Um exemplo de "distribuição social da mente" em uma aula de física quântica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira,Alexsandro Pereira de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Ostermann,Fernanda, Cavalcanti,Cláudio José de Holanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000200002
Resumo: Diversos estudos em psicologia, antropologia e sociologia desenvolveram a concepção na qual a mente é vista como algo que "se estende além da pele". O presente trabalho apresenta, no âmbito do ensino de física quântica, uma investigação sobre a distribuição social da mente a partir da análise de uma atividade desenvolvida com um grupo de graduandos em Física, mediada por um interferômetro virtual de Mach-Zehnder. Nossa análise mostrou que, nos debates mais polêmicos, a construção de significados na atividade surgiu por meio de um processo complexo de interanimação de vozes, no qual é impossível determinar quem solucionou o problema, assinalando um ou outro indivíduo isoladamente isto é, foi o grupo, enquanto "sistema", que desempenhou tal função no plano intermental.
id UNESP-22_1f92b39ae54504d7561c97760061d293
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132012000200002
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Um exemplo de "distribuição social da mente" em uma aula de física quânticaCognição distribuídaAbordagem socioculturalEnsino de física quânticaDiversos estudos em psicologia, antropologia e sociologia desenvolveram a concepção na qual a mente é vista como algo que "se estende além da pele". O presente trabalho apresenta, no âmbito do ensino de física quântica, uma investigação sobre a distribuição social da mente a partir da análise de uma atividade desenvolvida com um grupo de graduandos em Física, mediada por um interferômetro virtual de Mach-Zehnder. Nossa análise mostrou que, nos debates mais polêmicos, a construção de significados na atividade surgiu por meio de um processo complexo de interanimação de vozes, no qual é impossível determinar quem solucionou o problema, assinalando um ou outro indivíduo isoladamente isto é, foi o grupo, enquanto "sistema", que desempenhou tal função no plano intermental.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000200002Ciência & Educação (Bauru) v.18 n.2 2012reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132012000200002info:eu-repo/semantics/openAccessPereira,Alexsandro Pereira deOstermann,FernandaCavalcanti,Cláudio José de Holandapor2012-06-14T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132012000200002Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:43.917251Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Um exemplo de "distribuição social da mente" em uma aula de física quântica
title Um exemplo de "distribuição social da mente" em uma aula de física quântica
spellingShingle Um exemplo de "distribuição social da mente" em uma aula de física quântica
Pereira,Alexsandro Pereira de
Cognição distribuída
Abordagem sociocultural
Ensino de física quântica
title_short Um exemplo de "distribuição social da mente" em uma aula de física quântica
title_full Um exemplo de "distribuição social da mente" em uma aula de física quântica
title_fullStr Um exemplo de "distribuição social da mente" em uma aula de física quântica
title_full_unstemmed Um exemplo de "distribuição social da mente" em uma aula de física quântica
title_sort Um exemplo de "distribuição social da mente" em uma aula de física quântica
author Pereira,Alexsandro Pereira de
author_facet Pereira,Alexsandro Pereira de
Ostermann,Fernanda
Cavalcanti,Cláudio José de Holanda
author_role author
author2 Ostermann,Fernanda
Cavalcanti,Cláudio José de Holanda
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira,Alexsandro Pereira de
Ostermann,Fernanda
Cavalcanti,Cláudio José de Holanda
dc.subject.por.fl_str_mv Cognição distribuída
Abordagem sociocultural
Ensino de física quântica
topic Cognição distribuída
Abordagem sociocultural
Ensino de física quântica
description Diversos estudos em psicologia, antropologia e sociologia desenvolveram a concepção na qual a mente é vista como algo que "se estende além da pele". O presente trabalho apresenta, no âmbito do ensino de física quântica, uma investigação sobre a distribuição social da mente a partir da análise de uma atividade desenvolvida com um grupo de graduandos em Física, mediada por um interferômetro virtual de Mach-Zehnder. Nossa análise mostrou que, nos debates mais polêmicos, a construção de significados na atividade surgiu por meio de um processo complexo de interanimação de vozes, no qual é impossível determinar quem solucionou o problema, assinalando um ou outro indivíduo isoladamente isto é, foi o grupo, enquanto "sistema", que desempenhou tal função no plano intermental.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000200002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000200002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132012000200002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.18 n.2 2012
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170956636684288