Sobre influências de elementos de gênero na formação de identidades profissionais e na opção pela sala de aula: o que dizem os estudantes do sexo masculino do curso de pedagogia da UFPE? * On influences of gender elements in the formation of professional identities

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Maria da Conceição Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ramos, Katia Maria da Cruz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: História e Cultura
Texto Completo: https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/2341
Resumo: O presente texto propõe investigar o impacto de construtos simbólicos e culturais de gênero que influenciam tanto a escolha, quanto a formação para o magistério de estudantes do sexo masculino, no curso de Pedagogia. Por meio da Análise Temática de Bardin (1979), foram identificados elementos de gênero presentes no âmbito da construção da identidade profissional docente que reforçam sectarizações, nomeando lugares ocupados por mulheres e homens na escola. Os resultados apontaram forte interferência dessa categoria na escolha do curso e na área de atuação, direcionando elas à sala de aula e eles aos cargos de direção e planejamento, evidenciando antigos binarismos e jogos de poder, ressaltando que ainda há muito a ser (des)construído nesse universo. 
id UNESP-21_f9ed180e67f0ba61019a0c72d51eb0aa
oai_identifier_str oai:ojs.franca.unesp.br:article/2341
network_acronym_str UNESP-21
network_name_str História e Cultura
repository_id_str
spelling Sobre influências de elementos de gênero na formação de identidades profissionais e na opção pela sala de aula: o que dizem os estudantes do sexo masculino do curso de pedagogia da UFPE? * On influences of gender elements in the formation of professional identitiesO presente texto propõe investigar o impacto de construtos simbólicos e culturais de gênero que influenciam tanto a escolha, quanto a formação para o magistério de estudantes do sexo masculino, no curso de Pedagogia. Por meio da Análise Temática de Bardin (1979), foram identificados elementos de gênero presentes no âmbito da construção da identidade profissional docente que reforçam sectarizações, nomeando lugares ocupados por mulheres e homens na escola. Os resultados apontaram forte interferência dessa categoria na escolha do curso e na área de atuação, direcionando elas à sala de aula e eles aos cargos de direção e planejamento, evidenciando antigos binarismos e jogos de poder, ressaltando que ainda há muito a ser (des)construído nesse universo. ABEC2018-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/234110.18223/hiscult.v7i1.2341História e Cultura (History and Culture); Vol. 7 No. 1 (2018): Dossiê História e Gênero: representações e simbolismos; 160-180História e Cultura; Vol. 7 Núm. 1 (2018): Dossiê História e Gênero: representações e simbolismos; 160-180História e Cultura (Histoire et Culture); Vol. 7 No. 1 (2018): Dossiê História e Gênero: representações e simbolismos; 160-180História e Cultura; v. 7 n. 1 (2018): Dossiê História e Gênero: representações e simbolismos; 160-1802238-62702238-627010.18223/hiscult.v7i1reponame:História e Culturainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/2341/2288Copyright (c) 2018 História e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Maria da Conceição SilvaRamos, Katia Maria da Cruz2020-05-20T22:17:30Zoai:ojs.franca.unesp.br:article/2341Revistahttp://seer.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/indexPUBhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/oai||revistahistoriaecultura@franca.unesp.br2238-62702238-6270opendoar:2020-05-20T22:17:30História e Cultura - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre influências de elementos de gênero na formação de identidades profissionais e na opção pela sala de aula: o que dizem os estudantes do sexo masculino do curso de pedagogia da UFPE? * On influences of gender elements in the formation of professional identities
title Sobre influências de elementos de gênero na formação de identidades profissionais e na opção pela sala de aula: o que dizem os estudantes do sexo masculino do curso de pedagogia da UFPE? * On influences of gender elements in the formation of professional identities
spellingShingle Sobre influências de elementos de gênero na formação de identidades profissionais e na opção pela sala de aula: o que dizem os estudantes do sexo masculino do curso de pedagogia da UFPE? * On influences of gender elements in the formation of professional identities
Lima, Maria da Conceição Silva
title_short Sobre influências de elementos de gênero na formação de identidades profissionais e na opção pela sala de aula: o que dizem os estudantes do sexo masculino do curso de pedagogia da UFPE? * On influences of gender elements in the formation of professional identities
title_full Sobre influências de elementos de gênero na formação de identidades profissionais e na opção pela sala de aula: o que dizem os estudantes do sexo masculino do curso de pedagogia da UFPE? * On influences of gender elements in the formation of professional identities
title_fullStr Sobre influências de elementos de gênero na formação de identidades profissionais e na opção pela sala de aula: o que dizem os estudantes do sexo masculino do curso de pedagogia da UFPE? * On influences of gender elements in the formation of professional identities
title_full_unstemmed Sobre influências de elementos de gênero na formação de identidades profissionais e na opção pela sala de aula: o que dizem os estudantes do sexo masculino do curso de pedagogia da UFPE? * On influences of gender elements in the formation of professional identities
title_sort Sobre influências de elementos de gênero na formação de identidades profissionais e na opção pela sala de aula: o que dizem os estudantes do sexo masculino do curso de pedagogia da UFPE? * On influences of gender elements in the formation of professional identities
author Lima, Maria da Conceição Silva
author_facet Lima, Maria da Conceição Silva
Ramos, Katia Maria da Cruz
author_role author
author2 Ramos, Katia Maria da Cruz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Maria da Conceição Silva
Ramos, Katia Maria da Cruz
description O presente texto propõe investigar o impacto de construtos simbólicos e culturais de gênero que influenciam tanto a escolha, quanto a formação para o magistério de estudantes do sexo masculino, no curso de Pedagogia. Por meio da Análise Temática de Bardin (1979), foram identificados elementos de gênero presentes no âmbito da construção da identidade profissional docente que reforçam sectarizações, nomeando lugares ocupados por mulheres e homens na escola. Os resultados apontaram forte interferência dessa categoria na escolha do curso e na área de atuação, direcionando elas à sala de aula e eles aos cargos de direção e planejamento, evidenciando antigos binarismos e jogos de poder, ressaltando que ainda há muito a ser (des)construído nesse universo. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/2341
10.18223/hiscult.v7i1.2341
url https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/2341
identifier_str_mv 10.18223/hiscult.v7i1.2341
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/2341/2288
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 História e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 História e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv História e Cultura (History and Culture); Vol. 7 No. 1 (2018): Dossiê História e Gênero: representações e simbolismos; 160-180
História e Cultura; Vol. 7 Núm. 1 (2018): Dossiê História e Gênero: representações e simbolismos; 160-180
História e Cultura (Histoire et Culture); Vol. 7 No. 1 (2018): Dossiê História e Gênero: representações e simbolismos; 160-180
História e Cultura; v. 7 n. 1 (2018): Dossiê História e Gênero: representações e simbolismos; 160-180
2238-6270
2238-6270
10.18223/hiscult.v7i1
reponame:História e Cultura
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str História e Cultura
collection História e Cultura
repository.name.fl_str_mv História e Cultura - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistahistoriaecultura@franca.unesp.br
_version_ 1800215790587215872