Contribuições da teoria sócio-histórica para a pesquisa sobre a escolarização de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa,Lorenna Silva Oliveira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Echeverría,Agustina Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000200008
Resumo: Este artigo situa-se no âmbito da discussão sobre a contribuição da teoria sócio-histórica na análise dos processos de ensino-aprendizagem com o público de jovens e adultos, enfatizando a formação de conceitos e a importância da palavra nesse processo. As reflexões originam-se de um trabalho desenvolvido em um curso técnico integrado ao Ensino Médio na modalidade de Jovens e Adultos na disciplina de Química. Uma proposta didática estruturada no tema vivencial A Química dos Alimentos foi elaborada e implementada, criando um diálogo entre os conteúdos abordados e a vivência dos alunos. Utilizou-se, como principal referencial, a teoria sócio-histórica de Vigotski e a análise de discurso proposta por Bakhtin. A análise das interações discursivas mostra as dificuldades desse público em lidar com o pensamento abstrato, do que se depreende a necessidade de uma profunda reflexão teórica acerca de propostas didáticas e curriculares para a Educação de Jovens e Adultos.
id UNESP-22_2608f792046c701083d597eaca75674b
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132013000200008
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Contribuições da teoria sócio-histórica para a pesquisa sobre a escolarização de jovens e adultosEducação de Jovens e AdultosEnsino de químicaAnálise do discursoConceitos científicosTeoria sócio-históricaEste artigo situa-se no âmbito da discussão sobre a contribuição da teoria sócio-histórica na análise dos processos de ensino-aprendizagem com o público de jovens e adultos, enfatizando a formação de conceitos e a importância da palavra nesse processo. As reflexões originam-se de um trabalho desenvolvido em um curso técnico integrado ao Ensino Médio na modalidade de Jovens e Adultos na disciplina de Química. Uma proposta didática estruturada no tema vivencial A Química dos Alimentos foi elaborada e implementada, criando um diálogo entre os conteúdos abordados e a vivência dos alunos. Utilizou-se, como principal referencial, a teoria sócio-histórica de Vigotski e a análise de discurso proposta por Bakhtin. A análise das interações discursivas mostra as dificuldades desse público em lidar com o pensamento abstrato, do que se depreende a necessidade de uma profunda reflexão teórica acerca de propostas didáticas e curriculares para a Educação de Jovens e Adultos.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000200008Ciência & Educação (Bauru) v.19 n.2 2013reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132013000200008info:eu-repo/semantics/openAccessCosta,Lorenna Silva OliveiraEcheverría,Agustina Rosapor2013-07-12T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132013000200008Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:47.946347Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da teoria sócio-histórica para a pesquisa sobre a escolarização de jovens e adultos
title Contribuições da teoria sócio-histórica para a pesquisa sobre a escolarização de jovens e adultos
spellingShingle Contribuições da teoria sócio-histórica para a pesquisa sobre a escolarização de jovens e adultos
Costa,Lorenna Silva Oliveira
Educação de Jovens e Adultos
Ensino de química
Análise do discurso
Conceitos científicos
Teoria sócio-histórica
title_short Contribuições da teoria sócio-histórica para a pesquisa sobre a escolarização de jovens e adultos
title_full Contribuições da teoria sócio-histórica para a pesquisa sobre a escolarização de jovens e adultos
title_fullStr Contribuições da teoria sócio-histórica para a pesquisa sobre a escolarização de jovens e adultos
title_full_unstemmed Contribuições da teoria sócio-histórica para a pesquisa sobre a escolarização de jovens e adultos
title_sort Contribuições da teoria sócio-histórica para a pesquisa sobre a escolarização de jovens e adultos
author Costa,Lorenna Silva Oliveira
author_facet Costa,Lorenna Silva Oliveira
Echeverría,Agustina Rosa
author_role author
author2 Echeverría,Agustina Rosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa,Lorenna Silva Oliveira
Echeverría,Agustina Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos
Ensino de química
Análise do discurso
Conceitos científicos
Teoria sócio-histórica
topic Educação de Jovens e Adultos
Ensino de química
Análise do discurso
Conceitos científicos
Teoria sócio-histórica
description Este artigo situa-se no âmbito da discussão sobre a contribuição da teoria sócio-histórica na análise dos processos de ensino-aprendizagem com o público de jovens e adultos, enfatizando a formação de conceitos e a importância da palavra nesse processo. As reflexões originam-se de um trabalho desenvolvido em um curso técnico integrado ao Ensino Médio na modalidade de Jovens e Adultos na disciplina de Química. Uma proposta didática estruturada no tema vivencial A Química dos Alimentos foi elaborada e implementada, criando um diálogo entre os conteúdos abordados e a vivência dos alunos. Utilizou-se, como principal referencial, a teoria sócio-histórica de Vigotski e a análise de discurso proposta por Bakhtin. A análise das interações discursivas mostra as dificuldades desse público em lidar com o pensamento abstrato, do que se depreende a necessidade de uma profunda reflexão teórica acerca de propostas didáticas e curriculares para a Educação de Jovens e Adultos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000200008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000200008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132013000200008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.19 n.2 2013
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170956732104704