Formação inicial de professores de ciências na austrália, brasil e canadá: uma análise exploratória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia,Paulo Sérgio
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Fazio,Xavier, Panizzon,Debra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000100001
Resumo: A principal justificativa para estudos comparativos em Educação é a promoção de um entendimento regional, local, por meio de análises e cooperação internacional. Na área do ensino de ciências, existem poucas investigações na formação de professores numa perspectiva internacional. Baseado nessa perspectiva, este artigo vem contribuir mostrando uma análise comparativa dos programas de formação de professores de ciências para o Ensino Fundamental em três diferentes contextos: Austrália, Brasil e Canadá. Apresenta-se uma análise qualitativa das similaridades e diferenças por meio da comparação da política de certificação de professores de ciências e das exigências das instituições formadoras numa específica jurisdição de cada país. Por meio dessa análise, identifica-se um número coerente de similaridades, destacando-se os mecanismos de funcionamento e as estruturas comuns que dão suporte aos programas de formação nas três realidades estudadas. Os resultados apresentados são importantes para futuros estudos comparativos na formação de professores de ciências.
id UNESP-22_22f13ccb80050c59bd29fe31a5baaf3e
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132011000100001
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Formação inicial de professores de ciências na austrália, brasil e canadá: uma análise exploratóriaEnsino de ciênciasFormação de professoresEstudos comparativosA principal justificativa para estudos comparativos em Educação é a promoção de um entendimento regional, local, por meio de análises e cooperação internacional. Na área do ensino de ciências, existem poucas investigações na formação de professores numa perspectiva internacional. Baseado nessa perspectiva, este artigo vem contribuir mostrando uma análise comparativa dos programas de formação de professores de ciências para o Ensino Fundamental em três diferentes contextos: Austrália, Brasil e Canadá. Apresenta-se uma análise qualitativa das similaridades e diferenças por meio da comparação da política de certificação de professores de ciências e das exigências das instituições formadoras numa específica jurisdição de cada país. Por meio dessa análise, identifica-se um número coerente de similaridades, destacando-se os mecanismos de funcionamento e as estruturas comuns que dão suporte aos programas de formação nas três realidades estudadas. Os resultados apresentados são importantes para futuros estudos comparativos na formação de professores de ciências.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000100001Ciência & Educação (Bauru) v.17 n.1 2011reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132011000100001info:eu-repo/semantics/openAccessGarcia,Paulo SérgioFazio,XavierPanizzon,Debrapor2011-04-25T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132011000100001Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:39.229583Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Formação inicial de professores de ciências na austrália, brasil e canadá: uma análise exploratória
title Formação inicial de professores de ciências na austrália, brasil e canadá: uma análise exploratória
spellingShingle Formação inicial de professores de ciências na austrália, brasil e canadá: uma análise exploratória
Garcia,Paulo Sérgio
Ensino de ciências
Formação de professores
Estudos comparativos
title_short Formação inicial de professores de ciências na austrália, brasil e canadá: uma análise exploratória
title_full Formação inicial de professores de ciências na austrália, brasil e canadá: uma análise exploratória
title_fullStr Formação inicial de professores de ciências na austrália, brasil e canadá: uma análise exploratória
title_full_unstemmed Formação inicial de professores de ciências na austrália, brasil e canadá: uma análise exploratória
title_sort Formação inicial de professores de ciências na austrália, brasil e canadá: uma análise exploratória
author Garcia,Paulo Sérgio
author_facet Garcia,Paulo Sérgio
Fazio,Xavier
Panizzon,Debra
author_role author
author2 Fazio,Xavier
Panizzon,Debra
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia,Paulo Sérgio
Fazio,Xavier
Panizzon,Debra
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Formação de professores
Estudos comparativos
topic Ensino de ciências
Formação de professores
Estudos comparativos
description A principal justificativa para estudos comparativos em Educação é a promoção de um entendimento regional, local, por meio de análises e cooperação internacional. Na área do ensino de ciências, existem poucas investigações na formação de professores numa perspectiva internacional. Baseado nessa perspectiva, este artigo vem contribuir mostrando uma análise comparativa dos programas de formação de professores de ciências para o Ensino Fundamental em três diferentes contextos: Austrália, Brasil e Canadá. Apresenta-se uma análise qualitativa das similaridades e diferenças por meio da comparação da política de certificação de professores de ciências e das exigências das instituições formadoras numa específica jurisdição de cada país. Por meio dessa análise, identifica-se um número coerente de similaridades, destacando-se os mecanismos de funcionamento e as estruturas comuns que dão suporte aos programas de formação nas três realidades estudadas. Os resultados apresentados são importantes para futuros estudos comparativos na formação de professores de ciências.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000100001
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000100001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132011000100001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.17 n.1 2011
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170956158533632