Materiais manipuláveis e engajamento de estudantes nas aulas de matemática envolvendo tópicos de geometria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira,Jamerson dos Santos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Oliveira,Andreia Maria Pereira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000100099
Resumo: Resumo Neste artigo, analisamos o engajamento mútuo de estudantes em aulas de Matemática que abordaram tópicos de geometria, fazendo uso de materiais manipuláveis. Para compreender o objeto de estudo, utilizamos a perspectiva da aprendizagem situada segundo Jean Lave e Etienne Wenger. Os dados foram coletados primariamente por meio da observação, mas também foram utilizados entrevista e documentos (registros dos estudantes) para ampliar os dados e subsidiar interpretações. Os resultados sugerem que o conhecimento da prática é mutável segundo as mudanças que ocorrem nas formas de engajamento. Estas formas são específicas e caracterizam outros engajamentos mais amplos. As seguintes situações de engajamentos foram caracterizadas: o engajamento de estudantes no contato preliminar com os elementos do material manipulável; o envolvimento de estudantes no recorte dos quadrados conforme as regras; o engajamento na associação do ângulo nulo à posição inicial dos palitos; o envolvimento na associação dos lados dos quadrados com os lados do triângulo.
id UNESP-22_19db260322dc32399bd76979ba2fdd47
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132016000100099
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Materiais manipuláveis e engajamento de estudantes nas aulas de matemática envolvendo tópicos de geometriaEnsino de matemáticaEnsino de geometriaMaterial manipulávelEngajamentoResumo Neste artigo, analisamos o engajamento mútuo de estudantes em aulas de Matemática que abordaram tópicos de geometria, fazendo uso de materiais manipuláveis. Para compreender o objeto de estudo, utilizamos a perspectiva da aprendizagem situada segundo Jean Lave e Etienne Wenger. Os dados foram coletados primariamente por meio da observação, mas também foram utilizados entrevista e documentos (registros dos estudantes) para ampliar os dados e subsidiar interpretações. Os resultados sugerem que o conhecimento da prática é mutável segundo as mudanças que ocorrem nas formas de engajamento. Estas formas são específicas e caracterizam outros engajamentos mais amplos. As seguintes situações de engajamentos foram caracterizadas: o engajamento de estudantes no contato preliminar com os elementos do material manipulável; o envolvimento de estudantes no recorte dos quadrados conforme as regras; o engajamento na associação do ângulo nulo à posição inicial dos palitos; o envolvimento na associação dos lados dos quadrados com os lados do triângulo.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000100099Ciência & Educação (Bauru) v.22 n.1 2016reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320160010007info:eu-repo/semantics/openAccessPereira,Jamerson dos SantosOliveira,Andreia Maria Pereira depor2016-03-03T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132016000100099Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:57.755140Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Materiais manipuláveis e engajamento de estudantes nas aulas de matemática envolvendo tópicos de geometria
title Materiais manipuláveis e engajamento de estudantes nas aulas de matemática envolvendo tópicos de geometria
spellingShingle Materiais manipuláveis e engajamento de estudantes nas aulas de matemática envolvendo tópicos de geometria
Pereira,Jamerson dos Santos
Ensino de matemática
Ensino de geometria
Material manipulável
Engajamento
title_short Materiais manipuláveis e engajamento de estudantes nas aulas de matemática envolvendo tópicos de geometria
title_full Materiais manipuláveis e engajamento de estudantes nas aulas de matemática envolvendo tópicos de geometria
title_fullStr Materiais manipuláveis e engajamento de estudantes nas aulas de matemática envolvendo tópicos de geometria
title_full_unstemmed Materiais manipuláveis e engajamento de estudantes nas aulas de matemática envolvendo tópicos de geometria
title_sort Materiais manipuláveis e engajamento de estudantes nas aulas de matemática envolvendo tópicos de geometria
author Pereira,Jamerson dos Santos
author_facet Pereira,Jamerson dos Santos
Oliveira,Andreia Maria Pereira de
author_role author
author2 Oliveira,Andreia Maria Pereira de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira,Jamerson dos Santos
Oliveira,Andreia Maria Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de matemática
Ensino de geometria
Material manipulável
Engajamento
topic Ensino de matemática
Ensino de geometria
Material manipulável
Engajamento
description Resumo Neste artigo, analisamos o engajamento mútuo de estudantes em aulas de Matemática que abordaram tópicos de geometria, fazendo uso de materiais manipuláveis. Para compreender o objeto de estudo, utilizamos a perspectiva da aprendizagem situada segundo Jean Lave e Etienne Wenger. Os dados foram coletados primariamente por meio da observação, mas também foram utilizados entrevista e documentos (registros dos estudantes) para ampliar os dados e subsidiar interpretações. Os resultados sugerem que o conhecimento da prática é mutável segundo as mudanças que ocorrem nas formas de engajamento. Estas formas são específicas e caracterizam outros engajamentos mais amplos. As seguintes situações de engajamentos foram caracterizadas: o engajamento de estudantes no contato preliminar com os elementos do material manipulável; o envolvimento de estudantes no recorte dos quadrados conforme as regras; o engajamento na associação do ângulo nulo à posição inicial dos palitos; o envolvimento na associação dos lados dos quadrados com os lados do triângulo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000100099
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000100099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320160010007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.22 n.1 2016
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170957552091136