Uma investigação sobre os efeitos de um Problema Gerador de Discussões com o tema Pressão na Formação Científica de Acadêmicos de Engenharia Química no ensino de Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Vinicius
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Moreira, Marco Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/14239
Resumo: Apresenta-se neste trabalho uma investigação dos efeitos sobre a formação científica deacadêmicos de um curso de Engenharia provocados pela aplicação da Metodologia dosProblemas Geradores de Discussões. Propõe-se a aplicação do Problema Gerador deDiscussões Pressão como resposta às solicitações das Diretrizes Curriculares Nacionais doscursos de Engenharia como forma de promover a realização de atividades de ensino quecontribuam no processo de construção das competências desejadas ao perfil acadêmico.No referencial teórico, os autores apresentam, em síntese, a estrutura do PGD Pressão esua forma de aplicação e estabelecem, por meio de um paralelo entre as DCN e a Teoria daAprendizagem Significativa, parâmetros para análise dos efeitos. Entende se que aaplicação do Problema Gerador de Discussões Pressão promoveu atividades de ensinolevando os alunos a realizar : cálculos, análises, discussões, propor procedimentos práticos,etc., potencializando a formação das competências acadêmicas solicitadas pelas DCN deanálise e compreensão de fenômenos físicos e a construção de novos conhecimentos.
id UTFPR-2_3b9829194e966ebdd0b6f42f6e0c7634
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/14239
network_acronym_str UTFPR-2
network_name_str Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada
repository_id_str
spelling Uma investigação sobre os efeitos de um Problema Gerador de Discussões com o tema Pressão na Formação Científica de Acadêmicos de Engenharia Química no ensino de FísicaExatas; FísicaProblemas Geradores de Discussões; Ensino em Engenharia; Ensino de Física; Aprendizagem Significativa; DCN dos cursos de Engenharia.Apresenta-se neste trabalho uma investigação dos efeitos sobre a formação científica deacadêmicos de um curso de Engenharia provocados pela aplicação da Metodologia dosProblemas Geradores de Discussões. Propõe-se a aplicação do Problema Gerador deDiscussões Pressão como resposta às solicitações das Diretrizes Curriculares Nacionais doscursos de Engenharia como forma de promover a realização de atividades de ensino quecontribuam no processo de construção das competências desejadas ao perfil acadêmico.No referencial teórico, os autores apresentam, em síntese, a estrutura do PGD Pressão esua forma de aplicação e estabelecem, por meio de um paralelo entre as DCN e a Teoria daAprendizagem Significativa, parâmetros para análise dos efeitos. Entende se que aaplicação do Problema Gerador de Discussões Pressão promoveu atividades de ensinolevando os alunos a realizar : cálculos, análises, discussões, propor procedimentos práticos,etc., potencializando a formação das competências acadêmicas solicitadas pelas DCN deanálise e compreensão de fenômenos físicos e a construção de novos conhecimentos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Machado, ViniciusMoreira, Marco Antonio2021-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/1423910.3895/rbfta.v8n2.14239Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada; v. 8, n. 2 (2021)2358-008910.3895/rbfta.v8n2reponame:Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicadainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/14239/8542Direitos autorais 2021 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-20T20:29:37Zoai:periodicos.utfpr:article/14239Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbftaPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/oai||rbfta-pg@utfpr.edu.br2358-00892358-0089opendoar:2021-09-20T20:29:37Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma investigação sobre os efeitos de um Problema Gerador de Discussões com o tema Pressão na Formação Científica de Acadêmicos de Engenharia Química no ensino de Física
title Uma investigação sobre os efeitos de um Problema Gerador de Discussões com o tema Pressão na Formação Científica de Acadêmicos de Engenharia Química no ensino de Física
spellingShingle Uma investigação sobre os efeitos de um Problema Gerador de Discussões com o tema Pressão na Formação Científica de Acadêmicos de Engenharia Química no ensino de Física
Machado, Vinicius
Exatas; Física
Problemas Geradores de Discussões; Ensino em Engenharia; Ensino de Física; Aprendizagem Significativa; DCN dos cursos de Engenharia.
title_short Uma investigação sobre os efeitos de um Problema Gerador de Discussões com o tema Pressão na Formação Científica de Acadêmicos de Engenharia Química no ensino de Física
title_full Uma investigação sobre os efeitos de um Problema Gerador de Discussões com o tema Pressão na Formação Científica de Acadêmicos de Engenharia Química no ensino de Física
title_fullStr Uma investigação sobre os efeitos de um Problema Gerador de Discussões com o tema Pressão na Formação Científica de Acadêmicos de Engenharia Química no ensino de Física
title_full_unstemmed Uma investigação sobre os efeitos de um Problema Gerador de Discussões com o tema Pressão na Formação Científica de Acadêmicos de Engenharia Química no ensino de Física
title_sort Uma investigação sobre os efeitos de um Problema Gerador de Discussões com o tema Pressão na Formação Científica de Acadêmicos de Engenharia Química no ensino de Física
author Machado, Vinicius
author_facet Machado, Vinicius
Moreira, Marco Antonio
author_role author
author2 Moreira, Marco Antonio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Vinicius
Moreira, Marco Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Exatas; Física
Problemas Geradores de Discussões; Ensino em Engenharia; Ensino de Física; Aprendizagem Significativa; DCN dos cursos de Engenharia.
topic Exatas; Física
Problemas Geradores de Discussões; Ensino em Engenharia; Ensino de Física; Aprendizagem Significativa; DCN dos cursos de Engenharia.
description Apresenta-se neste trabalho uma investigação dos efeitos sobre a formação científica deacadêmicos de um curso de Engenharia provocados pela aplicação da Metodologia dosProblemas Geradores de Discussões. Propõe-se a aplicação do Problema Gerador deDiscussões Pressão como resposta às solicitações das Diretrizes Curriculares Nacionais doscursos de Engenharia como forma de promover a realização de atividades de ensino quecontribuam no processo de construção das competências desejadas ao perfil acadêmico.No referencial teórico, os autores apresentam, em síntese, a estrutura do PGD Pressão esua forma de aplicação e estabelecem, por meio de um paralelo entre as DCN e a Teoria daAprendizagem Significativa, parâmetros para análise dos efeitos. Entende se que aaplicação do Problema Gerador de Discussões Pressão promoveu atividades de ensinolevando os alunos a realizar : cálculos, análises, discussões, propor procedimentos práticos,etc., potencializando a formação das competências acadêmicas solicitadas pelas DCN deanálise e compreensão de fenômenos físicos e a construção de novos conhecimentos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/14239
10.3895/rbfta.v8n2.14239
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/14239
identifier_str_mv 10.3895/rbfta.v8n2.14239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/14239/8542
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada; v. 8, n. 2 (2021)
2358-0089
10.3895/rbfta.v8n2
reponame:Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada
collection Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbfta-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1811086513950162945