Momentos pedagógicos e as etapas da situação de estudo: complementaridades e contribuições para a Educação em Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gehlen,Simoni Tormöhlen
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Maldaner,Otavio Aloisio, Delizoicov,Demétrio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000100001
Resumo: Parte da pesquisa em Educação em Ciências tem se apoiado de forma significativa nas ideias de Freire e Vygotsky para configurar novas propostas curriculares. Destacam-se as propostas abordagem temática freireana e Situação de Estudo, balizadas, respectivamente, pelos pressupostos de Freire e Vygotsky. O objetivo deste trabalho consiste em analisar o processo de desenvolvimento das propostas em sala de aula, em que a abordagem temática freireana tem como base os momentos pedagógicos, enquanto a Situação de Estudo também apresenta determinadas etapas. Sinaliza-se que há complementaridade entre as propostas, em que as etapas da Situação de Estudo - problematização, primeira elaboração, função da elaboração e compreensão conceituai - , que configuram o processo da significação conceitual, contribuem no contexto dos momentos pedagógicos, uma vez que a organização do conhecimento pode ser potencializada seguindo as etapas da significação conceitual abordadas pela Situação de Estudo.
id UNESP-22_222ac4ae6cf57148c5d92fb1b2207751
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132012000100001
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Momentos pedagógicos e as etapas da situação de estudo: complementaridades e contribuições para a Educação em CiênciasSituação de EstudoAbordagem Temática FreireanaPaulo FreireVygotskyParte da pesquisa em Educação em Ciências tem se apoiado de forma significativa nas ideias de Freire e Vygotsky para configurar novas propostas curriculares. Destacam-se as propostas abordagem temática freireana e Situação de Estudo, balizadas, respectivamente, pelos pressupostos de Freire e Vygotsky. O objetivo deste trabalho consiste em analisar o processo de desenvolvimento das propostas em sala de aula, em que a abordagem temática freireana tem como base os momentos pedagógicos, enquanto a Situação de Estudo também apresenta determinadas etapas. Sinaliza-se que há complementaridade entre as propostas, em que as etapas da Situação de Estudo - problematização, primeira elaboração, função da elaboração e compreensão conceituai - , que configuram o processo da significação conceitual, contribuem no contexto dos momentos pedagógicos, uma vez que a organização do conhecimento pode ser potencializada seguindo as etapas da significação conceitual abordadas pela Situação de Estudo.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000100001Ciência & Educação (Bauru) v.18 n.1 2012reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132012000100001info:eu-repo/semantics/openAccessGehlen,Simoni TormöhlenMaldaner,Otavio AloisioDelizoicov,Demétriopor2012-04-02T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132012000100001Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:42.952188Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Momentos pedagógicos e as etapas da situação de estudo: complementaridades e contribuições para a Educação em Ciências
title Momentos pedagógicos e as etapas da situação de estudo: complementaridades e contribuições para a Educação em Ciências
spellingShingle Momentos pedagógicos e as etapas da situação de estudo: complementaridades e contribuições para a Educação em Ciências
Gehlen,Simoni Tormöhlen
Situação de Estudo
Abordagem Temática Freireana
Paulo Freire
Vygotsky
title_short Momentos pedagógicos e as etapas da situação de estudo: complementaridades e contribuições para a Educação em Ciências
title_full Momentos pedagógicos e as etapas da situação de estudo: complementaridades e contribuições para a Educação em Ciências
title_fullStr Momentos pedagógicos e as etapas da situação de estudo: complementaridades e contribuições para a Educação em Ciências
title_full_unstemmed Momentos pedagógicos e as etapas da situação de estudo: complementaridades e contribuições para a Educação em Ciências
title_sort Momentos pedagógicos e as etapas da situação de estudo: complementaridades e contribuições para a Educação em Ciências
author Gehlen,Simoni Tormöhlen
author_facet Gehlen,Simoni Tormöhlen
Maldaner,Otavio Aloisio
Delizoicov,Demétrio
author_role author
author2 Maldaner,Otavio Aloisio
Delizoicov,Demétrio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gehlen,Simoni Tormöhlen
Maldaner,Otavio Aloisio
Delizoicov,Demétrio
dc.subject.por.fl_str_mv Situação de Estudo
Abordagem Temática Freireana
Paulo Freire
Vygotsky
topic Situação de Estudo
Abordagem Temática Freireana
Paulo Freire
Vygotsky
description Parte da pesquisa em Educação em Ciências tem se apoiado de forma significativa nas ideias de Freire e Vygotsky para configurar novas propostas curriculares. Destacam-se as propostas abordagem temática freireana e Situação de Estudo, balizadas, respectivamente, pelos pressupostos de Freire e Vygotsky. O objetivo deste trabalho consiste em analisar o processo de desenvolvimento das propostas em sala de aula, em que a abordagem temática freireana tem como base os momentos pedagógicos, enquanto a Situação de Estudo também apresenta determinadas etapas. Sinaliza-se que há complementaridade entre as propostas, em que as etapas da Situação de Estudo - problematização, primeira elaboração, função da elaboração e compreensão conceituai - , que configuram o processo da significação conceitual, contribuem no contexto dos momentos pedagógicos, uma vez que a organização do conhecimento pode ser potencializada seguindo as etapas da significação conceitual abordadas pela Situação de Estudo.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000100001
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000100001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132012000100001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.18 n.1 2012
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170956294848512