Aulas de ciências na oitava série do ensino fundamental: uma proposta de projeto curricular como processo em construção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Daniela Rodrigues da
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Del Pino,José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000200012
Resumo: Este artigo apresenta o planejamento e desenvolvimento de um projeto curricular construído enquanto processo, com o intuito de organizar estratégias metodológicas, entre elas a resolução de problemas, e completar, assim, uma proposta pedagógica com pressupostos construtivistas. A pesquisa foi realizada com uma turma de oitava série do Ensino Fundamental, na disciplina de ciências. A participação de um professor pesquisador, capaz de realizar a interlocução entre teoria e prática, e o diálogo entre professora e alunos tornaram-se elementos determinantes para a estruturação do projeto curricular, buscando a abordagem de conceitos científicos ao mesmo tempo em que necessidades e interesses do grupo em estudo pudessem ser debatidos. A interação em sala de aula e as produções dos alunos, a partir das estratégias utilizadas, foram componentes de análise e discussão para direcionar o desenvolvimento da proposta, e modificaram o comportamento e os hábitos dos sujeitos envolvidos no processo.
id UNESP-22_2706df16e03bc13a01da7a408fb2132c
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132010000200012
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Aulas de ciências na oitava série do ensino fundamental: uma proposta de projeto curricular como processo em construçãoEnsino de CiênciasCurrículo de CiênciasInteraçãoPesquisa em Ensino de CiênciasEducação BásicaEste artigo apresenta o planejamento e desenvolvimento de um projeto curricular construído enquanto processo, com o intuito de organizar estratégias metodológicas, entre elas a resolução de problemas, e completar, assim, uma proposta pedagógica com pressupostos construtivistas. A pesquisa foi realizada com uma turma de oitava série do Ensino Fundamental, na disciplina de ciências. A participação de um professor pesquisador, capaz de realizar a interlocução entre teoria e prática, e o diálogo entre professora e alunos tornaram-se elementos determinantes para a estruturação do projeto curricular, buscando a abordagem de conceitos científicos ao mesmo tempo em que necessidades e interesses do grupo em estudo pudessem ser debatidos. A interação em sala de aula e as produções dos alunos, a partir das estratégias utilizadas, foram componentes de análise e discussão para direcionar o desenvolvimento da proposta, e modificaram o comportamento e os hábitos dos sujeitos envolvidos no processo.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000200012Ciência & Educação (Bauru) v.16 n.2 2010reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132010000200012info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Daniela Rodrigues daDel Pino,Josépor2010-09-24T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132010000200012Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:38.064438Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Aulas de ciências na oitava série do ensino fundamental: uma proposta de projeto curricular como processo em construção
title Aulas de ciências na oitava série do ensino fundamental: uma proposta de projeto curricular como processo em construção
spellingShingle Aulas de ciências na oitava série do ensino fundamental: uma proposta de projeto curricular como processo em construção
Silva,Daniela Rodrigues da
Ensino de Ciências
Currículo de Ciências
Interação
Pesquisa em Ensino de Ciências
Educação Básica
title_short Aulas de ciências na oitava série do ensino fundamental: uma proposta de projeto curricular como processo em construção
title_full Aulas de ciências na oitava série do ensino fundamental: uma proposta de projeto curricular como processo em construção
title_fullStr Aulas de ciências na oitava série do ensino fundamental: uma proposta de projeto curricular como processo em construção
title_full_unstemmed Aulas de ciências na oitava série do ensino fundamental: uma proposta de projeto curricular como processo em construção
title_sort Aulas de ciências na oitava série do ensino fundamental: uma proposta de projeto curricular como processo em construção
author Silva,Daniela Rodrigues da
author_facet Silva,Daniela Rodrigues da
Del Pino,José
author_role author
author2 Del Pino,José
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Daniela Rodrigues da
Del Pino,José
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
Currículo de Ciências
Interação
Pesquisa em Ensino de Ciências
Educação Básica
topic Ensino de Ciências
Currículo de Ciências
Interação
Pesquisa em Ensino de Ciências
Educação Básica
description Este artigo apresenta o planejamento e desenvolvimento de um projeto curricular construído enquanto processo, com o intuito de organizar estratégias metodológicas, entre elas a resolução de problemas, e completar, assim, uma proposta pedagógica com pressupostos construtivistas. A pesquisa foi realizada com uma turma de oitava série do Ensino Fundamental, na disciplina de ciências. A participação de um professor pesquisador, capaz de realizar a interlocução entre teoria e prática, e o diálogo entre professora e alunos tornaram-se elementos determinantes para a estruturação do projeto curricular, buscando a abordagem de conceitos científicos ao mesmo tempo em que necessidades e interesses do grupo em estudo pudessem ser debatidos. A interação em sala de aula e as produções dos alunos, a partir das estratégias utilizadas, foram componentes de análise e discussão para direcionar o desenvolvimento da proposta, e modificaram o comportamento e os hábitos dos sujeitos envolvidos no processo.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000200012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000200012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132010000200012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.16 n.2 2010
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170956131270656