Investigando a metodologia dos problemas geradores de discussões: aplicações na disciplina de Física no ensino de Engenharia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado,Vinicius
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Pinheiro,Nilcéia Aparecida Maciel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000300002
Resumo: Para atender as diretrizes dos cursos de Engenharia (DCNs), no que tange à promoção de situações de ensino e aprendizagem que possibilitem a interação da ciência com a tecnologia em todas as dimensões da sociedade, decidiu-se pela construção de uma nova metodologia de ensino. Para tanto, buscaram-se orientações junto às DCNs, aos princípios educacionais do enfoque CTS e na Resolução de Problemas. Este trabalho apresenta uma investigação dos efeitos da metodologia dos Problemas Geradores de Discussões no ensino da Física, no primeiro período do curso de Engenharia de Produção em universidade pública do Paraná em 2008. A análise dos dados apontou para a pertinência da metodologia PGD nos cursos de Engenharia, pois permite abordar: o conhecimento formal da Física, a pesquisa e a discussão como forma de romper o tradicionalismo e promover uma nova forma de construir o conhecimento.
id UNESP-22_1a15eeefa1921a9b81541503ffed7e6d
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132010000300002
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Investigando a metodologia dos problemas geradores de discussões: aplicações na disciplina de Física no ensino de EngenhariaEnsino e aprendizagemEnsino em EngenhariaCiência-Tecnologia-SociedadeProblemas Geradores de DiscussõesPara atender as diretrizes dos cursos de Engenharia (DCNs), no que tange à promoção de situações de ensino e aprendizagem que possibilitem a interação da ciência com a tecnologia em todas as dimensões da sociedade, decidiu-se pela construção de uma nova metodologia de ensino. Para tanto, buscaram-se orientações junto às DCNs, aos princípios educacionais do enfoque CTS e na Resolução de Problemas. Este trabalho apresenta uma investigação dos efeitos da metodologia dos Problemas Geradores de Discussões no ensino da Física, no primeiro período do curso de Engenharia de Produção em universidade pública do Paraná em 2008. A análise dos dados apontou para a pertinência da metodologia PGD nos cursos de Engenharia, pois permite abordar: o conhecimento formal da Física, a pesquisa e a discussão como forma de romper o tradicionalismo e promover uma nova forma de construir o conhecimento.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000300002Ciência & Educação (Bauru) v.16 n.3 2010reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132010000300002info:eu-repo/semantics/openAccessMachado,ViniciusPinheiro,Nilcéia Aparecida Macielpor2011-01-10T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132010000300002Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:38.388845Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Investigando a metodologia dos problemas geradores de discussões: aplicações na disciplina de Física no ensino de Engenharia
title Investigando a metodologia dos problemas geradores de discussões: aplicações na disciplina de Física no ensino de Engenharia
spellingShingle Investigando a metodologia dos problemas geradores de discussões: aplicações na disciplina de Física no ensino de Engenharia
Machado,Vinicius
Ensino e aprendizagem
Ensino em Engenharia
Ciência-Tecnologia-Sociedade
Problemas Geradores de Discussões
title_short Investigando a metodologia dos problemas geradores de discussões: aplicações na disciplina de Física no ensino de Engenharia
title_full Investigando a metodologia dos problemas geradores de discussões: aplicações na disciplina de Física no ensino de Engenharia
title_fullStr Investigando a metodologia dos problemas geradores de discussões: aplicações na disciplina de Física no ensino de Engenharia
title_full_unstemmed Investigando a metodologia dos problemas geradores de discussões: aplicações na disciplina de Física no ensino de Engenharia
title_sort Investigando a metodologia dos problemas geradores de discussões: aplicações na disciplina de Física no ensino de Engenharia
author Machado,Vinicius
author_facet Machado,Vinicius
Pinheiro,Nilcéia Aparecida Maciel
author_role author
author2 Pinheiro,Nilcéia Aparecida Maciel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado,Vinicius
Pinheiro,Nilcéia Aparecida Maciel
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem
Ensino em Engenharia
Ciência-Tecnologia-Sociedade
Problemas Geradores de Discussões
topic Ensino e aprendizagem
Ensino em Engenharia
Ciência-Tecnologia-Sociedade
Problemas Geradores de Discussões
description Para atender as diretrizes dos cursos de Engenharia (DCNs), no que tange à promoção de situações de ensino e aprendizagem que possibilitem a interação da ciência com a tecnologia em todas as dimensões da sociedade, decidiu-se pela construção de uma nova metodologia de ensino. Para tanto, buscaram-se orientações junto às DCNs, aos princípios educacionais do enfoque CTS e na Resolução de Problemas. Este trabalho apresenta uma investigação dos efeitos da metodologia dos Problemas Geradores de Discussões no ensino da Física, no primeiro período do curso de Engenharia de Produção em universidade pública do Paraná em 2008. A análise dos dados apontou para a pertinência da metodologia PGD nos cursos de Engenharia, pois permite abordar: o conhecimento formal da Física, a pesquisa e a discussão como forma de romper o tradicionalismo e promover uma nova forma de construir o conhecimento.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000300002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000300002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132010000300002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.16 n.3 2010
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170956138610688