Formação inicial de professores de ciências na austrália, brasil e canadá: uma análise exploratória
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000100001 |
Resumo: | A principal justificativa para estudos comparativos em Educação é a promoção de um entendimento regional, local, por meio de análises e cooperação internacional. Na área do ensino de ciências, existem poucas investigações na formação de professores numa perspectiva internacional. Baseado nessa perspectiva, este artigo vem contribuir mostrando uma análise comparativa dos programas de formação de professores de ciências para o Ensino Fundamental em três diferentes contextos: Austrália, Brasil e Canadá. Apresenta-se uma análise qualitativa das similaridades e diferenças por meio da comparação da política de certificação de professores de ciências e das exigências das instituições formadoras numa específica jurisdição de cada país. Por meio dessa análise, identifica-se um número coerente de similaridades, destacando-se os mecanismos de funcionamento e as estruturas comuns que dão suporte aos programas de formação nas três realidades estudadas. Os resultados apresentados são importantes para futuros estudos comparativos na formação de professores de ciências. |
id |
UNESP-22_22f13ccb80050c59bd29fe31a5baaf3e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132011000100001 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação inicial de professores de ciências na austrália, brasil e canadá: uma análise exploratóriaEnsino de ciênciasFormação de professoresEstudos comparativosA principal justificativa para estudos comparativos em Educação é a promoção de um entendimento regional, local, por meio de análises e cooperação internacional. Na área do ensino de ciências, existem poucas investigações na formação de professores numa perspectiva internacional. Baseado nessa perspectiva, este artigo vem contribuir mostrando uma análise comparativa dos programas de formação de professores de ciências para o Ensino Fundamental em três diferentes contextos: Austrália, Brasil e Canadá. Apresenta-se uma análise qualitativa das similaridades e diferenças por meio da comparação da política de certificação de professores de ciências e das exigências das instituições formadoras numa específica jurisdição de cada país. Por meio dessa análise, identifica-se um número coerente de similaridades, destacando-se os mecanismos de funcionamento e as estruturas comuns que dão suporte aos programas de formação nas três realidades estudadas. Os resultados apresentados são importantes para futuros estudos comparativos na formação de professores de ciências.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000100001Ciência & Educação (Bauru) v.17 n.1 2011reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132011000100001info:eu-repo/semantics/openAccessGarcia,Paulo SérgioFazio,XavierPanizzon,Debrapor2011-04-25T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132011000100001Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:39.229583Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação inicial de professores de ciências na austrália, brasil e canadá: uma análise exploratória |
title |
Formação inicial de professores de ciências na austrália, brasil e canadá: uma análise exploratória |
spellingShingle |
Formação inicial de professores de ciências na austrália, brasil e canadá: uma análise exploratória Garcia,Paulo Sérgio Ensino de ciências Formação de professores Estudos comparativos |
title_short |
Formação inicial de professores de ciências na austrália, brasil e canadá: uma análise exploratória |
title_full |
Formação inicial de professores de ciências na austrália, brasil e canadá: uma análise exploratória |
title_fullStr |
Formação inicial de professores de ciências na austrália, brasil e canadá: uma análise exploratória |
title_full_unstemmed |
Formação inicial de professores de ciências na austrália, brasil e canadá: uma análise exploratória |
title_sort |
Formação inicial de professores de ciências na austrália, brasil e canadá: uma análise exploratória |
author |
Garcia,Paulo Sérgio |
author_facet |
Garcia,Paulo Sérgio Fazio,Xavier Panizzon,Debra |
author_role |
author |
author2 |
Fazio,Xavier Panizzon,Debra |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia,Paulo Sérgio Fazio,Xavier Panizzon,Debra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências Formação de professores Estudos comparativos |
topic |
Ensino de ciências Formação de professores Estudos comparativos |
description |
A principal justificativa para estudos comparativos em Educação é a promoção de um entendimento regional, local, por meio de análises e cooperação internacional. Na área do ensino de ciências, existem poucas investigações na formação de professores numa perspectiva internacional. Baseado nessa perspectiva, este artigo vem contribuir mostrando uma análise comparativa dos programas de formação de professores de ciências para o Ensino Fundamental em três diferentes contextos: Austrália, Brasil e Canadá. Apresenta-se uma análise qualitativa das similaridades e diferenças por meio da comparação da política de certificação de professores de ciências e das exigências das instituições formadoras numa específica jurisdição de cada país. Por meio dessa análise, identifica-se um número coerente de similaridades, destacando-se os mecanismos de funcionamento e as estruturas comuns que dão suporte aos programas de formação nas três realidades estudadas. Os resultados apresentados são importantes para futuros estudos comparativos na formação de professores de ciências. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000100001 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000100001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132011000100001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.17 n.1 2011 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170956158533632 |