ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA: concepções dos discentes do curso de Ciências Naturais da Universidade Federal do Pará/polo Oeiras do Pará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Júnior, Waldemar Borges de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva , Werlen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Conexão Comciência
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8212
Resumo: Este trabalho tem como objetivo, apresentar as concepções dos formandos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais da Universidade Federal do Pará, campus Tocantins-Cametá, polo Oeiras do Pará, a respeito de sua formação acadêmica no âmbito do Estágio Supervisionado. Para tal premissa, recorreu-se, a abordagem de pesquisa qualitativa e aos fundamentos investigação descritiva (BOGDAN; BIKLEN, 1994). Os sujeitos da pesquisa, foram onze formandos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais da Universidade Federal do Pará, campus Tocantins-Cametá, Polo Oeiras do Pará, do regime intensivo. A despeito das interpretações dos dados, foi utilizado algumas dimensões dos princípios da Análise Textual Discursiva (MORAES, 2003). Como resultado, os sujeitos relatam dificuldades enfrentados durante seu processo formativo, assim como ainda se sentem inseguros nas práticas pedagógicas necessárias em sala de aula.  Contudo, ressalta-se que possuem um senso reflexivo, algo necessário às ações pedagógicas. Consideramos que o estágio é um grande aliado para os formandos de Ciências, haja vista, que esta disciplina está vinculada ao desenvolvimento de cidadãos críticos nos contextos sociais.   Palavras-chave: Estágio Supervisionado; Licenciatura; Formação de Professores
id UECE-9_f812144049a02274417b7c6e9d514649
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/8212
network_acronym_str UECE-9
network_name_str Revista Conexão Comciência
repository_id_str
spelling ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA: concepções dos discentes do curso de Ciências Naturais da Universidade Federal do Pará/polo Oeiras do ParáEstágio Supervisionado; Licenciatura; Formação de ProfessoresEste trabalho tem como objetivo, apresentar as concepções dos formandos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais da Universidade Federal do Pará, campus Tocantins-Cametá, polo Oeiras do Pará, a respeito de sua formação acadêmica no âmbito do Estágio Supervisionado. Para tal premissa, recorreu-se, a abordagem de pesquisa qualitativa e aos fundamentos investigação descritiva (BOGDAN; BIKLEN, 1994). Os sujeitos da pesquisa, foram onze formandos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais da Universidade Federal do Pará, campus Tocantins-Cametá, Polo Oeiras do Pará, do regime intensivo. A despeito das interpretações dos dados, foi utilizado algumas dimensões dos princípios da Análise Textual Discursiva (MORAES, 2003). Como resultado, os sujeitos relatam dificuldades enfrentados durante seu processo formativo, assim como ainda se sentem inseguros nas práticas pedagógicas necessárias em sala de aula.  Contudo, ressalta-se que possuem um senso reflexivo, algo necessário às ações pedagógicas. Consideramos que o estágio é um grande aliado para os formandos de Ciências, haja vista, que esta disciplina está vinculada ao desenvolvimento de cidadãos críticos nos contextos sociais.   Palavras-chave: Estágio Supervisionado; Licenciatura; Formação de ProfessoresEdUECE2022-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8212Conexão ComCiência; v. 2 n. 3 (2022): Conexão ComCiências (2022)2763-5848reponame:Revista Conexão Comciênciainstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8212/7147Copyright (c) 2022 Waldemar Borges de Oliveira Júnior, Werlen Silva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira Júnior, Waldemar Borges de Silva , Werlen2023-05-04T13:32:45Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/8212Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/PUBhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/oaiconexao.comciencia@uece.br2763-58482763-5848opendoar:2023-05-04T13:32:45Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA: concepções dos discentes do curso de Ciências Naturais da Universidade Federal do Pará/polo Oeiras do Pará
title ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA: concepções dos discentes do curso de Ciências Naturais da Universidade Federal do Pará/polo Oeiras do Pará
spellingShingle ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA: concepções dos discentes do curso de Ciências Naturais da Universidade Federal do Pará/polo Oeiras do Pará
Oliveira Júnior, Waldemar Borges de
Estágio Supervisionado; Licenciatura; Formação de Professores
title_short ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA: concepções dos discentes do curso de Ciências Naturais da Universidade Federal do Pará/polo Oeiras do Pará
title_full ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA: concepções dos discentes do curso de Ciências Naturais da Universidade Federal do Pará/polo Oeiras do Pará
title_fullStr ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA: concepções dos discentes do curso de Ciências Naturais da Universidade Federal do Pará/polo Oeiras do Pará
title_full_unstemmed ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA: concepções dos discentes do curso de Ciências Naturais da Universidade Federal do Pará/polo Oeiras do Pará
title_sort ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA: concepções dos discentes do curso de Ciências Naturais da Universidade Federal do Pará/polo Oeiras do Pará
author Oliveira Júnior, Waldemar Borges de
author_facet Oliveira Júnior, Waldemar Borges de
Silva , Werlen
author_role author
author2 Silva , Werlen
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Júnior, Waldemar Borges de
Silva , Werlen
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Supervisionado; Licenciatura; Formação de Professores
topic Estágio Supervisionado; Licenciatura; Formação de Professores
description Este trabalho tem como objetivo, apresentar as concepções dos formandos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais da Universidade Federal do Pará, campus Tocantins-Cametá, polo Oeiras do Pará, a respeito de sua formação acadêmica no âmbito do Estágio Supervisionado. Para tal premissa, recorreu-se, a abordagem de pesquisa qualitativa e aos fundamentos investigação descritiva (BOGDAN; BIKLEN, 1994). Os sujeitos da pesquisa, foram onze formandos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais da Universidade Federal do Pará, campus Tocantins-Cametá, Polo Oeiras do Pará, do regime intensivo. A despeito das interpretações dos dados, foi utilizado algumas dimensões dos princípios da Análise Textual Discursiva (MORAES, 2003). Como resultado, os sujeitos relatam dificuldades enfrentados durante seu processo formativo, assim como ainda se sentem inseguros nas práticas pedagógicas necessárias em sala de aula.  Contudo, ressalta-se que possuem um senso reflexivo, algo necessário às ações pedagógicas. Consideramos que o estágio é um grande aliado para os formandos de Ciências, haja vista, que esta disciplina está vinculada ao desenvolvimento de cidadãos críticos nos contextos sociais.   Palavras-chave: Estágio Supervisionado; Licenciatura; Formação de Professores
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8212
url https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8212/7147
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Waldemar Borges de Oliveira Júnior, Werlen Silva
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Waldemar Borges de Oliveira Júnior, Werlen Silva
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Conexão ComCiência; v. 2 n. 3 (2022): Conexão ComCiências (2022)
2763-5848
reponame:Revista Conexão Comciência
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Revista Conexão Comciência
collection Revista Conexão Comciência
repository.name.fl_str_mv Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv conexao.comciencia@uece.br
_version_ 1803388623874162688