Impactos da robótica no ensino básico: estudo comparativo entre escolas públicas e privadas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100248 |
Resumo: | Resumo: Objetivou-se avaliar familiaridade e expectativas de alunos do Ensino Fundamental de escolas particulares e públicas acerca da Robótica Educacional, compreendida como estratégia de ensino de caráter interdisciplinar, desafiadora e lúdica, voltada a promover a aprendizagem de conceitos curriculares. Empregou-se amostra de 161 alunos cursando da 6ª à 9ª séries, com idades entre 10 e 17 anos. Os resultados indicaram que a expressiva maioria dos alunos opinou (i) ser muito relevante ter um laboratório destinado ao ensino da Robótica Educacional; (ii) estar muito motivado para novos aprendizados; (iii) ter muita curiosidade para desenvolver autômatos; (iv) considerar importante a Robótica para o aprendizado de outros conteúdos curriculares e para incentivar o trabalho em grupo com colegas de classe. Portanto, a introdução da Robótica Educacional em processos de ensino de áreas e disciplinas mais ‘duras’, possibilitará incrementar nos alunos a motivação, a curiosidade e a aprendizagem de conteúdos curriculares das ciências básicas. |
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Impactos da robótica no ensino básico: estudo comparativo entre escolas públicas e privadasEnsino fundamentalRobótica educacionalAvaliação educacionalEnsino e aprendizagemResumo: Objetivou-se avaliar familiaridade e expectativas de alunos do Ensino Fundamental de escolas particulares e públicas acerca da Robótica Educacional, compreendida como estratégia de ensino de caráter interdisciplinar, desafiadora e lúdica, voltada a promover a aprendizagem de conceitos curriculares. Empregou-se amostra de 161 alunos cursando da 6ª à 9ª séries, com idades entre 10 e 17 anos. Os resultados indicaram que a expressiva maioria dos alunos opinou (i) ser muito relevante ter um laboratório destinado ao ensino da Robótica Educacional; (ii) estar muito motivado para novos aprendizados; (iii) ter muita curiosidade para desenvolver autômatos; (iv) considerar importante a Robótica para o aprendizado de outros conteúdos curriculares e para incentivar o trabalho em grupo com colegas de classe. Portanto, a introdução da Robótica Educacional em processos de ensino de áreas e disciplinas mais ‘duras’, possibilitará incrementar nos alunos a motivação, a curiosidade e a aprendizagem de conteúdos curriculares das ciências básicas.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100248Ciência & Educação (Bauru) v.27 2021reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320210050info:eu-repo/semantics/openAccessAndriola,Wagner Bandeirapor2021-10-15T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132021000100248Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:19.180381Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
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