantes das camadas médias * Learning, meeting with friends and having fun: the meanings of school for young students of the middle classes |
title_fullStr |
Aprendizado, encontro com amigos e trollação: os significados da escola para jovens estudantes das camadas médias * Learning, meeting with friends and having fun: the meanings of school for young students of the middle classes |
title_full_unstemmed |
Aprendizado, encontro com amigos e trollação: os significados da escola para jovens estudantes das camadas médias * Learning, meeting with friends and having fun: the meanings of school for young students of the middle classes |
title_sort |
Aprendizado, encontro com amigos e trollação: os significados da escola para jovens estudantes das camadas médias * Learning, meeting with friends and having fun: the meanings of school for young students of the middle classes |
author |
Cuba, Rosana da Silva |
author_facet |
Cuba, Rosana da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cuba, Rosana da Silva |
description |
As mutações sociais pelas quais o Ocidente passa a partir do século XX contribuem para redefinir as esferas tradicionais de socialização e ensino, como a escola e os processos de escolarização. O objetivo deste artigo é mostrar como os jovens estudantes (do ensino médio) provenientes das classes médias concebem a escola. A pesquisa é de cunho qualitativo e utilizou-se de quatro procedimentos metodológicos: observação participante; questionário; narrativas e análise de grupo virtual da rede Facebook. Concluiu-se que os jovens expressam posições ambíguas: é o espaço, por excelência, do aprendizado e, ao mesmo tempo, do encontro com os amigos e da trollação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/1630 10.18223/hiscult.v4i2.1630 |
url |
https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/1630 |
identifier_str_mv |
10.18223/hiscult.v4i2.1630 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/1630/1454 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 História e Cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 História e Cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
História e Cultura (History and Culture); Vol. 4 No. 2 (2015): Dossiê Educação em perspectiva histórica; 65-84 História e Cultura; Vol. 4 Núm. 2 (2015): Dossiê Educação em perspectiva histórica; 65-84 História e Cultura (Histoire et Culture); Vol. 4 No. 2 (2015): Dossiê Educação em perspectiva histórica; 65-84 História e Cultura; v. 4 n. 2 (2015): Dossiê Educação em perspectiva histórica; 65-84 2238-6270 2238-6270 10.18223/hiscult.v4i2 reponame:História e Cultura instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
História e Cultura |
collection |
História e Cultura |
repository.name.fl_str_mv |
História e Cultura - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistahistoriaecultura@franca.unesp.br |
_version_ |
1814256838603964416 |