O Planejamento de Tarefas de Geometria e a Mobilização do Conhecimento Profissional Docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gumiero,Bárbara Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pazuch,Vinícius
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100224
Resumo: Resumo: O planejamento de tarefas, uma das atribuições do professor, suscita a mobilização de conhecimentos. Neste artigo, o objetivo é compreender as dimensões do conhecimento do professor que constituem o planejamento de tarefas sobre conceitos geométricos. Para tanto, organizou-se um grupo com características colaborativas, onde quatro tarefas de geometria foram planejadas colaborativamente. As discussões realizadas no grupo foram analisadas a partir do Knowledge Quartet, uma ferramenta teórica de análise composta por quatro dimensões do conhecimento, entre elas o fundamento, principal dimensão identificada. Observou-se que os conhecimentos mobilizados pelas professoras se relacionavam com o conteúdo e com a pedagogia. Inicialmente, identificaram-se os códigos consciência de propósitos e identificação de erros. Ao planejar o desenvolvimento da tarefa mobilizaram-se os códigos relacionados a procedimentos, terminologia, uso de livros didáticos e uso de tecnologias digitais. A colaboração entre pares no planejamento de tarefas propiciou uma formação na escola, para ela e com ela.
id UNESP-22_0136f0141aefce780ea9089cf42050fc
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132021000100224
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling O Planejamento de Tarefas de Geometria e a Mobilização do Conhecimento Profissional DocenteEnsino de geometriaEnsino fundamentalMétodo de planejamentoConhecimento matemáticoTrabalho em equipeResumo: O planejamento de tarefas, uma das atribuições do professor, suscita a mobilização de conhecimentos. Neste artigo, o objetivo é compreender as dimensões do conhecimento do professor que constituem o planejamento de tarefas sobre conceitos geométricos. Para tanto, organizou-se um grupo com características colaborativas, onde quatro tarefas de geometria foram planejadas colaborativamente. As discussões realizadas no grupo foram analisadas a partir do Knowledge Quartet, uma ferramenta teórica de análise composta por quatro dimensões do conhecimento, entre elas o fundamento, principal dimensão identificada. Observou-se que os conhecimentos mobilizados pelas professoras se relacionavam com o conteúdo e com a pedagogia. Inicialmente, identificaram-se os códigos consciência de propósitos e identificação de erros. Ao planejar o desenvolvimento da tarefa mobilizaram-se os códigos relacionados a procedimentos, terminologia, uso de livros didáticos e uso de tecnologias digitais. A colaboração entre pares no planejamento de tarefas propiciou uma formação na escola, para ela e com ela.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100224Ciência & Educação (Bauru) v.27 2021reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320210025info:eu-repo/semantics/openAccessGumiero,Bárbara SilvaPazuch,Viníciuspor2021-07-27T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132021000100224Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:17.768353Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv O Planejamento de Tarefas de Geometria e a Mobilização do Conhecimento Profissional Docente
title O Planejamento de Tarefas de Geometria e a Mobilização do Conhecimento Profissional Docente
spellingShingle O Planejamento de Tarefas de Geometria e a Mobilização do Conhecimento Profissional Docente
Gumiero,Bárbara Silva
Ensino de geometria
Ensino fundamental
Método de planejamento
Conhecimento matemático
Trabalho em equipe
title_short O Planejamento de Tarefas de Geometria e a Mobilização do Conhecimento Profissional Docente
title_full O Planejamento de Tarefas de Geometria e a Mobilização do Conhecimento Profissional Docente
title_fullStr O Planejamento de Tarefas de Geometria e a Mobilização do Conhecimento Profissional Docente
title_full_unstemmed O Planejamento de Tarefas de Geometria e a Mobilização do Conhecimento Profissional Docente
title_sort O Planejamento de Tarefas de Geometria e a Mobilização do Conhecimento Profissional Docente
author Gumiero,Bárbara Silva
author_facet Gumiero,Bárbara Silva
Pazuch,Vinícius
author_role author
author2 Pazuch,Vinícius
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gumiero,Bárbara Silva
Pazuch,Vinícius
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geometria
Ensino fundamental
Método de planejamento
Conhecimento matemático
Trabalho em equipe
topic Ensino de geometria
Ensino fundamental
Método de planejamento
Conhecimento matemático
Trabalho em equipe
description Resumo: O planejamento de tarefas, uma das atribuições do professor, suscita a mobilização de conhecimentos. Neste artigo, o objetivo é compreender as dimensões do conhecimento do professor que constituem o planejamento de tarefas sobre conceitos geométricos. Para tanto, organizou-se um grupo com características colaborativas, onde quatro tarefas de geometria foram planejadas colaborativamente. As discussões realizadas no grupo foram analisadas a partir do Knowledge Quartet, uma ferramenta teórica de análise composta por quatro dimensões do conhecimento, entre elas o fundamento, principal dimensão identificada. Observou-se que os conhecimentos mobilizados pelas professoras se relacionavam com o conteúdo e com a pedagogia. Inicialmente, identificaram-se os códigos consciência de propósitos e identificação de erros. Ao planejar o desenvolvimento da tarefa mobilizaram-se os códigos relacionados a procedimentos, terminologia, uso de livros didáticos e uso de tecnologias digitais. A colaboração entre pares no planejamento de tarefas propiciou uma formação na escola, para ela e com ela.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100224
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320210025
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.27 2021
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170958999126016