ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA: concepções dos discentes do curso de Ciências Naturais da Universidade Federal do Pará/polo Oeiras do Pará
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Conexão Comciência |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8212 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo, apresentar as concepções dos formandos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais da Universidade Federal do Pará, campus Tocantins-Cametá, polo Oeiras do Pará, a respeito de sua formação acadêmica no âmbito do Estágio Supervisionado. Para tal premissa, recorreu-se, a abordagem de pesquisa qualitativa e aos fundamentos investigação descritiva (BOGDAN; BIKLEN, 1994). Os sujeitos da pesquisa, foram onze formandos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais da Universidade Federal do Pará, campus Tocantins-Cametá, Polo Oeiras do Pará, do regime intensivo. A despeito das interpretações dos dados, foi utilizado algumas dimensões dos princípios da Análise Textual Discursiva (MORAES, 2003). Como resultado, os sujeitos relatam dificuldades enfrentados durante seu processo formativo, assim como ainda se sentem inseguros nas práticas pedagógicas necessárias em sala de aula. Contudo, ressalta-se que possuem um senso reflexivo, algo necessário às ações pedagógicas. Consideramos que o estágio é um grande aliado para os formandos de Ciências, haja vista, que esta disciplina está vinculada ao desenvolvimento de cidadãos críticos nos contextos sociais. Palavras-chave: Estágio Supervisionado; Licenciatura; Formação de Professores |
id |
UECE-9_f812144049a02274417b7c6e9d514649 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/8212 |
network_acronym_str |
UECE-9 |
network_name_str |
Revista Conexão Comciência |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA: concepções dos discentes do curso de Ciências Naturais da Universidade Federal do Pará/polo Oeiras do ParáEstágio Supervisionado; Licenciatura; Formação de ProfessoresEste trabalho tem como objetivo, apresentar as concepções dos formandos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais da Universidade Federal do Pará, campus Tocantins-Cametá, polo Oeiras do Pará, a respeito de sua formação acadêmica no âmbito do Estágio Supervisionado. Para tal premissa, recorreu-se, a abordagem de pesquisa qualitativa e aos fundamentos investigação descritiva (BOGDAN; BIKLEN, 1994). Os sujeitos da pesquisa, foram onze formandos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais da Universidade Federal do Pará, campus Tocantins-Cametá, Polo Oeiras do Pará, do regime intensivo. A despeito das interpretações dos dados, foi utilizado algumas dimensões dos princípios da Análise Textual Discursiva (MORAES, 2003). Como resultado, os sujeitos relatam dificuldades enfrentados durante seu processo formativo, assim como ainda se sentem inseguros nas práticas pedagógicas necessárias em sala de aula. Contudo, ressalta-se que possuem um senso reflexivo, algo necessário às ações pedagógicas. Consideramos que o estágio é um grande aliado para os formandos de Ciências, haja vista, que esta disciplina está vinculada ao desenvolvimento de cidadãos críticos nos contextos sociais. Palavras-chave: Estágio Supervisionado; Licenciatura; Formação de ProfessoresEdUECE2022-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8212Conexão ComCiência; v. 2 n. 3 (2022): Conexão ComCiências (2022)2763-5848reponame:Revista Conexão Comciênciainstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8212/7147Copyright (c) 2022 Waldemar Borges de Oliveira Júnior, Werlen Silva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira Júnior, Waldemar Borges de Silva , Werlen2023-05-04T13:32:45Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/8212Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/PUBhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/oaiconexao.comciencia@uece.br2763-58482763-5848opendoar:2023-05-04T13:32:45Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA: concepções dos discentes do curso de Ciências Naturais da Universidade Federal do Pará/polo Oeiras do Pará |
title |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA: concepções dos discentes do curso de Ciências Naturais da Universidade Federal do Pará/polo Oeiras do Pará |
spellingShingle |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA: concepções dos discentes do curso de Ciências Naturais da Universidade Federal do Pará/polo Oeiras do Pará Oliveira Júnior, Waldemar Borges de Estágio Supervisionado; Licenciatura; Formação de Professores |
title_short |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA: concepções dos discentes do curso de Ciências Naturais da Universidade Federal do Pará/polo Oeiras do Pará |
title_full |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA: concepções dos discentes do curso de Ciências Naturais da Universidade Federal do Pará/polo Oeiras do Pará |
title_fullStr |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA: concepções dos discentes do curso de Ciências Naturais da Universidade Federal do Pará/polo Oeiras do Pará |
title_full_unstemmed |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA: concepções dos discentes do curso de Ciências Naturais da Universidade Federal do Pará/polo Oeiras do Pará |
title_sort |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA: concepções dos discentes do curso de Ciências Naturais da Universidade Federal do Pará/polo Oeiras do Pará |
author |
Oliveira Júnior, Waldemar Borges de |
author_facet |
Oliveira Júnior, Waldemar Borges de Silva , Werlen |
author_role |
author |
author2 |
Silva , Werlen |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira Júnior, Waldemar Borges de Silva , Werlen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio Supervisionado; Licenciatura; Formação de Professores |
topic |
Estágio Supervisionado; Licenciatura; Formação de Professores |
description |
Este trabalho tem como objetivo, apresentar as concepções dos formandos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais da Universidade Federal do Pará, campus Tocantins-Cametá, polo Oeiras do Pará, a respeito de sua formação acadêmica no âmbito do Estágio Supervisionado. Para tal premissa, recorreu-se, a abordagem de pesquisa qualitativa e aos fundamentos investigação descritiva (BOGDAN; BIKLEN, 1994). Os sujeitos da pesquisa, foram onze formandos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais da Universidade Federal do Pará, campus Tocantins-Cametá, Polo Oeiras do Pará, do regime intensivo. A despeito das interpretações dos dados, foi utilizado algumas dimensões dos princípios da Análise Textual Discursiva (MORAES, 2003). Como resultado, os sujeitos relatam dificuldades enfrentados durante seu processo formativo, assim como ainda se sentem inseguros nas práticas pedagógicas necessárias em sala de aula. Contudo, ressalta-se que possuem um senso reflexivo, algo necessário às ações pedagógicas. Consideramos que o estágio é um grande aliado para os formandos de Ciências, haja vista, que esta disciplina está vinculada ao desenvolvimento de cidadãos críticos nos contextos sociais. Palavras-chave: Estágio Supervisionado; Licenciatura; Formação de Professores |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8212 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8212 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8212/7147 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Waldemar Borges de Oliveira Júnior, Werlen Silva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Waldemar Borges de Oliveira Júnior, Werlen Silva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexão ComCiência; v. 2 n. 3 (2022): Conexão ComCiências (2022) 2763-5848 reponame:Revista Conexão Comciência instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Revista Conexão Comciência |
collection |
Revista Conexão Comciência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexao.comciencia@uece.br |
_version_ |
1803388623874162688 |