Investigando a metodologia dos problemas geradores de discussões: aplicações na disciplina de Física no ensino de Engenharia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000300002 |
Resumo: | Para atender as diretrizes dos cursos de Engenharia (DCNs), no que tange à promoção de situações de ensino e aprendizagem que possibilitem a interação da ciência com a tecnologia em todas as dimensões da sociedade, decidiu-se pela construção de uma nova metodologia de ensino. Para tanto, buscaram-se orientações junto às DCNs, aos princípios educacionais do enfoque CTS e na Resolução de Problemas. Este trabalho apresenta uma investigação dos efeitos da metodologia dos Problemas Geradores de Discussões no ensino da Física, no primeiro período do curso de Engenharia de Produção em universidade pública do Paraná em 2008. A análise dos dados apontou para a pertinência da metodologia PGD nos cursos de Engenharia, pois permite abordar: o conhecimento formal da Física, a pesquisa e a discussão como forma de romper o tradicionalismo e promover uma nova forma de construir o conhecimento. |
id |
UNESP-22_1a15eeefa1921a9b81541503ffed7e6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132010000300002 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Investigando a metodologia dos problemas geradores de discussões: aplicações na disciplina de Física no ensino de EngenhariaEnsino e aprendizagemEnsino em EngenhariaCiência-Tecnologia-SociedadeProblemas Geradores de DiscussõesPara atender as diretrizes dos cursos de Engenharia (DCNs), no que tange à promoção de situações de ensino e aprendizagem que possibilitem a interação da ciência com a tecnologia em todas as dimensões da sociedade, decidiu-se pela construção de uma nova metodologia de ensino. Para tanto, buscaram-se orientações junto às DCNs, aos princípios educacionais do enfoque CTS e na Resolução de Problemas. Este trabalho apresenta uma investigação dos efeitos da metodologia dos Problemas Geradores de Discussões no ensino da Física, no primeiro período do curso de Engenharia de Produção em universidade pública do Paraná em 2008. A análise dos dados apontou para a pertinência da metodologia PGD nos cursos de Engenharia, pois permite abordar: o conhecimento formal da Física, a pesquisa e a discussão como forma de romper o tradicionalismo e promover uma nova forma de construir o conhecimento.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000300002Ciência & Educação (Bauru) v.16 n.3 2010reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132010000300002info:eu-repo/semantics/openAccessMachado,ViniciusPinheiro,Nilcéia Aparecida Macielpor2011-01-10T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132010000300002Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:38.388845Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigando a metodologia dos problemas geradores de discussões: aplicações na disciplina de Física no ensino de Engenharia |
title |
Investigando a metodologia dos problemas geradores de discussões: aplicações na disciplina de Física no ensino de Engenharia |
spellingShingle |
Investigando a metodologia dos problemas geradores de discussões: aplicações na disciplina de Física no ensino de Engenharia Machado,Vinicius Ensino e aprendizagem Ensino em Engenharia Ciência-Tecnologia-Sociedade Problemas Geradores de Discussões |
title_short |
Investigando a metodologia dos problemas geradores de discussões: aplicações na disciplina de Física no ensino de Engenharia |
title_full |
Investigando a metodologia dos problemas geradores de discussões: aplicações na disciplina de Física no ensino de Engenharia |
title_fullStr |
Investigando a metodologia dos problemas geradores de discussões: aplicações na disciplina de Física no ensino de Engenharia |
title_full_unstemmed |
Investigando a metodologia dos problemas geradores de discussões: aplicações na disciplina de Física no ensino de Engenharia |
title_sort |
Investigando a metodologia dos problemas geradores de discussões: aplicações na disciplina de Física no ensino de Engenharia |
author |
Machado,Vinicius |
author_facet |
Machado,Vinicius Pinheiro,Nilcéia Aparecida Maciel |
author_role |
author |
author2 |
Pinheiro,Nilcéia Aparecida Maciel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado,Vinicius Pinheiro,Nilcéia Aparecida Maciel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino e aprendizagem Ensino em Engenharia Ciência-Tecnologia-Sociedade Problemas Geradores de Discussões |
topic |
Ensino e aprendizagem Ensino em Engenharia Ciência-Tecnologia-Sociedade Problemas Geradores de Discussões |
description |
Para atender as diretrizes dos cursos de Engenharia (DCNs), no que tange à promoção de situações de ensino e aprendizagem que possibilitem a interação da ciência com a tecnologia em todas as dimensões da sociedade, decidiu-se pela construção de uma nova metodologia de ensino. Para tanto, buscaram-se orientações junto às DCNs, aos princípios educacionais do enfoque CTS e na Resolução de Problemas. Este trabalho apresenta uma investigação dos efeitos da metodologia dos Problemas Geradores de Discussões no ensino da Física, no primeiro período do curso de Engenharia de Produção em universidade pública do Paraná em 2008. A análise dos dados apontou para a pertinência da metodologia PGD nos cursos de Engenharia, pois permite abordar: o conhecimento formal da Física, a pesquisa e a discussão como forma de romper o tradicionalismo e promover uma nova forma de construir o conhecimento. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000300002 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000300002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132010000300002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.16 n.3 2010 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170956138610688 |