O PAPEL DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFPE PARA A PRÁTICA DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França de Barros, Gleize Cristina
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Barros, Marcos Alexandre de Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/668
Resumo: : O presente artigo tem por objetivo analisar o papel dos estágios supervisionados na formação inicial dos licenciandos em Ciências Biológicas da UFPE para a prática docente. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória. Participaram da pesquisa 18 licenciandos que estavam no último período do curso. Foi aplicado um questionário no final da última disciplina de Estágio em Ensino de Biologia 4 (EEB4). Concluímos que, dos 18 participantes, 14 não se sentem preparados para assumirem uma sala de aula, e observamos que vários fatores contribuem para esse cenário, diretamente ligados ao processo formativo inicial desses licenciandos, tais como: a falta de integração das disciplinas pedagógicas com os estágios; a predominância do modelo tradicional de ensino na universidade; a  organicidade das disciplinas Estágio, que não favorece uma maior imersão nos campos de estágios, e a falta de acompanhamento por parte dos professores. Desse modo, verificamos a importância de se repensar o currículo de formação no que se refere às disciplinas de estágio, sua estruturação e condução durante a formação inicial, que se apresenta como sendo de fundamental relevância para atuação dos licenciandos enquanto docentes.
id URI-5_782b2b4baa7a90230ece88a69bf0efe2
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/668
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling O PAPEL DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFPE PARA A PRÁTICA DOCENTEFormação inicialEstágio supervisionadoPrática Docente: O presente artigo tem por objetivo analisar o papel dos estágios supervisionados na formação inicial dos licenciandos em Ciências Biológicas da UFPE para a prática docente. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória. Participaram da pesquisa 18 licenciandos que estavam no último período do curso. Foi aplicado um questionário no final da última disciplina de Estágio em Ensino de Biologia 4 (EEB4). Concluímos que, dos 18 participantes, 14 não se sentem preparados para assumirem uma sala de aula, e observamos que vários fatores contribuem para esse cenário, diretamente ligados ao processo formativo inicial desses licenciandos, tais como: a falta de integração das disciplinas pedagógicas com os estágios; a predominância do modelo tradicional de ensino na universidade; a  organicidade das disciplinas Estágio, que não favorece uma maior imersão nos campos de estágios, e a falta de acompanhamento por parte dos professores. Desse modo, verificamos a importância de se repensar o currículo de formação no que se refere às disciplinas de estágio, sua estruturação e condução durante a formação inicial, que se apresenta como sendo de fundamental relevância para atuação dos licenciandos enquanto docentes.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2022-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/66810.31512/encitec.v12i1.668Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 12 n. 1 (2022); 05-182237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/668/352Copyright (c) 2022 Gleize Cristina França de Barros, Marcos Alexandre de Melo Barroshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess França de Barros, Gleize CristinaBarros, Marcos Alexandre de Melo 2022-03-29T19:02:21Zoai:ojs2.san.uri.br:article/668Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2022-03-29T19:02:21Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv O PAPEL DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFPE PARA A PRÁTICA DOCENTE
title O PAPEL DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFPE PARA A PRÁTICA DOCENTE
spellingShingle O PAPEL DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFPE PARA A PRÁTICA DOCENTE
França de Barros, Gleize Cristina
Formação inicial
Estágio supervisionado
Prática Docente
title_short O PAPEL DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFPE PARA A PRÁTICA DOCENTE
title_full O PAPEL DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFPE PARA A PRÁTICA DOCENTE
title_fullStr O PAPEL DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFPE PARA A PRÁTICA DOCENTE
title_full_unstemmed O PAPEL DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFPE PARA A PRÁTICA DOCENTE
title_sort O PAPEL DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFPE PARA A PRÁTICA DOCENTE
author França de Barros, Gleize Cristina
author_facet França de Barros, Gleize Cristina
Barros, Marcos Alexandre de Melo
author_role author
author2 Barros, Marcos Alexandre de Melo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv França de Barros, Gleize Cristina
Barros, Marcos Alexandre de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial
Estágio supervisionado
Prática Docente
topic Formação inicial
Estágio supervisionado
Prática Docente
description : O presente artigo tem por objetivo analisar o papel dos estágios supervisionados na formação inicial dos licenciandos em Ciências Biológicas da UFPE para a prática docente. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória. Participaram da pesquisa 18 licenciandos que estavam no último período do curso. Foi aplicado um questionário no final da última disciplina de Estágio em Ensino de Biologia 4 (EEB4). Concluímos que, dos 18 participantes, 14 não se sentem preparados para assumirem uma sala de aula, e observamos que vários fatores contribuem para esse cenário, diretamente ligados ao processo formativo inicial desses licenciandos, tais como: a falta de integração das disciplinas pedagógicas com os estágios; a predominância do modelo tradicional de ensino na universidade; a  organicidade das disciplinas Estágio, que não favorece uma maior imersão nos campos de estágios, e a falta de acompanhamento por parte dos professores. Desse modo, verificamos a importância de se repensar o currículo de formação no que se refere às disciplinas de estágio, sua estruturação e condução durante a formação inicial, que se apresenta como sendo de fundamental relevância para atuação dos licenciandos enquanto docentes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/668
10.31512/encitec.v12i1.668
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/668
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v12i1.668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/668/352
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Gleize Cristina França de Barros, Marcos Alexandre de Melo Barros
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Gleize Cristina França de Barros, Marcos Alexandre de Melo Barros
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 12 n. 1 (2022); 05-18
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333723238400