Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de Ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/12108 http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132001000100007 |
Resumo: | O principal objetivo de currículos CTS é o letramento científico e tecnológico para que os alunos possam atuar como cidadãos, tomando decisões e agindo com responsabilidade social. No presente artigo discutiremos o significado dessa meta educacional e apresentaremos uma revisão da literatura sobre suas implicações para o ensino de ciências. As considerações apresentadas contribuem para uma melhor reflexão sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais do ensino médio, no que diz respeito ao objetivo de formação para a cidadania. |
id |
UNB_9b95a9f0b9f16a5a752795fb4db80331 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/12108 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de CiênciasCidadaniaCiências - estudo e ensinoResponsabilidade socialO principal objetivo de currículos CTS é o letramento científico e tecnológico para que os alunos possam atuar como cidadãos, tomando decisões e agindo com responsabilidade social. No presente artigo discutiremos o significado dessa meta educacional e apresentaremos uma revisão da literatura sobre suas implicações para o ensino de ciências. As considerações apresentadas contribuem para uma melhor reflexão sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais do ensino médio, no que diz respeito ao objetivo de formação para a cidadania.The main goal of the STS curriculum is to provide scientific and technological literacy for students so they can act as citizens and participate on decision making on the perspective of social responsibility. This paper discusses this educational goal and provides a review of the literature about its implications for science education. It also reflects on the National High School Curriculum related to the same objectives.Instituto de Química (IQ)Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Bauru da Faculdade de Ciências, UNESP2013-02-18T20:48:40Z2013-02-18T20:48:40Z2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MORTIMER, Eduardo Fleury. Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de Ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 7, n. 1, 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132001000100007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 18 fev. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132001000100007http://repositorio.unb.br/handle/10482/12108http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132001000100007Revista Ciência & Educação - Todos os conteúdos deste periódico, exceto onde indicado o contrário, está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição (Atribuição-Uso Não-Comercial 3.0 Unported ( CC BY-NC 3.0 )). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1516-73132001000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 18 fev. 2013info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Wildson Luiz Pereira dosMortimer, Eduardo Fleuryporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-20T11:15:58Zoai:repositorio.unb.br:10482/12108Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-20T11:15:58Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de Ciências |
title |
Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de Ciências |
spellingShingle |
Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de Ciências Santos, Wildson Luiz Pereira dos Cidadania Ciências - estudo e ensino Responsabilidade social |
title_short |
Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de Ciências |
title_full |
Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de Ciências |
title_fullStr |
Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de Ciências |
title_full_unstemmed |
Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de Ciências |
title_sort |
Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de Ciências |
author |
Santos, Wildson Luiz Pereira dos |
author_facet |
Santos, Wildson Luiz Pereira dos Mortimer, Eduardo Fleury |
author_role |
author |
author2 |
Mortimer, Eduardo Fleury |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Wildson Luiz Pereira dos Mortimer, Eduardo Fleury |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cidadania Ciências - estudo e ensino Responsabilidade social |
topic |
Cidadania Ciências - estudo e ensino Responsabilidade social |
description |
O principal objetivo de currículos CTS é o letramento científico e tecnológico para que os alunos possam atuar como cidadãos, tomando decisões e agindo com responsabilidade social. No presente artigo discutiremos o significado dessa meta educacional e apresentaremos uma revisão da literatura sobre suas implicações para o ensino de ciências. As considerações apresentadas contribuem para uma melhor reflexão sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais do ensino médio, no que diz respeito ao objetivo de formação para a cidadania. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2013-02-18T20:48:40Z 2013-02-18T20:48:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MORTIMER, Eduardo Fleury. Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de Ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 7, n. 1, 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132001000100007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 18 fev. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132001000100007 http://repositorio.unb.br/handle/10482/12108 http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132001000100007 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MORTIMER, Eduardo Fleury. Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de Ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 7, n. 1, 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132001000100007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 18 fev. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132001000100007 |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12108 http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132001000100007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Bauru da Faculdade de Ciências, UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Bauru da Faculdade de Ciências, UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1810580871664631808 |