Análise comparativa do conteúdo Filo Mollusca em livro didático e apostilas do ensino médio de Cascavel, Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,Juliana Cristina dos
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Alves,Luis Francisco Angeli, Corrêa,João Jorge, Silva,Everton Ricardi Lozano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132007000300003
Resumo: O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise comparativa entre um livro didático de Biologia utilizado na terceira série do Ensino Médio, da rede estadual de ensino do município de Cascavel, PR, e apostilas utilizadas por duas escolas da rede privada. Após o levantamento e escolha, os materiais didáticos foram submetidos a uma análise geral em relação à capa, encadernação, espaçamento entre linhas, tamanho da letra, ilustrações, quadros e tabelas, e, também, a uma análise específica do conteúdo Filo Mollusca, considerando-se conceitos; sugestões de leituras complementares; erros ortográficos e conceituais; erros de impressão e revisão; ilustrações. Verificou-se que todos os materiais didáticos analisados apresentam falhas. No entanto, em umas das apostilas, foram encontradas mais falhas, pois além do seu conteúdo ser extremamente sucinto e não apresentar um planejamento em relação às atividades propostas, continha imagens incorretas e sem legendas auto-explicativas.
id UNESP-22_3c0686f9424531c5d409a432dae5b32e
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132007000300003
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Análise comparativa do conteúdo Filo Mollusca em livro didático e apostilas do ensino médio de Cascavel, ParanáMaterial didáticoFilo MolluscaQualidadeEnsino de zoologiaO objetivo deste trabalho foi realizar uma análise comparativa entre um livro didático de Biologia utilizado na terceira série do Ensino Médio, da rede estadual de ensino do município de Cascavel, PR, e apostilas utilizadas por duas escolas da rede privada. Após o levantamento e escolha, os materiais didáticos foram submetidos a uma análise geral em relação à capa, encadernação, espaçamento entre linhas, tamanho da letra, ilustrações, quadros e tabelas, e, também, a uma análise específica do conteúdo Filo Mollusca, considerando-se conceitos; sugestões de leituras complementares; erros ortográficos e conceituais; erros de impressão e revisão; ilustrações. Verificou-se que todos os materiais didáticos analisados apresentam falhas. No entanto, em umas das apostilas, foram encontradas mais falhas, pois além do seu conteúdo ser extremamente sucinto e não apresentar um planejamento em relação às atividades propostas, continha imagens incorretas e sem legendas auto-explicativas.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132007000300003Ciência & Educação (Bauru) v.13 n.3 2007reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132007000300003info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Juliana Cristina dosAlves,Luis Francisco AngeliCorrêa,João JorgeSilva,Everton Ricardi Lozanopor2008-01-22T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132007000300003Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:31.127750Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Análise comparativa do conteúdo Filo Mollusca em livro didático e apostilas do ensino médio de Cascavel, Paraná
title Análise comparativa do conteúdo Filo Mollusca em livro didático e apostilas do ensino médio de Cascavel, Paraná
spellingShingle Análise comparativa do conteúdo Filo Mollusca em livro didático e apostilas do ensino médio de Cascavel, Paraná
Santos,Juliana Cristina dos
Material didático
Filo Mollusca
Qualidade
Ensino de zoologia
title_short Análise comparativa do conteúdo Filo Mollusca em livro didático e apostilas do ensino médio de Cascavel, Paraná
title_full Análise comparativa do conteúdo Filo Mollusca em livro didático e apostilas do ensino médio de Cascavel, Paraná
title_fullStr Análise comparativa do conteúdo Filo Mollusca em livro didático e apostilas do ensino médio de Cascavel, Paraná
title_full_unstemmed Análise comparativa do conteúdo Filo Mollusca em livro didático e apostilas do ensino médio de Cascavel, Paraná
title_sort Análise comparativa do conteúdo Filo Mollusca em livro didático e apostilas do ensino médio de Cascavel, Paraná
author Santos,Juliana Cristina dos
author_facet Santos,Juliana Cristina dos
Alves,Luis Francisco Angeli
Corrêa,João Jorge
Silva,Everton Ricardi Lozano
author_role author
author2 Alves,Luis Francisco Angeli
Corrêa,João Jorge
Silva,Everton Ricardi Lozano
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos,Juliana Cristina dos
Alves,Luis Francisco Angeli
Corrêa,João Jorge
Silva,Everton Ricardi Lozano
dc.subject.por.fl_str_mv Material didático
Filo Mollusca
Qualidade
Ensino de zoologia
topic Material didático
Filo Mollusca
Qualidade
Ensino de zoologia
description O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise comparativa entre um livro didático de Biologia utilizado na terceira série do Ensino Médio, da rede estadual de ensino do município de Cascavel, PR, e apostilas utilizadas por duas escolas da rede privada. Após o levantamento e escolha, os materiais didáticos foram submetidos a uma análise geral em relação à capa, encadernação, espaçamento entre linhas, tamanho da letra, ilustrações, quadros e tabelas, e, também, a uma análise específica do conteúdo Filo Mollusca, considerando-se conceitos; sugestões de leituras complementares; erros ortográficos e conceituais; erros de impressão e revisão; ilustrações. Verificou-se que todos os materiais didáticos analisados apresentam falhas. No entanto, em umas das apostilas, foram encontradas mais falhas, pois além do seu conteúdo ser extremamente sucinto e não apresentar um planejamento em relação às atividades propostas, continha imagens incorretas e sem legendas auto-explicativas.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132007000300003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132007000300003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132007000300003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.13 n.3 2007
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170955648925696