Sobre influências de elementos de gênero na formação de identidades profissionais e na opção pela sala de aula: o que dizem os estudantes do sexo masculino do curso de pedagogia da UFPE? * On influences of gender elements in the formation of professional identities
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | História e Cultura |
Texto Completo: | https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/2341 |
Resumo: | O presente texto propõe investigar o impacto de construtos simbólicos e culturais de gênero que influenciam tanto a escolha, quanto a formação para o magistério de estudantes do sexo masculino, no curso de Pedagogia. Por meio da Análise Temática de Bardin (1979), foram identificados elementos de gênero presentes no âmbito da construção da identidade profissional docente que reforçam sectarizações, nomeando lugares ocupados por mulheres e homens na escola. Os resultados apontaram forte interferência dessa categoria na escolha do curso e na área de atuação, direcionando elas à sala de aula e eles aos cargos de direção e planejamento, evidenciando antigos binarismos e jogos de poder, ressaltando que ainda há muito a ser (des)construído nesse universo. |
id |
UNESP-21_f9ed180e67f0ba61019a0c72d51eb0aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.franca.unesp.br:article/2341 |
network_acronym_str |
UNESP-21 |
network_name_str |
História e Cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
Sobre influências de elementos de gênero na formação de identidades profissionais e na opção pela sala de aula: o que dizem os estudantes do sexo masculino do curso de pedagogia da UFPE? * On influences of gender elements in the formation of professional identitiesO presente texto propõe investigar o impacto de construtos simbólicos e culturais de gênero que influenciam tanto a escolha, quanto a formação para o magistério de estudantes do sexo masculino, no curso de Pedagogia. Por meio da Análise Temática de Bardin (1979), foram identificados elementos de gênero presentes no âmbito da construção da identidade profissional docente que reforçam sectarizações, nomeando lugares ocupados por mulheres e homens na escola. Os resultados apontaram forte interferência dessa categoria na escolha do curso e na área de atuação, direcionando elas à sala de aula e eles aos cargos de direção e planejamento, evidenciando antigos binarismos e jogos de poder, ressaltando que ainda há muito a ser (des)construído nesse universo. ABEC2018-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/234110.18223/hiscult.v7i1.2341História e Cultura (History and Culture); Vol. 7 No. 1 (2018): Dossiê História e Gênero: representações e simbolismos; 160-180História e Cultura; Vol. 7 Núm. 1 (2018): Dossiê História e Gênero: representações e simbolismos; 160-180História e Cultura (Histoire et Culture); Vol. 7 No. 1 (2018): Dossiê História e Gênero: representações e simbolismos; 160-180História e Cultura; v. 7 n. 1 (2018): Dossiê História e Gênero: representações e simbolismos; 160-1802238-62702238-627010.18223/hiscult.v7i1reponame:História e Culturainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/2341/2288Copyright (c) 2018 História e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Maria da Conceição SilvaRamos, Katia Maria da Cruz2020-05-20T22:17:30Zoai:ojs.franca.unesp.br:article/2341Revistahttp://seer.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/indexPUBhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/oai||revistahistoriaecultura@franca.unesp.br2238-62702238-6270opendoar:2020-05-20T22:17:30História e Cultura - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sobre influências de elementos de gênero na formação de identidades profissionais e na opção pela sala de aula: o que dizem os estudantes do sexo masculino do curso de pedagogia da UFPE? * On influences of gender elements in the formation of professional identities |
title |
Sobre influências de elementos de gênero na formação de identidades profissionais e na opção pela sala de aula: o que dizem os estudantes do sexo masculino do curso de pedagogia da UFPE? * On influences of gender elements in the formation of professional identities |
spellingShingle |
Sobre influências de elementos de gênero na formação de identidades profissionais e na opção pela sala de aula: o que dizem os estudantes do sexo masculino do curso de pedagogia da UFPE? * On influences of gender elements in the formation of professional identities Lima, Maria da Conceição Silva |
title_short |
Sobre influências de elementos de gênero na formação de identidades profissionais e na opção pela sala de aula: o que dizem os estudantes do sexo masculino do curso de pedagogia da UFPE? * On influences of gender elements in the formation of professional identities |
title_full |
Sobre influências de elementos de gênero na formação de identidades profissionais e na opção pela sala de aula: o que dizem os estudantes do sexo masculino do curso de pedagogia da UFPE? * On influences of gender elements in the formation of professional identities |
title_fullStr |
Sobre influências de elementos de gênero na formação de identidades profissionais e na opção pela sala de aula: o que dizem os estudantes do sexo masculino do curso de pedagogia da UFPE? * On influences of gender elements in the formation of professional identities |
title_full_unstemmed |
Sobre influências de elementos de gênero na formação de identidades profissionais e na opção pela sala de aula: o que dizem os estudantes do sexo masculino do curso de pedagogia da UFPE? * On influences of gender elements in the formation of professional identities |
title_sort |
Sobre influências de elementos de gênero na formação de identidades profissionais e na opção pela sala de aula: o que dizem os estudantes do sexo masculino do curso de pedagogia da UFPE? * On influences of gender elements in the formation of professional identities |
author |
Lima, Maria da Conceição Silva |
author_facet |
Lima, Maria da Conceição Silva Ramos, Katia Maria da Cruz |
author_role |
author |
author2 |
Ramos, Katia Maria da Cruz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Maria da Conceição Silva Ramos, Katia Maria da Cruz |
description |
O presente texto propõe investigar o impacto de construtos simbólicos e culturais de gênero que influenciam tanto a escolha, quanto a formação para o magistério de estudantes do sexo masculino, no curso de Pedagogia. Por meio da Análise Temática de Bardin (1979), foram identificados elementos de gênero presentes no âmbito da construção da identidade profissional docente que reforçam sectarizações, nomeando lugares ocupados por mulheres e homens na escola. Os resultados apontaram forte interferência dessa categoria na escolha do curso e na área de atuação, direcionando elas à sala de aula e eles aos cargos de direção e planejamento, evidenciando antigos binarismos e jogos de poder, ressaltando que ainda há muito a ser (des)construído nesse universo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/2341 10.18223/hiscult.v7i1.2341 |
url |
https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/2341 |
identifier_str_mv |
10.18223/hiscult.v7i1.2341 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/2341/2288 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 História e Cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 História e Cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
História e Cultura (History and Culture); Vol. 7 No. 1 (2018): Dossiê História e Gênero: representações e simbolismos; 160-180 História e Cultura; Vol. 7 Núm. 1 (2018): Dossiê História e Gênero: representações e simbolismos; 160-180 História e Cultura (Histoire et Culture); Vol. 7 No. 1 (2018): Dossiê História e Gênero: representações e simbolismos; 160-180 História e Cultura; v. 7 n. 1 (2018): Dossiê História e Gênero: representações e simbolismos; 160-180 2238-6270 2238-6270 10.18223/hiscult.v7i1 reponame:História e Cultura instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
História e Cultura |
collection |
História e Cultura |
repository.name.fl_str_mv |
História e Cultura - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistahistoriaecultura@franca.unesp.br |
_version_ |
1800215790587215872 |