Microbiologia na revista Ciência Hoje das Crianças: análise de textos de divulgação científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fraga,Fernando Bueno Ferreira Fonseca de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Rosa,Russel Teresinha Dutra da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000100013
Resumo: Este artigo investiga textos de divulgação científica (TDC), publicados na revista Ciência Hoje das Crianças, relacionados à microbiologia. As crianças, embora entrem em contato com microrganismos, não têm a oportunidade de observá-los diretamente, fator relevante na seleção dos textos para análise. O material foi analisado conforme as características do discurso de divulgação científica, descritas na literatura para textos voltados para adultos. Os resultados evidenciaram que esses elementos também ocorrem nos textos para o público infantil, corroborando a ideia de que a divulgação científica produz um discurso próprio, não se tratando de mera simplificação do científico. Os textos têm como marcas distintivas: o apelo à leitura feito mediante o uso de imagens, a informalidade da linguagem, e tentativas de aproximação do cotidiano das crianças, conforme pressupostas pelos autores dos artigos. Observou-se, também, que os textos versam de maneira atualizada e interdisciplinar sobre a microbiologia, oferecendo possibilidade de aplicação em aulas de ciências.
id UNESP-22_3d049afaa4dbe63292bd9fa791c94067
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132015000100013
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Microbiologia na revista Ciência Hoje das Crianças: análise de textos de divulgação científicaDivulgação científicaCiência Hoje das CriançasRevistaMicrobiologiaEste artigo investiga textos de divulgação científica (TDC), publicados na revista Ciência Hoje das Crianças, relacionados à microbiologia. As crianças, embora entrem em contato com microrganismos, não têm a oportunidade de observá-los diretamente, fator relevante na seleção dos textos para análise. O material foi analisado conforme as características do discurso de divulgação científica, descritas na literatura para textos voltados para adultos. Os resultados evidenciaram que esses elementos também ocorrem nos textos para o público infantil, corroborando a ideia de que a divulgação científica produz um discurso próprio, não se tratando de mera simplificação do científico. Os textos têm como marcas distintivas: o apelo à leitura feito mediante o uso de imagens, a informalidade da linguagem, e tentativas de aproximação do cotidiano das crianças, conforme pressupostas pelos autores dos artigos. Observou-se, também, que os textos versam de maneira atualizada e interdisciplinar sobre a microbiologia, oferecendo possibilidade de aplicação em aulas de ciências.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2015-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000100013Ciência & Educação (Bauru) v.21 n.1 2015reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320150010013info:eu-repo/semantics/openAccessFraga,Fernando Bueno Ferreira Fonseca deRosa,Russel Teresinha Dutra dapor2015-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132015000100013Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:54.572066Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Microbiologia na revista Ciência Hoje das Crianças: análise de textos de divulgação científica
title Microbiologia na revista Ciência Hoje das Crianças: análise de textos de divulgação científica
spellingShingle Microbiologia na revista Ciência Hoje das Crianças: análise de textos de divulgação científica
Fraga,Fernando Bueno Ferreira Fonseca de
Divulgação científica
Ciência Hoje das Crianças
Revista
Microbiologia
title_short Microbiologia na revista Ciência Hoje das Crianças: análise de textos de divulgação científica
title_full Microbiologia na revista Ciência Hoje das Crianças: análise de textos de divulgação científica
title_fullStr Microbiologia na revista Ciência Hoje das Crianças: análise de textos de divulgação científica
title_full_unstemmed Microbiologia na revista Ciência Hoje das Crianças: análise de textos de divulgação científica
title_sort Microbiologia na revista Ciência Hoje das Crianças: análise de textos de divulgação científica
author Fraga,Fernando Bueno Ferreira Fonseca de
author_facet Fraga,Fernando Bueno Ferreira Fonseca de
Rosa,Russel Teresinha Dutra da
author_role author
author2 Rosa,Russel Teresinha Dutra da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fraga,Fernando Bueno Ferreira Fonseca de
Rosa,Russel Teresinha Dutra da
dc.subject.por.fl_str_mv Divulgação científica
Ciência Hoje das Crianças
Revista
Microbiologia
topic Divulgação científica
Ciência Hoje das Crianças
Revista
Microbiologia
description Este artigo investiga textos de divulgação científica (TDC), publicados na revista Ciência Hoje das Crianças, relacionados à microbiologia. As crianças, embora entrem em contato com microrganismos, não têm a oportunidade de observá-los diretamente, fator relevante na seleção dos textos para análise. O material foi analisado conforme as características do discurso de divulgação científica, descritas na literatura para textos voltados para adultos. Os resultados evidenciaram que esses elementos também ocorrem nos textos para o público infantil, corroborando a ideia de que a divulgação científica produz um discurso próprio, não se tratando de mera simplificação do científico. Os textos têm como marcas distintivas: o apelo à leitura feito mediante o uso de imagens, a informalidade da linguagem, e tentativas de aproximação do cotidiano das crianças, conforme pressupostas pelos autores dos artigos. Observou-se, também, que os textos versam de maneira atualizada e interdisciplinar sobre a microbiologia, oferecendo possibilidade de aplicação em aulas de ciências.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000100013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000100013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320150010013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.21 n.1 2015
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170957236469760