O curso de licenciatura em Ciências Naturais e a organização de seus estágios supervisionados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000300739 |
Resumo: | Este artigo discute a necessária formação de Licenciados em Ciências Naturais para atuar em toda a Educação Básica, e a estruturação dos Estágios Supervisionados do referido curso. Profissionais diversos têm ocupado o cargo de professores de Ciências sem, no entanto, ter formação específica para tal. Este fato pode ser responsável pelo baixo rendimento evidenciado na área, repercutindo em toda a vida escolar do educando. Nesse cenário, o estágio supervisionado pode ser um forte eixo articulador na melhoria da formação inicial dos docentes, sobretudo no que tange ao rompimento da dicotomia entre a teoria e a prática e na constituição do estágio como espaço de pesquisa para a elaboração de projetos coletivos de formação do educador. |
id |
UNESP-22_208019b207aaed1aa900843740822821 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132014000300739 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O curso de licenciatura em Ciências Naturais e a organização de seus estágios supervisionadosEnsino SuperiorCiências naturaisFormação de professoresEstágio supervisionadoEste artigo discute a necessária formação de Licenciados em Ciências Naturais para atuar em toda a Educação Básica, e a estruturação dos Estágios Supervisionados do referido curso. Profissionais diversos têm ocupado o cargo de professores de Ciências sem, no entanto, ter formação específica para tal. Este fato pode ser responsável pelo baixo rendimento evidenciado na área, repercutindo em toda a vida escolar do educando. Nesse cenário, o estágio supervisionado pode ser um forte eixo articulador na melhoria da formação inicial dos docentes, sobretudo no que tange ao rompimento da dicotomia entre a teoria e a prática e na constituição do estágio como espaço de pesquisa para a elaboração de projetos coletivos de formação do educador.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2014-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000300739Ciência & Educação (Bauru) v.20 n.3 2014reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-73132014000300014info:eu-repo/semantics/openAccessRazuck,Renata Cardoso de Sá RibeiroRotta,Jeane Cristina Gomespor2015-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132014000300739Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:52.815670Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
O curso de licenciatura em Ciências Naturais e a organização de seus estágios supervisionados |
title |
O curso de licenciatura em Ciências Naturais e a organização de seus estágios supervisionados |
spellingShingle |
O curso de licenciatura em Ciências Naturais e a organização de seus estágios supervisionados Razuck,Renata Cardoso de Sá Ribeiro Ensino Superior Ciências naturais Formação de professores Estágio supervisionado |
title_short |
O curso de licenciatura em Ciências Naturais e a organização de seus estágios supervisionados |
title_full |
O curso de licenciatura em Ciências Naturais e a organização de seus estágios supervisionados |
title_fullStr |
O curso de licenciatura em Ciências Naturais e a organização de seus estágios supervisionados |
title_full_unstemmed |
O curso de licenciatura em Ciências Naturais e a organização de seus estágios supervisionados |
title_sort |
O curso de licenciatura em Ciências Naturais e a organização de seus estágios supervisionados |
author |
Razuck,Renata Cardoso de Sá Ribeiro |
author_facet |
Razuck,Renata Cardoso de Sá Ribeiro Rotta,Jeane Cristina Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Rotta,Jeane Cristina Gomes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Razuck,Renata Cardoso de Sá Ribeiro Rotta,Jeane Cristina Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior Ciências naturais Formação de professores Estágio supervisionado |
topic |
Ensino Superior Ciências naturais Formação de professores Estágio supervisionado |
description |
Este artigo discute a necessária formação de Licenciados em Ciências Naturais para atuar em toda a Educação Básica, e a estruturação dos Estágios Supervisionados do referido curso. Profissionais diversos têm ocupado o cargo de professores de Ciências sem, no entanto, ter formação específica para tal. Este fato pode ser responsável pelo baixo rendimento evidenciado na área, repercutindo em toda a vida escolar do educando. Nesse cenário, o estágio supervisionado pode ser um forte eixo articulador na melhoria da formação inicial dos docentes, sobretudo no que tange ao rompimento da dicotomia entre a teoria e a prática e na constituição do estágio como espaço de pesquisa para a elaboração de projetos coletivos de formação do educador. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000300739 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000300739 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1516-73132014000300014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.20 n.3 2014 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170957193478144 |