Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Wildson Luiz Pereira dos
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Mortimer, Eduardo Fleury
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12108
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132001000100007
Resumo: O principal objetivo de currículos CTS é o letramento científico e tecnológico para que os alunos possam atuar como cidadãos, tomando decisões e agindo com responsabilidade social. No presente artigo discutiremos o significado dessa meta educacional e apresentaremos uma revisão da literatura sobre suas implicações para o ensino de ciências. As considerações apresentadas contribuem para uma melhor reflexão sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais do ensino médio, no que diz respeito ao objetivo de formação para a cidadania.
id UNB_9b95a9f0b9f16a5a752795fb4db80331
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/12108
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de CiênciasCidadaniaCiências - estudo e ensinoResponsabilidade socialO principal objetivo de currículos CTS é o letramento científico e tecnológico para que os alunos possam atuar como cidadãos, tomando decisões e agindo com responsabilidade social. No presente artigo discutiremos o significado dessa meta educacional e apresentaremos uma revisão da literatura sobre suas implicações para o ensino de ciências. As considerações apresentadas contribuem para uma melhor reflexão sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais do ensino médio, no que diz respeito ao objetivo de formação para a cidadania.The main goal of the STS curriculum is to provide scientific and technological literacy for students so they can act as citizens and participate on decision making on the perspective of social responsibility. This paper discusses this educational goal and provides a review of the literature about its implications for science education. It also reflects on the National High School Curriculum related to the same objectives.Instituto de Química (IQ)Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Bauru da Faculdade de Ciências, UNESP2013-02-18T20:48:40Z2013-02-18T20:48:40Z2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MORTIMER, Eduardo Fleury. Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de Ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 7, n. 1, 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132001000100007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 18 fev. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132001000100007http://repositorio.unb.br/handle/10482/12108http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132001000100007Revista Ciência & Educação - Todos os conteúdos deste periódico, exceto onde indicado o contrário, está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição (Atribuição-Uso Não-Comercial 3.0 Unported ( CC BY-NC 3.0 )). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1516-73132001000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 18 fev. 2013info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Wildson Luiz Pereira dosMortimer, Eduardo Fleuryporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-20T11:15:58Zoai:repositorio.unb.br:10482/12108Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-20T11:15:58Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de Ciências
title Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de Ciências
spellingShingle Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de Ciências
Santos, Wildson Luiz Pereira dos
Cidadania
Ciências - estudo e ensino
Responsabilidade social
title_short Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de Ciências
title_full Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de Ciências
title_fullStr Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de Ciências
title_full_unstemmed Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de Ciências
title_sort Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de Ciências
author Santos, Wildson Luiz Pereira dos
author_facet Santos, Wildson Luiz Pereira dos
Mortimer, Eduardo Fleury
author_role author
author2 Mortimer, Eduardo Fleury
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Wildson Luiz Pereira dos
Mortimer, Eduardo Fleury
dc.subject.por.fl_str_mv Cidadania
Ciências - estudo e ensino
Responsabilidade social
topic Cidadania
Ciências - estudo e ensino
Responsabilidade social
description O principal objetivo de currículos CTS é o letramento científico e tecnológico para que os alunos possam atuar como cidadãos, tomando decisões e agindo com responsabilidade social. No presente artigo discutiremos o significado dessa meta educacional e apresentaremos uma revisão da literatura sobre suas implicações para o ensino de ciências. As considerações apresentadas contribuem para uma melhor reflexão sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais do ensino médio, no que diz respeito ao objetivo de formação para a cidadania.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2013-02-18T20:48:40Z
2013-02-18T20:48:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MORTIMER, Eduardo Fleury. Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de Ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 7, n. 1, 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132001000100007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 18 fev. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132001000100007
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12108
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132001000100007
identifier_str_mv SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MORTIMER, Eduardo Fleury. Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de Ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 7, n. 1, 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132001000100007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 18 fev. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132001000100007
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/12108
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132001000100007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Bauru da Faculdade de Ciências, UNESP
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Bauru da Faculdade de Ciências, UNESP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580871664631808