Momentos pedagógicos e as etapas da situação de estudo: complementaridades e contribuições para a Educação em Ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000100001 |
Resumo: | Parte da pesquisa em Educação em Ciências tem se apoiado de forma significativa nas ideias de Freire e Vygotsky para configurar novas propostas curriculares. Destacam-se as propostas abordagem temática freireana e Situação de Estudo, balizadas, respectivamente, pelos pressupostos de Freire e Vygotsky. O objetivo deste trabalho consiste em analisar o processo de desenvolvimento das propostas em sala de aula, em que a abordagem temática freireana tem como base os momentos pedagógicos, enquanto a Situação de Estudo também apresenta determinadas etapas. Sinaliza-se que há complementaridade entre as propostas, em que as etapas da Situação de Estudo - problematização, primeira elaboração, função da elaboração e compreensão conceituai - , que configuram o processo da significação conceitual, contribuem no contexto dos momentos pedagógicos, uma vez que a organização do conhecimento pode ser potencializada seguindo as etapas da significação conceitual abordadas pela Situação de Estudo. |
id |
UNESP-22_222ac4ae6cf57148c5d92fb1b2207751 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132012000100001 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Momentos pedagógicos e as etapas da situação de estudo: complementaridades e contribuições para a Educação em CiênciasSituação de EstudoAbordagem Temática FreireanaPaulo FreireVygotskyParte da pesquisa em Educação em Ciências tem se apoiado de forma significativa nas ideias de Freire e Vygotsky para configurar novas propostas curriculares. Destacam-se as propostas abordagem temática freireana e Situação de Estudo, balizadas, respectivamente, pelos pressupostos de Freire e Vygotsky. O objetivo deste trabalho consiste em analisar o processo de desenvolvimento das propostas em sala de aula, em que a abordagem temática freireana tem como base os momentos pedagógicos, enquanto a Situação de Estudo também apresenta determinadas etapas. Sinaliza-se que há complementaridade entre as propostas, em que as etapas da Situação de Estudo - problematização, primeira elaboração, função da elaboração e compreensão conceituai - , que configuram o processo da significação conceitual, contribuem no contexto dos momentos pedagógicos, uma vez que a organização do conhecimento pode ser potencializada seguindo as etapas da significação conceitual abordadas pela Situação de Estudo.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000100001Ciência & Educação (Bauru) v.18 n.1 2012reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132012000100001info:eu-repo/semantics/openAccessGehlen,Simoni TormöhlenMaldaner,Otavio AloisioDelizoicov,Demétriopor2012-04-02T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132012000100001Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:42.952188Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Momentos pedagógicos e as etapas da situação de estudo: complementaridades e contribuições para a Educação em Ciências |
title |
Momentos pedagógicos e as etapas da situação de estudo: complementaridades e contribuições para a Educação em Ciências |
spellingShingle |
Momentos pedagógicos e as etapas da situação de estudo: complementaridades e contribuições para a Educação em Ciências Gehlen,Simoni Tormöhlen Situação de Estudo Abordagem Temática Freireana Paulo Freire Vygotsky |
title_short |
Momentos pedagógicos e as etapas da situação de estudo: complementaridades e contribuições para a Educação em Ciências |
title_full |
Momentos pedagógicos e as etapas da situação de estudo: complementaridades e contribuições para a Educação em Ciências |
title_fullStr |
Momentos pedagógicos e as etapas da situação de estudo: complementaridades e contribuições para a Educação em Ciências |
title_full_unstemmed |
Momentos pedagógicos e as etapas da situação de estudo: complementaridades e contribuições para a Educação em Ciências |
title_sort |
Momentos pedagógicos e as etapas da situação de estudo: complementaridades e contribuições para a Educação em Ciências |
author |
Gehlen,Simoni Tormöhlen |
author_facet |
Gehlen,Simoni Tormöhlen Maldaner,Otavio Aloisio Delizoicov,Demétrio |
author_role |
author |
author2 |
Maldaner,Otavio Aloisio Delizoicov,Demétrio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gehlen,Simoni Tormöhlen Maldaner,Otavio Aloisio Delizoicov,Demétrio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Situação de Estudo Abordagem Temática Freireana Paulo Freire Vygotsky |
topic |
Situação de Estudo Abordagem Temática Freireana Paulo Freire Vygotsky |
description |
Parte da pesquisa em Educação em Ciências tem se apoiado de forma significativa nas ideias de Freire e Vygotsky para configurar novas propostas curriculares. Destacam-se as propostas abordagem temática freireana e Situação de Estudo, balizadas, respectivamente, pelos pressupostos de Freire e Vygotsky. O objetivo deste trabalho consiste em analisar o processo de desenvolvimento das propostas em sala de aula, em que a abordagem temática freireana tem como base os momentos pedagógicos, enquanto a Situação de Estudo também apresenta determinadas etapas. Sinaliza-se que há complementaridade entre as propostas, em que as etapas da Situação de Estudo - problematização, primeira elaboração, função da elaboração e compreensão conceituai - , que configuram o processo da significação conceitual, contribuem no contexto dos momentos pedagógicos, uma vez que a organização do conhecimento pode ser potencializada seguindo as etapas da significação conceitual abordadas pela Situação de Estudo. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000100001 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000100001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132012000100001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.18 n.1 2012 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170956294848512 |