Análise comparativa do conteúdo Filo Mollusca em livro didático e apostilas do ensino médio de Cascavel, Paraná
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132007000300003 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise comparativa entre um livro didático de Biologia utilizado na terceira série do Ensino Médio, da rede estadual de ensino do município de Cascavel, PR, e apostilas utilizadas por duas escolas da rede privada. Após o levantamento e escolha, os materiais didáticos foram submetidos a uma análise geral em relação à capa, encadernação, espaçamento entre linhas, tamanho da letra, ilustrações, quadros e tabelas, e, também, a uma análise específica do conteúdo Filo Mollusca, considerando-se conceitos; sugestões de leituras complementares; erros ortográficos e conceituais; erros de impressão e revisão; ilustrações. Verificou-se que todos os materiais didáticos analisados apresentam falhas. No entanto, em umas das apostilas, foram encontradas mais falhas, pois além do seu conteúdo ser extremamente sucinto e não apresentar um planejamento em relação às atividades propostas, continha imagens incorretas e sem legendas auto-explicativas. |
id |
UNESP-22_3c0686f9424531c5d409a432dae5b32e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132007000300003 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise comparativa do conteúdo Filo Mollusca em livro didático e apostilas do ensino médio de Cascavel, ParanáMaterial didáticoFilo MolluscaQualidadeEnsino de zoologiaO objetivo deste trabalho foi realizar uma análise comparativa entre um livro didático de Biologia utilizado na terceira série do Ensino Médio, da rede estadual de ensino do município de Cascavel, PR, e apostilas utilizadas por duas escolas da rede privada. Após o levantamento e escolha, os materiais didáticos foram submetidos a uma análise geral em relação à capa, encadernação, espaçamento entre linhas, tamanho da letra, ilustrações, quadros e tabelas, e, também, a uma análise específica do conteúdo Filo Mollusca, considerando-se conceitos; sugestões de leituras complementares; erros ortográficos e conceituais; erros de impressão e revisão; ilustrações. Verificou-se que todos os materiais didáticos analisados apresentam falhas. No entanto, em umas das apostilas, foram encontradas mais falhas, pois além do seu conteúdo ser extremamente sucinto e não apresentar um planejamento em relação às atividades propostas, continha imagens incorretas e sem legendas auto-explicativas.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132007000300003Ciência & Educação (Bauru) v.13 n.3 2007reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132007000300003info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Juliana Cristina dosAlves,Luis Francisco AngeliCorrêa,João JorgeSilva,Everton Ricardi Lozanopor2008-01-22T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132007000300003Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:31.127750Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise comparativa do conteúdo Filo Mollusca em livro didático e apostilas do ensino médio de Cascavel, Paraná |
title |
Análise comparativa do conteúdo Filo Mollusca em livro didático e apostilas do ensino médio de Cascavel, Paraná |
spellingShingle |
Análise comparativa do conteúdo Filo Mollusca em livro didático e apostilas do ensino médio de Cascavel, Paraná Santos,Juliana Cristina dos Material didático Filo Mollusca Qualidade Ensino de zoologia |
title_short |
Análise comparativa do conteúdo Filo Mollusca em livro didático e apostilas do ensino médio de Cascavel, Paraná |
title_full |
Análise comparativa do conteúdo Filo Mollusca em livro didático e apostilas do ensino médio de Cascavel, Paraná |
title_fullStr |
Análise comparativa do conteúdo Filo Mollusca em livro didático e apostilas do ensino médio de Cascavel, Paraná |
title_full_unstemmed |
Análise comparativa do conteúdo Filo Mollusca em livro didático e apostilas do ensino médio de Cascavel, Paraná |
title_sort |
Análise comparativa do conteúdo Filo Mollusca em livro didático e apostilas do ensino médio de Cascavel, Paraná |
author |
Santos,Juliana Cristina dos |
author_facet |
Santos,Juliana Cristina dos Alves,Luis Francisco Angeli Corrêa,João Jorge Silva,Everton Ricardi Lozano |
author_role |
author |
author2 |
Alves,Luis Francisco Angeli Corrêa,João Jorge Silva,Everton Ricardi Lozano |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos,Juliana Cristina dos Alves,Luis Francisco Angeli Corrêa,João Jorge Silva,Everton Ricardi Lozano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Material didático Filo Mollusca Qualidade Ensino de zoologia |
topic |
Material didático Filo Mollusca Qualidade Ensino de zoologia |
description |
O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise comparativa entre um livro didático de Biologia utilizado na terceira série do Ensino Médio, da rede estadual de ensino do município de Cascavel, PR, e apostilas utilizadas por duas escolas da rede privada. Após o levantamento e escolha, os materiais didáticos foram submetidos a uma análise geral em relação à capa, encadernação, espaçamento entre linhas, tamanho da letra, ilustrações, quadros e tabelas, e, também, a uma análise específica do conteúdo Filo Mollusca, considerando-se conceitos; sugestões de leituras complementares; erros ortográficos e conceituais; erros de impressão e revisão; ilustrações. Verificou-se que todos os materiais didáticos analisados apresentam falhas. No entanto, em umas das apostilas, foram encontradas mais falhas, pois além do seu conteúdo ser extremamente sucinto e não apresentar um planejamento em relação às atividades propostas, continha imagens incorretas e sem legendas auto-explicativas. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132007000300003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132007000300003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132007000300003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.13 n.3 2007 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170955648925696 |