Percepções de licenciandos em Química a respeito do planejamento e execução de aulas experimentais no contexto do estágio supervisionado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100218 |
Resumo: | Resumo presente estudo busca investigar as percepções de licenciandos em Química acerca do planejamento e execução de aulas experimentais no contexto do Estágio Supervisionado. Os dados da pesquisa foram analisados à luz da Matriz do Professor M(P), instrumento que permite o estudo das relações epistêmicas, pessoais e sociais com o conteúdo, o ensino e a aprendizagem. Mediante o processo analítico, identificou-se a presença de unidades de análise em todos os setores da M(P) e as percepções das duplas foram semelhantes, focadas em uma perspectiva mais epistêmica e na gestão do ensino, com exceção da fase de execução da dupla D2. Observamos que as ações dos licenciandos no planejamento e na execução foram afetadas pelas relações com o professor formador, o contexto escolar e/ou com a atividade experimental. Entendemos que o estudo pode contribuir para as disciplinas de Estágio Supervisionado como uma possível forma de orientar na condução da prática de futuros professores. |
id |
UNESP-22_1b2ef39f2cfe8a335ec9bba762384509 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132022000100218 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepções de licenciandos em Química a respeito do planejamento e execução de aulas experimentais no contexto do estágio supervisionadoEnsino de químicaAulas experimentaisFormação inicial do professorEstágio supervisionadoResumo presente estudo busca investigar as percepções de licenciandos em Química acerca do planejamento e execução de aulas experimentais no contexto do Estágio Supervisionado. Os dados da pesquisa foram analisados à luz da Matriz do Professor M(P), instrumento que permite o estudo das relações epistêmicas, pessoais e sociais com o conteúdo, o ensino e a aprendizagem. Mediante o processo analítico, identificou-se a presença de unidades de análise em todos os setores da M(P) e as percepções das duplas foram semelhantes, focadas em uma perspectiva mais epistêmica e na gestão do ensino, com exceção da fase de execução da dupla D2. Observamos que as ações dos licenciandos no planejamento e na execução foram afetadas pelas relações com o professor formador, o contexto escolar e/ou com a atividade experimental. Entendemos que o estudo pode contribuir para as disciplinas de Estágio Supervisionado como uma possível forma de orientar na condução da prática de futuros professores.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100218Ciência & Educação (Bauru) v.28 2022reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320220020info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Andriele Coraiola deBroietti,Fabiele Cristiane DiasAssai,Natany Dayani de Souzapor2022-06-15T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132022000100218Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:21.897109Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções de licenciandos em Química a respeito do planejamento e execução de aulas experimentais no contexto do estágio supervisionado |
title |
Percepções de licenciandos em Química a respeito do planejamento e execução de aulas experimentais no contexto do estágio supervisionado |
spellingShingle |
Percepções de licenciandos em Química a respeito do planejamento e execução de aulas experimentais no contexto do estágio supervisionado Souza,Andriele Coraiola de Ensino de química Aulas experimentais Formação inicial do professor Estágio supervisionado |
title_short |
Percepções de licenciandos em Química a respeito do planejamento e execução de aulas experimentais no contexto do estágio supervisionado |
title_full |
Percepções de licenciandos em Química a respeito do planejamento e execução de aulas experimentais no contexto do estágio supervisionado |
title_fullStr |
Percepções de licenciandos em Química a respeito do planejamento e execução de aulas experimentais no contexto do estágio supervisionado |
title_full_unstemmed |
Percepções de licenciandos em Química a respeito do planejamento e execução de aulas experimentais no contexto do estágio supervisionado |
title_sort |
Percepções de licenciandos em Química a respeito do planejamento e execução de aulas experimentais no contexto do estágio supervisionado |
author |
Souza,Andriele Coraiola de |
author_facet |
Souza,Andriele Coraiola de Broietti,Fabiele Cristiane Dias Assai,Natany Dayani de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Broietti,Fabiele Cristiane Dias Assai,Natany Dayani de Souza |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza,Andriele Coraiola de Broietti,Fabiele Cristiane Dias Assai,Natany Dayani de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de química Aulas experimentais Formação inicial do professor Estágio supervisionado |
topic |
Ensino de química Aulas experimentais Formação inicial do professor Estágio supervisionado |
description |
Resumo presente estudo busca investigar as percepções de licenciandos em Química acerca do planejamento e execução de aulas experimentais no contexto do Estágio Supervisionado. Os dados da pesquisa foram analisados à luz da Matriz do Professor M(P), instrumento que permite o estudo das relações epistêmicas, pessoais e sociais com o conteúdo, o ensino e a aprendizagem. Mediante o processo analítico, identificou-se a presença de unidades de análise em todos os setores da M(P) e as percepções das duplas foram semelhantes, focadas em uma perspectiva mais epistêmica e na gestão do ensino, com exceção da fase de execução da dupla D2. Observamos que as ações dos licenciandos no planejamento e na execução foram afetadas pelas relações com o professor formador, o contexto escolar e/ou com a atividade experimental. Entendemos que o estudo pode contribuir para as disciplinas de Estágio Supervisionado como uma possível forma de orientar na condução da prática de futuros professores. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100218 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100218 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1516-731320220020 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.28 2022 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170959261270016 |