O PAPEL DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFPE PARA A PRÁTICA DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/668 |
Resumo: | : O presente artigo tem por objetivo analisar o papel dos estágios supervisionados na formação inicial dos licenciandos em Ciências Biológicas da UFPE para a prática docente. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória. Participaram da pesquisa 18 licenciandos que estavam no último período do curso. Foi aplicado um questionário no final da última disciplina de Estágio em Ensino de Biologia 4 (EEB4). Concluímos que, dos 18 participantes, 14 não se sentem preparados para assumirem uma sala de aula, e observamos que vários fatores contribuem para esse cenário, diretamente ligados ao processo formativo inicial desses licenciandos, tais como: a falta de integração das disciplinas pedagógicas com os estágios; a predominância do modelo tradicional de ensino na universidade; a organicidade das disciplinas Estágio, que não favorece uma maior imersão nos campos de estágios, e a falta de acompanhamento por parte dos professores. Desse modo, verificamos a importância de se repensar o currículo de formação no que se refere às disciplinas de estágio, sua estruturação e condução durante a formação inicial, que se apresenta como sendo de fundamental relevância para atuação dos licenciandos enquanto docentes. |
id |
URI-5_782b2b4baa7a90230ece88a69bf0efe2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/668 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
O PAPEL DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFPE PARA A PRÁTICA DOCENTEFormação inicialEstágio supervisionadoPrática Docente: O presente artigo tem por objetivo analisar o papel dos estágios supervisionados na formação inicial dos licenciandos em Ciências Biológicas da UFPE para a prática docente. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória. Participaram da pesquisa 18 licenciandos que estavam no último período do curso. Foi aplicado um questionário no final da última disciplina de Estágio em Ensino de Biologia 4 (EEB4). Concluímos que, dos 18 participantes, 14 não se sentem preparados para assumirem uma sala de aula, e observamos que vários fatores contribuem para esse cenário, diretamente ligados ao processo formativo inicial desses licenciandos, tais como: a falta de integração das disciplinas pedagógicas com os estágios; a predominância do modelo tradicional de ensino na universidade; a organicidade das disciplinas Estágio, que não favorece uma maior imersão nos campos de estágios, e a falta de acompanhamento por parte dos professores. Desse modo, verificamos a importância de se repensar o currículo de formação no que se refere às disciplinas de estágio, sua estruturação e condução durante a formação inicial, que se apresenta como sendo de fundamental relevância para atuação dos licenciandos enquanto docentes.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2022-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/66810.31512/encitec.v12i1.668Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 12 n. 1 (2022); 05-182237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/668/352Copyright (c) 2022 Gleize Cristina França de Barros, Marcos Alexandre de Melo Barroshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess França de Barros, Gleize CristinaBarros, Marcos Alexandre de Melo 2022-03-29T19:02:21Zoai:ojs2.san.uri.br:article/668Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2022-03-29T19:02:21Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PAPEL DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFPE PARA A PRÁTICA DOCENTE |
title |
O PAPEL DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFPE PARA A PRÁTICA DOCENTE |
spellingShingle |
O PAPEL DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFPE PARA A PRÁTICA DOCENTE França de Barros, Gleize Cristina Formação inicial Estágio supervisionado Prática Docente |
title_short |
O PAPEL DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFPE PARA A PRÁTICA DOCENTE |
title_full |
O PAPEL DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFPE PARA A PRÁTICA DOCENTE |
title_fullStr |
O PAPEL DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFPE PARA A PRÁTICA DOCENTE |
title_full_unstemmed |
O PAPEL DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFPE PARA A PRÁTICA DOCENTE |
title_sort |
O PAPEL DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFPE PARA A PRÁTICA DOCENTE |
author |
França de Barros, Gleize Cristina |
author_facet |
França de Barros, Gleize Cristina Barros, Marcos Alexandre de Melo |
author_role |
author |
author2 |
Barros, Marcos Alexandre de Melo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
França de Barros, Gleize Cristina Barros, Marcos Alexandre de Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial Estágio supervisionado Prática Docente |
topic |
Formação inicial Estágio supervisionado Prática Docente |
description |
: O presente artigo tem por objetivo analisar o papel dos estágios supervisionados na formação inicial dos licenciandos em Ciências Biológicas da UFPE para a prática docente. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória. Participaram da pesquisa 18 licenciandos que estavam no último período do curso. Foi aplicado um questionário no final da última disciplina de Estágio em Ensino de Biologia 4 (EEB4). Concluímos que, dos 18 participantes, 14 não se sentem preparados para assumirem uma sala de aula, e observamos que vários fatores contribuem para esse cenário, diretamente ligados ao processo formativo inicial desses licenciandos, tais como: a falta de integração das disciplinas pedagógicas com os estágios; a predominância do modelo tradicional de ensino na universidade; a organicidade das disciplinas Estágio, que não favorece uma maior imersão nos campos de estágios, e a falta de acompanhamento por parte dos professores. Desse modo, verificamos a importância de se repensar o currículo de formação no que se refere às disciplinas de estágio, sua estruturação e condução durante a formação inicial, que se apresenta como sendo de fundamental relevância para atuação dos licenciandos enquanto docentes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/668 10.31512/encitec.v12i1.668 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/668 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v12i1.668 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/668/352 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Gleize Cristina França de Barros, Marcos Alexandre de Melo Barros https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Gleize Cristina França de Barros, Marcos Alexandre de Melo Barros https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 12 n. 1 (2022); 05-18 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333723238400 |