Ciência e tecnologia: implicações sociais e o papel da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Angotti,José André Peres
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Auth,Milton Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132001000100002
Resumo: A crescente evolução e utilização de novas tecnologias vem acarretando profundas mudanças no meio ambiente e nas relações e nos modos de vida da população, colocando os indivíduos diante de novos desafios, cuja maioria a população não está preparada para enfrentar. Como possibilidade para melhor discernir situações deste tipo e atuar sobre elas, propomos desenvolver atividades didáticopedagógicas direcionadas para uma alfabetização científica e tecnológica, tendo como base aspectos históricos e epistemológicos e atentando para a questão das concepções, valores e atitudes dos indivíduos nas suas ações em sociedade. Estudos em curso sobre ciência, tecnologia e sociedade (CTS) e sobre a problemática ambiental serviram de apoio para a elaboração do presente trabalho.
id UNESP-22_3c6cebe7b3931f8de544ddc585a11aba
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132001000100002
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Ciência e tecnologia: implicações sociais e o papel da educaçãociência, tecnologia e sociedade (CTS)história e epistemologiainterdisciplinaridadeensino de ciênciasformação de professoresA crescente evolução e utilização de novas tecnologias vem acarretando profundas mudanças no meio ambiente e nas relações e nos modos de vida da população, colocando os indivíduos diante de novos desafios, cuja maioria a população não está preparada para enfrentar. Como possibilidade para melhor discernir situações deste tipo e atuar sobre elas, propomos desenvolver atividades didáticopedagógicas direcionadas para uma alfabetização científica e tecnológica, tendo como base aspectos históricos e epistemológicos e atentando para a questão das concepções, valores e atitudes dos indivíduos nas suas ações em sociedade. Estudos em curso sobre ciência, tecnologia e sociedade (CTS) e sobre a problemática ambiental serviram de apoio para a elaboração do presente trabalho.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2001-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132001000100002Ciência & Educação (Bauru) v.7 n.1 2001reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132001000100002info:eu-repo/semantics/openAccessAngotti,José André PeresAuth,Milton Antoniopor2012-02-06T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132001000100002Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:20.614132Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Ciência e tecnologia: implicações sociais e o papel da educação
title Ciência e tecnologia: implicações sociais e o papel da educação
spellingShingle Ciência e tecnologia: implicações sociais e o papel da educação
Angotti,José André Peres
ciência, tecnologia e sociedade (CTS)
história e epistemologia
interdisciplinaridade
ensino de ciências
formação de professores
title_short Ciência e tecnologia: implicações sociais e o papel da educação
title_full Ciência e tecnologia: implicações sociais e o papel da educação
title_fullStr Ciência e tecnologia: implicações sociais e o papel da educação
title_full_unstemmed Ciência e tecnologia: implicações sociais e o papel da educação
title_sort Ciência e tecnologia: implicações sociais e o papel da educação
author Angotti,José André Peres
author_facet Angotti,José André Peres
Auth,Milton Antonio
author_role author
author2 Auth,Milton Antonio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Angotti,José André Peres
Auth,Milton Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv ciência, tecnologia e sociedade (CTS)
história e epistemologia
interdisciplinaridade
ensino de ciências
formação de professores
topic ciência, tecnologia e sociedade (CTS)
história e epistemologia
interdisciplinaridade
ensino de ciências
formação de professores
description A crescente evolução e utilização de novas tecnologias vem acarretando profundas mudanças no meio ambiente e nas relações e nos modos de vida da população, colocando os indivíduos diante de novos desafios, cuja maioria a população não está preparada para enfrentar. Como possibilidade para melhor discernir situações deste tipo e atuar sobre elas, propomos desenvolver atividades didáticopedagógicas direcionadas para uma alfabetização científica e tecnológica, tendo como base aspectos históricos e epistemológicos e atentando para a questão das concepções, valores e atitudes dos indivíduos nas suas ações em sociedade. Estudos em curso sobre ciência, tecnologia e sociedade (CTS) e sobre a problemática ambiental serviram de apoio para a elaboração do presente trabalho.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132001000100002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132001000100002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132001000100002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.7 n.1 2001
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170954889756672