A investigação-ação na formação continuada de professores de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000100003 |
Resumo: | Esse artigo analisa um processo de investigação-ação ocorrido no contexto de um programa de formação continuada de professores de Ciências, no qual constituiu-se um grupo de professoras/pesquisadoras que assumiram a própria prática como referência para o desenvolvimento de diferentes níveis de investigação educativa. Concluímos que as concepções de ensino vigentes no grupo influem de forma decisiva nesses níveis de investigação. Professoras que concebem o ensino como um processo de mera transmissão de conhecimentos parecem compreender as possibilidades de investigação educativa nos moldes da racionalidade técnica. Por outro lado, aquelas que concebem o ensino como um processo dialógico de construção de saberes, acabaram por desenvolver investigações apoiadas na racionalidade prática. |
id |
UNESP-22_139b16b657b105b175a270274604592e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132003000100003 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A investigação-ação na formação continuada de professores de ciênciasinvestigação-açãoensino de Ciênciasparcerias colaborativasconcepções de ensinoEsse artigo analisa um processo de investigação-ação ocorrido no contexto de um programa de formação continuada de professores de Ciências, no qual constituiu-se um grupo de professoras/pesquisadoras que assumiram a própria prática como referência para o desenvolvimento de diferentes níveis de investigação educativa. Concluímos que as concepções de ensino vigentes no grupo influem de forma decisiva nesses níveis de investigação. Professoras que concebem o ensino como um processo de mera transmissão de conhecimentos parecem compreender as possibilidades de investigação educativa nos moldes da racionalidade técnica. Por outro lado, aquelas que concebem o ensino como um processo dialógico de construção de saberes, acabaram por desenvolver investigações apoiadas na racionalidade prática.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2003-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000100003Ciência & Educação (Bauru) v.9 n.1 2003reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132003000100003info:eu-repo/semantics/openAccessRosa,Maria Inês de Freitas Petrucci dos SantosSchnetzler,Roseli Pachecopor2010-09-30T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132003000100003Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:22.922363Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A investigação-ação na formação continuada de professores de ciências |
title |
A investigação-ação na formação continuada de professores de ciências |
spellingShingle |
A investigação-ação na formação continuada de professores de ciências Rosa,Maria Inês de Freitas Petrucci dos Santos investigação-ação ensino de Ciências parcerias colaborativas concepções de ensino |
title_short |
A investigação-ação na formação continuada de professores de ciências |
title_full |
A investigação-ação na formação continuada de professores de ciências |
title_fullStr |
A investigação-ação na formação continuada de professores de ciências |
title_full_unstemmed |
A investigação-ação na formação continuada de professores de ciências |
title_sort |
A investigação-ação na formação continuada de professores de ciências |
author |
Rosa,Maria Inês de Freitas Petrucci dos Santos |
author_facet |
Rosa,Maria Inês de Freitas Petrucci dos Santos Schnetzler,Roseli Pacheco |
author_role |
author |
author2 |
Schnetzler,Roseli Pacheco |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa,Maria Inês de Freitas Petrucci dos Santos Schnetzler,Roseli Pacheco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
investigação-ação ensino de Ciências parcerias colaborativas concepções de ensino |
topic |
investigação-ação ensino de Ciências parcerias colaborativas concepções de ensino |
description |
Esse artigo analisa um processo de investigação-ação ocorrido no contexto de um programa de formação continuada de professores de Ciências, no qual constituiu-se um grupo de professoras/pesquisadoras que assumiram a própria prática como referência para o desenvolvimento de diferentes níveis de investigação educativa. Concluímos que as concepções de ensino vigentes no grupo influem de forma decisiva nesses níveis de investigação. Professoras que concebem o ensino como um processo de mera transmissão de conhecimentos parecem compreender as possibilidades de investigação educativa nos moldes da racionalidade técnica. Por outro lado, aquelas que concebem o ensino como um processo dialógico de construção de saberes, acabaram por desenvolver investigações apoiadas na racionalidade prática. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000100003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000100003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132003000100003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.9 n.1 2003 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170954936942592 |